Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito. (Romanos 8:4)
Se lermos um pouco antes desse versículo, podemos ver que está escrito: “Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte. Porquanto o que era impossível à lei, visto que se achava fraca pela carne, Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança da carne do pecado, e por causa do pecado, na carne condenou o pecado.” (Romanos 8:1-3)
Isso nos mostra que Deus enviou o seu próprio Filho para morrer por nós, por causa dos nossos pecados e com o seu sangue fomos purificados. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16)
Porque tudo isso foi feito ? o foco principal é que Deus nos ama de uma forma incondicionalmente e incalculavelmente, é infinito esse amor e sem ao menos percebermos, é esse amor que nos sustenta dia após dia. Porém, muitos hoje não querem viver para Deus da maneira que deveria ou não querem saber de Deus por n motivos.
Mas o que nós estamos vendo em Romanos 8:4 é que está escrito, que fomos feitos para viver segundo o Espírito e não segundo a carne. Quais são os frutos do Espírito ? Bondade, longanimidade, paz, amor e tudo mais, e os frutos da carne ? Idolatria, tristeza e etc (Gálatas 5).
Sabe aquela hora que vem uma tristeza do nada ? então, é obra da carne, o que você deve fazer na hora que isso vier a ti ? repreender em nome de Jesus, porque certamente não é algo que provém de Deus. “Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, o qual não traz pesar; mas a tristeza do mundo opera a morte.” (2 Coríntios 7:10)
Pois os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. (Romanos 8:5)
Se você vive mesmo para Deus, as coisas do mundo não vai te afetar mais, porque sua vida só vai se inclinar para as coisas que o Espírito produz em nós. “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé no filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.” (Gálatas 2:20) Se você fizer algo que alimente a sua carne, significa que estás vivendo pela carne, porque o Espírito não alimentaria a sua carne e sim a si mesmo.
Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. (Romanos 8:6)
Podemos ver que aqueles que vivem pela carne, fazendo tais coisas do tipo: fumam, bebem, se prostituem entre outros atos, vivem uma vida infeliz, uma felicidade momentânea, um vazio, e o que isso significa ? um espírito de morte, pois mais da metade dessas pessoas já sentiram vontade de se matar. Agora aqueles que vivem pelo Espírito, fazendo coisas que são do agrado de Deus, sempre são felizes, sorridentes, porque a alegria que Deus dá é mil vezes melhor.
Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o pode ser; e os que estão na carne não podem agradar a Deus. (Romanos 8:7-8)
Quem vive na carne, não é reconhecido por Deus, não pode chamá-lo de um amigo íntimo pois certamente e obviamente tal pessoa não busca à Deus. Vivendo dessa maneira não tem como agradar à Deus.
Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. (Romanos 8:9)
Mas com quem segue Cristo é diferente, não vive pela carne e sim pelo Espírito de Deus, ”E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo Jesus há de vivificar também os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.” (Romanos 8:11). Quem vive nEle é forte, quem anda com Deus tem autoridade, tem uma verdadeira vida, tem problemas ? sim sim, lógico que tem, mas Deus dá esperança e perseverança para continuar e lutar.
Mas a mensagem que finalmente temos que ter em nossos corações, é que devemos fazer tudo aquilo que Jesus faria, pois só assim, somos capazes de alcançar a vontade do Pai, agradar o seu coração e além de tudo, essa vida nos caminhos que Deus trilha para nós, nos deixa melhores, limpos de qualquer opressão do inimigo, nos dá uma liberdade, e só assim, sentimos o gosto da vida de Deus, que é perfeita para com cada um de nós.