Paz é geralmente definida como um estado de calma ou tranquilidade, uma ausência de perturbações ou agitação. No plano pessoal, paz designa um estado de espírito isento de ira, desconfiança e de um modo geral todos os sentimentos negativos. “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.” (Isaias 9:6). “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.” (João 14:27).
Normalmente quando se entra em uma igreja evangélica, somos recepcionados com a frase: “-Paz seja convosco!”. Mas me chama muito atenção o versículo de Isaías 9:6 onde Jesus é predito como Príncipe da Paz, isso me leva a fazer algumas comparações como o que nós conhecemos, aprendemos desde nossa infância. Imaginemos um reinado, este reinado obviamente tem um Rei, um príncipe e quando alguém é chamado de príncipe, costuma-se anunciá-lo como príncipe o nome da pessoa e o reinado de onde ele tem tal posto. Quando Isaías prediz Jesus como Príncipe da Paz, imagino ele sendo realmente um príncipe e reinando em reino chamado Paz, este reino só habita pessoas que sejam reconhecidos como nascidos no reinado da paz, exemplo em carazinho quem nasce é carazinhenze, em São Paulo é paulistano, em Porto Alegre é portoalegrense, e no reino da Paz temos que ser reconhecidos como pessoas que vivem neste reinado. Jesus quando está reinando sobre nossas vidas, nós passamos a ser parte do reinado dEle, isso faz com que sejamos nós submissos ao nosso rei, sendo ele Jesus temos que viver conforme ele deseja que nossas vidas vivam.
Quando Jesus disse em João que nos deixaria a Paz, isso significa que temos esta autoridade de viver no reino de paz que ele é o Príncipe, mas muitas vezes, queremos paz para nossas vidas e não para as pessoas que vivem conosco, no dicionário fala que quem tem paz é isento de sentimentos ruins, não tem ira, nem desconfiança, não vive perturbações mas sim calma e tranqüilidade. Vamos buscar nossa mudança particular para que nossas famílias possam viver em paz, vamos deixar Jesus que é o príncipe da Paz reinar sobre nosso lar, fazendo com que haja paz em nossa família, façamos a nossa parte em assumir que a partir deste momento iremos ser reconhecidos como pessoas que tem Cristo como príncipe de suas vidas, vivenciando a paz que só o Senhor Jesus pode nos dar. Deus abençoe!!
Por Pr. Cristiano Mazuim
Fonte: Blog do Pr. Cristiano Mazuim