“E, tendo-o achado, o levou para Antioquia. E durante um ano inteiro reuniram-se naquela igreja e instruíram muita gente; e em Antioquia os discípulos pela primeira vez foram chamados de cristãos”. (Atos 11:26).
A igreja primitiva era uma igreja de discípulos. E esta igreja nos trás um exemplo de como conquistar. Nosso papel é ensinar a guardar os mandamentos de Cristo. Enquanto a igreja não guardar estes mandamentos ela terá problemas.
É preciso a igreja voltar ao início de tudo, resgatar o mover do Espírito. Tudo que aconteceu na igreja primitiva deve fazer parte da igreja atual.
Discípulos são pessoas comprometidas com o Reino e que tem aliança com o Senhor.
Este texto de Atos nos trás a realidade de uma igreja discipular, “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra”, (Atos 1: 8), observe bem, “ser Suas testemunhas”, e isso só é possível quando somos discípulos.
Ser cristão não é freqüentar uma igreja qualquer, ouvir e estar em uma igreja, hoje está aqui, amanhã está lá… O cristão não é aquele que quer estar satisfeito com o que ouve, ele quer sugar o que pode.
Mas aí está o problema, pois está se alimentando, (“está gordo”), mas não está gastando esse alimento, (energia).
Porém nem toda igreja é uma igreja de discípulos.
O discípulo do Senhor é sobrenatural, ele não vive do dia-a-dia, mas vive do Espírito Santo. E vivendo do Espírito Santo,
ele procura estar unido com os irmãos, tendo tudo em comum, “E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum”, (Atos 2:44), e ele gosta de estar com os outros, o cristão quer atenção, já o discípulo dá atenção.
Ser discípulo é seguir o mestre, é saber de fato quem é Jesus.
Discípulo é ser aprendiz, aquele que segue os ensinamentos de um mestre.
Todo discípulo é…:
Chamado:
É ser chamado para estar com Ele. Jesus só tem discípulos chegados. E somos chamados a caminhar com Ele. Ele não ensina à distância. E em Seus ensinamentos há descanso.
Jesus não perdeu tempo em chamar os seus discípulos e isto é uma dica importante para nós. E o caminho desse chamado começa no monte da Oração. “E aconteceu que naqueles dias subiu ao monte a orar, e passou a noite em oração a Deus. E, quando já era dia, chamou a si os seus discípulos, e escolheu doze deles, a quem também deu o nome de apóstolos: Simão, ao qual também chamou Pedro, e André, seu irmão; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelote; e Judas, irmão de Tiago, e Judas Iscariotes, que foi o traidor”, (Lucas 6:12-16). Jesus orou, e depois chamou os doze.
Discipulado é proximidade, é relacionamento íntimo, é comprometimento. Seguir significa prontidão, é estar pronto a seguir.
Feito:
Discípulo é feito, não é “pego” pronto. Discípulo não se encontra pronto, é feito. Quando estamos dispostos a sujeição, aí vemos as coisas acontecerem. Servir é mais que obediência.
E o discípulo só sabe fazer porque foi “feito” para fazer.
O discípulo nasce pela oração. Sem oração não acontece o chamado verdadeiro.
Ser discípulo é ser chamado e designado.
Discípulo chamado e escolhido tem um propósito. E a “Coroa da Vida é para aqueles que investem no reino”, não só financeiramente.
O discípulo que permanece é aquele que é “feito”. “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém”, (Mateus 28:19-20).
Deus nos confiará pessoas para cuidar.
Você é um discípulo, e está pronto para fazer discípulos parecidos com Jesus?
Que Deus te abençoe e te faça a cada dia um discípulo parecido com Jesus.
Pastor Wanderley
Ministério Celular Famílias com Cristo