“Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor.” (Filipenses 4.5)
Mesmo quando houve grande perseguição contra os primeiros cristãos, nos dias apostólicos, não houve qualquer tipo de zelo, fervor, entusiasmo, da parte deles, para defenderem o evangelho, contra a ação dos seus perseguidores, que estavam levando muitos até mesmo à morte. Tal fervor carnal não seria aprovado por Deus, e nunca será aprovado, porque sua ordenança é que haja moderação em todas as ações dos cristãos.
Nosso Senhor Jesus Cristo é manso e humilde de coração. Portanto, que falta de moderação poderia ser aprovada naqueles que afirmam serem seus seguidores? O Espírito Santo mistura também todo o seu poder, que nos é transmitido para a proclamação do evangelho, mas sempre misturado com amor e moderação (2 Timóteo 1.7).
Devemos então guardar nossos espíritos de serem insuflados por todos os fanáticos de plantão, que sempre existiram e sempre existirão, para confundirem as mentes e corações dos incautos, por lhes transmitir uma imagem totalmente distorcida, que em nada confere com Cristo e a sua genuína mensagem evangélica.