Paz e Graça!
Quem nunca se perguntou devo ou não devo ter Facebook?
Você poderia pensar em não ter, mas um jovem em plena era da informação sem Facebook? Ah não!
Como nós, você já deve ter desejado ouvir alguém ditando dicas ou até mesmo discutindo esse tema na Igreja, mas tristemente descobriu que não há quase nenhum estudo para jovens nem mesmo na internet. Foi assim que iniciamos um estudo sobre Facebook.
O mais interessante é que percebemos uma coisa: sempre existe os dois lados da moeda, o bom e o ruim. Muitas pessoas utilizam-se dessa ferramenta como escape para os problemas da vida, quando a Bíblia nos ensina que o Senhor é o nosso refúgio (Sl 91.2).
Alguns postam fotos para autopromoção, transmitindo uma falsa imagem daquilo que não são. Você já deve ter visto alguém que pessoalmente é tímido e introvertido, e em suas fotos transmite uma ideia de alguém descolado ou até mesmo esboça posses insinuantes. A palavra de Deus é clara ao declarar que o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração (1 Sm 16.7). Então, não se engane com o que você vê, hein irmão!
Você já deve ter percebido que alguns de seus considerados “amigos” são apenas virtuais. Estamos carentes de amigos verdadeiros, aqueles que podemos tocar. A palavra de Deus confirma que um dos males dos últimos dias seria a falta de afeto natural (2 Tm 3.3). E quantas pessoas iniciam uma conversa com segundas intenções? E por sinal, más intenções.
Então, confia em Deus e não seja confundido (Sl 71.1). Lembre-se, amigos de verdade são aqueles que nós amamos em todo o tempo, e na hora da angústia ele se torna um irmão (Pv 17:17).
E não perca todo seu tempo acessando o seu Facebook. Não seja mais amigo dos deleites do que amigos de Deus (2 Tm 3.4). Ele deseja um relacionamento profundo com você e esse relacionamento exige tempo e entrega total. Deixe de lado todo o impedimento! (Hebreus 12.1).
Percebemos também que muitas pessoas abrem mão de passar seu tempo em família para passar horas em seu computador ou até mesmo em seu celular, quando temos que proclamar o nome do Senhor em nossa casa, ensinando nossos filhos (os que são pais) para que essa memória seja passada de geração em geração (Sl 135.13).
Diante de tanta tecnologia os jovens encontram-se desconcentrados e distraídos até mesmo na Igreja, durante o culto ficam acessando seus “faces”. Então, quando o inimigo sinalizar uma nova “atualização” lembre-se dessa palavra..” Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra” (2 Tm 2.4).
Tema ao Senhor, esse temor conduz à vida; aquele que o tem ficará satisfeito e mal nenhum o visitará. (Provérbios 19.23). Entenda também que reservar a vida de nossos irmãos através de nossas postagens é de extrema importância; não se porte como louco e sim como sábio (Efésios 5.15). Preserve o seu irmão, não fale o que não deve (Pv 11.13). Não revele os segredos dele, nem todo mundo consegue guardar segredos (Sl 25.9-10). Pense antes de postar alguma coisa, o sábio pensa (Pv 16.23).
No site existe a página da bíblia sagrada, Uhuuuuul!. Mais de 1 milhão de pessoas já clicaram no “curtir” a Bíblia. Isso é um fato animador diante da estatística de que apenas 20% dos cristãos leem a Bíblia. Então irmão, aproveite, medite nela de noite e de dia (Sl 1.2).
Uma dica: poste imagens e frases que proclamem o reino de Deus. Cumpra o ide sem sair de casa (Marcos 16.15). E quando te perguntarem quem é esse Jesus de quem você tanto fala no “face”, esteja pronto pra responder (1 Pedro 3.15).
Lembre-se que o mundo espera de nós um comportamento digno de um verdadeiro cristão: “sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo” (Fl 2.15).
Então, em todo tempo “on” ou “off” segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão (1 Tm 6.11). Deus quer que você pense em…“ tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.’’ (Fp 4:8).
Que seu tempo, seu maior tesouro, esteja no Senhor, para que seu coração também esteja (Lc 12.34). E que todo seu coração esteja no Senhor nosso Deus, para andardes nos Seus estatutos, e guardardes os Seus mandamentos (1 Rs 8:61).
Autores: Anny, Bruno, Cássia, Divina, Ivan, Gezarelli, Lilian, Luiz e Meirielen e Willian.