Onde está agora o Senhor, Deus de Elias?

0
por Renato Pastene

(Este é originalmente um capítulo do livro Geração Elias e o Espírito Profético)

“Tomou o manto que Elias lhe deixara cair, feriu as águas e disse: Onde está o Senhor, Deus de Elias?”

2 Reis 2.14

Elias não estava mais ali. Porém, para Eliseu, a questão principal não era essa. O que mais importava para Eliseu não era onde Elias estava, e sim onde estava o Deus de Elias. Isto é excelente. O Senhor deseja pessoas cujo interesse maior está em saber onde Ele está.


Honrar os pais espirituais é conhecer e amar o Deus que eles serviram. É encontrar intimidade com a Fonte que eles conheceram e prosseguir ousadamente na caminhada que eles iniciaram. Os filhos espirituais de Elias precisam ir até o Deus de Elias. Precisam almejar conhecer este Deus profunda e pessoalmente. Ele é a Fonte do Espírito Profético que repousou sobre Elias.

Eliseu sabia que poderia prosseguir sem Elias, mas não sem o Deus de Elias. Ele sabia como era andar ao lado de um homem que andava com Deus, agora precisaria acelerar o passo para acompanhar o próprio Senhor.

É interessante que Eliseu desejou saber “Onde está o Senhor”. Ele não procurou apenas saber onde o Senhor estava geralmente, e sim onde Ele estava exatamente naquele momento. Como ensina Rick Joyner 1, para andar com Deus é necessário segui-Lo no momento presente – não apenas andar nos caminhos que o Senhor andou, mas andar “agora” com Deus.

Quando o Senhor Jesus convidou Mateus para andar com Ele, Mateus precisou abandonar imediatamente o que estava fazendo e seguir a Jesus. Quando o Senhor o chamou, Mateus “se levantou e o seguiu” 2. Ele e os outros discípulos tornaram-se amigos do Senhor porque O acompanharam onde Ele estava. A amizade com Deus é adquirida quando andamos com Ele.

Jesus falou aos discípulos: “tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer” 3. Aqueles amigos de Jesus ouviram os segredos do Pai porque andaram com o Senhor. Aqueles que andarem com Deus saberão o que Ele está fazendo e ouvirão o que Ele está falando.

Conforme ouvirmos as palavras do Senhor, profetizaremos. O profeta Amós indaga: “Rugiu o leão, quem não temerá? Falou o Senhor Deus, quem não profetizará?” 4. A palavra do Senhor sairá de nossa boca como o rugido de um leão, pois Aquele que é o Leão de Judá falará conosco intima e soberanamente.

Assim será a Geração Elias. Composta de amigos do Senhor, pessoas que andam com Ele, O conhecem e profetizam.

Autoridade ao se andar com Deus

Quando os filhos dos profetas viram que o Deus de Elias estava com Eliseu, eles “vieram-lhe ao encontro, e se prostraram diante dele em terra” 5. Aqueles homens estavam decididos a seguir a pessoa que portasse o Espírito Profético.

Ao contrário do que muitos pensam, estes grupos de profetas eram formados por homens experimentados em revelações espirituais. O discernimento profético deles era tão aguçado que quando Eliseu seguiu Elias em sua última jornada, ao passarem por Betel e Jericó, as escolas de profetas de tais cidades já sabiam (por revelação) que Elias seria levado naquele mesmo dia por meio de um arrebatamento 6. Dificilmente uma pessoa ousaria dizer que determinada pessoa seria arrebatada, sem que fosse experimentado em revelações e discernimento espiritual, quanto mais dizer o dia exato deste arrebatamento.

Estes homens proféticos sabiam que aquele que recebesse o Espírito Profético estaria recebendo autoridade. Eles não demoraram para reconhecer esta autoridade em Eliseu. Da mesma maneira, aqueles que receberem o Espírito Profético de Elias receberão autoridade do Senhor. É autoridade para mover nos Céus e na Terra!

Os filhos espirituais de Elias crescerão em autoridade à medida que andarem com o Senhor. Todos que aprenderem a penetrar a Presença do Senhor e andar com Ele receberão autoridade espiritual da parte de Deus. Porém é necessário aprender a permanecer Nele por meio do amor e da humildade, para que esta autoridade não se torne maléfica.

Pessoas que recebem autoridade podem tirar sua atenção do Senhor e olhar para a possibilidade de se promoverem por meio da autoridade recebida. Tais pessoas correm o risco de tornarem-se controladoras e orgulhosas, produzindo mais divisão, discórdia e carnalidade do que o bem.

É por essa razão que todos que são chamados a receber autoridade precisam do quebrantamento e treinamento do Senhor. O rei Davi é um exemplo claro. Antes de assumir o reino sobre a tribo de Judá e posteriormente sobre Israel e Judá7, ele foi duramente treinado pelo Rei dos reis. Por meio de perseguições, rejeição, solidão e tristeza, foi preparado para a autoridade tão sublime que recebeu. Ainda assim pecou e liberou um grande mal, contudo o bem que produziu prevaleceu.

É pela graça do Senhor que se recebe o Espírito Profético, e o Senhor confiará tal graça aos humildes. Conforme Tiago afirma: “Deus resiste aos soberbos, masgraça aos humildes” 8. Andar com Deus fica impossível aos soberbos, portanto a Geração Elias será chamada por Deus para a preparação no deserto. É no lugar difícil e solitário que serão preparados.

O deserto é o lugar certo para o fortalecimento espiritual. A Bíblia diz que João Batista “crescia e se fortalecia em espírito. E viveu nos desertos até ao dia em que havia de manifestar-se a Israel” 9. Era ali sozinho, no calor do deserto, em meio aos perigos, que João tornou-se um poderoso profeta no espírito de Elias. Assim será também com todos que forem chamados a receberem o Espírito Profético de Elias!

1 Rick Joyner – fundador e presidente do ministério profético MorningStar na Carolina do Norte – EUA.

2 Mateus 9.9

3 João 15.15

4 Amós 3.8

5 2 Reis 2.15

6 2 Reis 2.3,5

7 2 Samuel 5.3-5

8 Tiago 4.6 – Provérbios 3.34

9 Lucas 1.80

OBS: Este estudo é um trecho do capítulo 3 do livro Geração Elias e o Espírito Profético. Se você deseja receber o livro gratuitamente, em PDF , envie um e-mail para ‘torredevigia@live.com’.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA