O Espírito Santo, opera principalmente na regeneração, renovação e a consolação.
Destes, falaremos agora apenas da renovação que tanto quanto a regeneração é também instantânea.
Há grande importância em sabermos isto, para que oremos do modo conveniente, especialmente por crentes que esfriaram na fé. Com a plena convicção de que eles poderão ser cheios do Espírito no momento em que forem movidos por Ele para recepcionarem a Sua santa presença.
Quando não éramos crentes, inimigos de Deus por conta de nossa natureza decaída no pecado, e nos convertemos a Cristo, o Espírito Santo veio sobre nós, e num lapso de tempo menor do que o de um piscar de olhos nos encheu com a vida do céu, operando grande transformação em nosso interior.
Se Ele pôde fazer isto de modo sobrenatural quando éramos ímpios, quanto mais pode fazê-lo depois de termos sido tornados filhos de Deus!Este renovo, este reavivamento espiritual nos é dado num só instante.
Não é algo que será obtido aos poucos, depois de termos cumprido uma série de exigências ou deveres. Nos vem com o ato do arrependimento, da contrição e da fé em Jesus Cristo. Tal como sucedera na nossa conversão inicial. Então, não é de nenhum proveito, que pastores e líderes neguem ao povo do Senhor esta bênção, por julgarem tanto quanto Moisés no passado nas águas de Meribá, que Deus não lhes dará a água viva do Espírito, por causa da sua rebeldia.
Ele é poderoso para nos curar de nossas rebeliões eventuais, dos nossos desvios de fé, de nossas quedas, desde que nos voltemos para Ele em arrependimento, tal como fizera o filho pródigo da parábola.
E o fará, pelo renovo do Espírito Santo, que encherá de novo os nossos corações. Aproximemo-nos com sincero coração, com uma consciência pura, lavada pelo sangue de Jesus, do trono da graça, para acharmos socorro em ocasião oportuna, certos de que Deus não negará o Espírito Santo a tantos quantos lho pedirem.
Pr Silvio Dutra