Antes de expor o significado e aplicação destas palavras na doutrina bíblica, vamos entender o que quer dizer cada uma delas. Cada uma destas palavras é iniciada pelo prefixo “oni” (onisciente, onipresente, onipotente). O prefixo “oni” significa “todo”. Assim, temos:
– Onisciente: Aquele que possui todo o conhecimento, toda a ciência.
– Onipresente: Aquele que está presente em toda parte.
– Onipotente: Aquele que pode todas as coisas.
Fica claro pela análise do significado destas palavras, que só há um que se encaixa plenamente em seus significados: Deus! E é justamente assim que Deus se revela na Bíblia. Um Deus que tem o conhecimento de tudo, portanto onisciente; um Deus que está em todos os lugares, portanto onipresente; um Deus que pode tudo, portanto onipotente.
Vejamos alguns dos textos bíblicos que demonstram estes atributos de Deus:
Atributo da onisciência:
“O além e o abismo estão descobertos perante o SENHOR; quanto mais o coração dos filhos dos homens!” (Pv 15. 11). Este é apenas um texto que mostra que nada escapa ao conhecimento de Deus, nem o que acontece aparentemente longe (além, abismo), nem o que acontece aparentemente perto (dentro do coração do homem)
Atributo da onipresença:
“Acaso, sou Deus apenas de perto, diz o SENHOR, e não também de longe? Ocultar-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? —diz o SENHOR; porventura, não encho eu os céus e a terra? —diz o SENHOR.” (Jr 23.23-24). Claramente vemos que não há como escapar da presença de Deus. Ele está em todos os lugares. Nem o melhor esconderijo seria capaz de estar afastado da sua ciência e da sua presença. Deus vê tudo!
Atributo da onipotência:
“Jesus, fitando neles o olhar, disse-lhes: Isto é impossível aos homens, mas para Deus tudo é possível.” (Mt 19. 26). Não há tarefa que seja difícil para Deus. Difícil, impossível, não dá, não consigo, não posso, são palavras e expressões que não fazem parte do dicionário de Deus, mas do nosso.