Apocalipse 2:1-6
Escreve ao anjo da igreja que está em Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro: Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos
E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste. Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.
Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.
Tens, porém, isto: que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio.
Pensamento: A Igreja de Éfeso era muito parecida com as Igrejas Históricas de hoje. Existiam naquela época falsos apóstolos como existem hoje (centenas deles). Eles tinham uma boa doutrina e não suportavam a doutrina ou obras dos nicolaítas, que vem de niké = vitória e laos = massa, multidão, povo. Ou seja, vitória sobre o povo. Um tipo de doutrina que colocava a liderança acima do povo e colocava o cristão como melhor do que os não-cristãos. O que parece muito com algumas doutrinas de hoje dos chamados “Ungidos do Senhor” e de vitória, prosperidade, ser cabeça e não cauda.
Enfim, tudo isso Éfeso tinha a seu favor. Eles eram “bons” cristãos. Faziam caridade, ação social, odiavam a “Teologia da Prosperidade”, dizia que alguns falsos “apóstolos” eram mentirosos, porém isso não bastava.
Isso te lembra alguém?
O Senhor te diz: “Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.”
Estar no primeiro amor não é coisa de novo-convertido como muitos pensam. Primeiro amor é para TODO cristão. Se não estou no primeiro amor, estou distante de Deus, por melhor que seja minha teologia e conhecimento das escrituras.
Como voltar? Relembre-se de quando você perdeu o primeiro amor. Abandone o pecado que te afastou (seja qual for – cobiça, vaidade, mágoa, etc) e volte à prática das primeiras obras (obrigue-se a ler a bíblia e a orar todos os dias). Tenha um tempo devocional com Deus, onde quer que seja.
Ore: Senhor Deus, reconheço que tenho andado longe de Ti. Meu coração tem se perdido nas muitas letras, a vaidade de minha alma tem me levado para longe de Ti. Reconheço que preciso praticar o evangelho que conheço e caminhar como Jesus. Quero voltar ao primeiro amor. Perdoe meus pecados, limpa o meu coração e dá-me uma nova história. Em nome de Jesus, Amém.