Os nomes de Jesus em Isaías

0
100

“(9) PELO QUE TAMBÉM DEUS O EXALTOU SOBERANAMENTE E LHE DEU UM NOME QUE É SOBRE TODO O NOME, (10) PARA QUE AO NOME DE JESUS SE DOBRE TODO JOELHO DOS QUE ESTÃO NOS CÉUS, E NA TERRA, E DEBAIXO DA TERRA, (11) E TODA LÍNGUA CONFESSE QUE JESUS CRISTO É O SENHOR, PARA GLÓRIA DE DEUS PAI. Filipenses 2. 9 a 11” (arc)

EMANUEL = DEUS CONOSCO
Portanto, o mesmo Senhor vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome EMANUEL. Isaías 7.14 (arc)

Em meio à profecia de Isaías, o Espírito anuncia uma esperança futura. Não importa o que houver, os fiéis de Deus não precisavam ter medo, porque EMANUEL (“Deus é conosco”, cf. Is. 8.10) era a proteção de todos os que nEle confiassem. “EMANUEL”, portanto, é a garantia permanente do povo de Deus no decurso da história – passada, presente e futura (Mt.1.23). (bep)
ESTOU CONVOSCO: Na pessoa do Espírito Santo (João 14.16,26) Através da sua Palavra (João 14.23).

“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será MARAVILHOSO, CONSELHEIRO, DEUS FORTE, PAI DA ETERNIDADE, PRÍNCIPE DA PAZ”. Isaías 9.6 (arc)

MARAVILHOSO
E estes sinais seguirão aos que crerem: em meu nome, expulsarão demônios; falarão novas línguas; – pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão. Mc.16.17, 18(arc).

O próprio messias em si seria uma maravilha sobrenatural. A palavra hebraica, aqui, para “Maravilhoso” é “pele”, a qual é usada exclusivamente a respeito de Deus, e nunca a respeito de seres humanos ou de obras humanas (cf.28.29). O Messias demonstraria o seu caráter através das suas obras e milagres. (bep)

CONSELHEIRO
Também os teus testemunhos são o meu prazer e os meus CONSELHEIROS. Salmos 119.24 (arc)

O Messias seria a personificação da perfeita sabedoria e teria as palavras da vida eterna. Como CONSELHEIRO, Ele revelaria o plano perfeito da salvação (cf. cap.11). (arc)

DEUS FORTE (PODEROSO)
Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar e apresentar-vos irrepreensíveis, com alegria, perante a sua glória, Judas 24 (arc)

No Messias, toda a plenitude da deidade existiria em forma corpórea (bep)

PAI DA ETERNIDADE
Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, sim, de eternidade a eternidade, tu és Deus. Salmos 90.2(arc)

Ele não somente viria a fim de revelar o Pai celestial, como também Ele mesmo agiria eternamente em favor do seu povo como um pai compassivo que ama, que guarda e que supre as necessidades dos seus filhos (cf. Sl. 103.3) (bep)

PRÍNCIPE DA PAZ
Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo; Romanos 5.1 (arc)

O reino do Messias traria a paz com Deus à humanidade, mediante a libertação do pecado e da morte (11.6-9; cf. Rm 5.1; 8.2).

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA