Jugo Suave e Fardo Leve

0

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.
Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma.
Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.” (Mt 11.28-30)

O desejo permanente do coração de nosso Senhor Jesus Cristo é o de dar alívio aos que se sentem oprimidos, atribulados, aflitos, agitados, desesperançados, e vencidos pelas cargas que a vida lhes impõe. Tudo isto se reflete em mentes e corações perturbados, que facilmente são vencidos por tristezas, irritações, abatimentos e angústias.

O fardo do cumprimento de obrigações religiosas impostas pela tradição dos homens, tal como a dos fariseus, somente servirá para agravar ainda mais a nossa condição de falta de paz e alegria. Somente nosso Senhor mesmo, a Sua pessoa amada e divina, poderá nos dar o alívio permanente tão necessário para tocarmos as nossas vidas, quer no enfrentamento de dificuldades financeiras, sentimentais, emocionais e de qualquer outra natureza, especialmente no que toca ao modo do nosso relacionamento com pessoas que nos ferem e magoam, e ao passar por enfermidades graves.

Somos convocados pelo Senhor a aprendermos da Sua própria mansidão, que consiste principalmente na perfeita submissão à vontade de Deus Pai, e também a aprendermos da sua humildade de coração.E isto conseguiremos por carregarmos o jugo suave e o fardo leve que o Senhor nos chama a tomar, para acharmos descanso e paz para a nossa alma.

O jugo do Senhor, que consiste na obediência à Sua vontade, não nos oprime a cerviz, porque é suave, e portanto, diferente daquele que é colocado sobre os animais de carga, para que sejam conduzidos segundo a vontade dos seus donos. O fardo do Senhor é leve, e não é pesado como o dos deveres religiosos impostos pela mera tradição de homens, tal como faziam os fariseus.

Seus mandamentos não são penosos, conforme afirma o apóstolo João, que por experiência própria os havia praticado conforme era capacitado para tal pelo poder da graça do Senhor. Não olhe portanto para os seus muitos problemas, mas olhe somente para o Senhor. Submeta-se a Ele. Ame e pratique a Sua Palavra, e você testemunhará que há somente descanso e paz para o nosso coração e para a nossa alma, no próprio Jesus.

Pr Silvio Dutra


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here