“Isto farei para reconquistar o coração da nação de Israel que me abandonou em troca de seus ídolos”.
Quando lemos Ezequiel 14: 4-5, chegamos à conclusão, que podemos sim, erguer “ídolos” em nossos corações. A maioria dos dicionários define o verbo “idolatrar” como “cultuar” (divindade); “ídolo” (imagem ou objeto de adoração ou culto prestado ao que não é Deus).
Afinal, quem ou o que, tem ocupado o lugar de Deus em nossos corações? Sutilmente muitas coisas vem ocupando o lugar de Deus em nossas vidas.
Nos dias de hoje, muitas coisas tem entretido o coração de muitos cristãos, muitas coisas tem roubado o lugar de Deus na vida de muitos. Vamos à alguns exemplos:
FUTEBOL – Quantas vezes chegamos atrasados no culto de domingo, ou até mesmo nem vamos ao culto, porque o “time do coração” está jogando a decisão, trocamos o culto ao Senhor pelo “ídolo” do coração.
INTERNET – Essa então… Tem sido um dos instrumentos que mais tem ROUBADO o lugar de Deus nos corações, principalmente através das redes sociais, e tem atingido principalmente a juventude cristã mundo afora. Basta observar os cultos durante a semana, onde aqueles que não trabalham ou estudam, estão clicados no facebook, tweet etc, enfim, atingindo também os cristãos mais maduros, ou seja, não há vida com Deus. Obs.: (Todos nós podemos acessar Internet, redes sociais etc, o que não pode é interferir em nossa comunhão com Deus).
NOVELAS – Na mesma linha do futebol e Internet, muitos crentes, inclusive homens, chegam atrasados na igreja, porque não querem perder aquele capítulo sensacional, ou até mesmo, nem vão ao culto. É o “ídolo” ocupando o lugar de Deus.
É isso que o livro do profeta Ezequiel nos chama à atenção. O próprio Deus reivindica o seu lugar no coração dos israelitas que haviam erguido ídolos em seus corações, e poderiam sofrer punições em face de seus pecados de idolatria, (Ez. 14: 4-8; e 23: 30,49).
Jesus disse em Apoc. 3: 20. “Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo”. Muitas vezes Deus quer falar conosco, mas aí, encontra o nosso coração ocupado com “outras coisas” no lugar de Deus . Quem não se lembra de Marta, quando certa vez Jesus entrou numa aldeia e foi recebido por ela em sua casa? E ela tinha uma irmã chamada Maria, Lc. 10: 38-42, e esta ficou ali aos pés de Jesus ouvindo o que o Senhor falava atentamente, enquanto Marta, ficara preocupada com os afazeres da casa. Se olharmos na perspectiva humana, Marta não estava de tudo errada, provavelmente, preocupada em oferecer um jantar ao Senhor, mas Jesus diz, que Maria escolheu a boa PARTE, porque? A questão aqui é a ESCOLHA, o que escolhemos em detrimento da comunhão com Deus? E Maria, escolheu estar junto ao Senhor. Há um cântico que diz: “O melhor lugar do mundo é aos pés do Salvador”.
Deus, o nosso Deus é zeloso, tem ciúmes do seu povo. Ele não quer o nosso coração dividido, Ele tem ciúmes de nós. Assim, Deus espera de nós arrependimento e abandono dos “ídolos” do coração, e dediquemos a Ele todo o tempo necessário, para a oração e leitura da palavra, Ez 14: 6; Mt 6: 33.
Pb. Luiz Cláudio Castro