Destaque

Quando o cristão se parece com o diabo

Comments (4)
  1. Oiced Mocam disse:

    AS RELIGIÕES ESTÃO MORRENDO À LUZ DA RAZÃO
    E sem direito à ressurreição. O sacerdócio embora útil no tempo da ignorância é uma espécie em extinção no presente. Esse é um dos fatos marcantes do nosso tempo. O poder das Religiões não é mais religioso, mas simplesmente econômico, político e social. As igrejas se esvaziam, os seminários se fecham, a vocação sacerdotal desaparece, o clero de todas elas recorre no mundo inteiro aos mais variados expedientes para manter seus rebanhos, fazendo-lhes concessões perigosas. Mas todos os expedientes mostram-se incapazes de restabelecer o prestigio e o poder religiosos, servindo apenas de remendos de pano novo em roupa velha, segundo a expressão evangélica. Começam então a aparecer os sucedâneos, com milhares de seitas forjadas por videntes e profetas de última hora, na maioria leigos que se apresentam como missionários, taumaturgos populares, místicos improvisados e de olhos mais voltados para os bens terrenos prometendo os tesouros do Reino dos Céus. Esses bastardos do espírito, que pululam por toda parte, caracterizam o fenômeno sócio-cultural da morte das Religiões.
    Esse evidente sintoma de agonia das instituições tradicionais está presente em toda a área religiosa do nosso tempo. Não há dúvida, portanto, de que as Religiões baseadas na Revelação Divina agonizam. E o responsável par esse fato alarmante, como sempre, é a própria vitima, que pela imprevisão, pelo abuso do poder, pelo apego às comodidades institucionais, deixou-se levar na ilusão de sua indestrutibilidade. As próprias religiões cavaram a sua ruína no desenrolar do processo histórico. Acomodadas em sua superioridade, confiantes no privilégio de sua origem e natureza sobrenaturais, recusaram-se a integrar-se na cultura natural, marginalizando-se a si mesmas. A evolução cultural alargou progressivamente o fosso entre a Cultura e a Religião, tornando irreversível a situação das instituições religiosas. Assim, dialeticamente, o conceito arbitrário do sobrenatural, que era o fundamento de sua segurança, tornou-se o motivo de sua decadência.
    Religiões, superstições e todo tipo de crendices tribais estão com os dias contados. A ignorância não tem lugar no futuro. Ninguém mais quer se sentir idiota do para acreditar nessa tola ilusão do mito religioso. A ciência vem resgatando, a cada segundo, o território dominado por séculos pelas tolices religiosas do passado. Antes da Teoria da Evolução, era compreensível atribuir a um Deus a existência de um design inteligente na natureza. Depois dela, tudo mudou. Hoje podemos provar como surgiram formas de vida tão variadas e complexas. A teoria de Darwin é uma explicação muito melhor para isso que do que Deus. Não precisamos mais nos render à tentação de acreditar em um ser superior que criou tudo. Ou nos teólogos, que colocaram o Cristo milagroso sobrenatural provisoriamente no lugar de Deus imaginário, ilógico e absurdo, como dizia Aristides Lobo. Agora essa ideia parece incoerente.
    O Deus Cristão é o fracasso do Deus de Israel. O Deus forte e viril passa a ser manso, humilde, sofredor. Daí nasce o Deus Cristão: Jesus Cristo. Toda religião que se preze, para cumprir seu papel principal no palco de nossa “sociedade”, precisa dessa “Trindade Santa”: Submissão, Engano e Hipocrisia, respectivamente, seu “deus-pai”, seu “deus-filho” e seu “deus-espírito-de-toda-essa-farsa”.

    A ciência vem rasgando com unhas e dentes esse véu negro e inútil das superstições. Há uma grande chance de o ser humano do futuro não carregar consigo esses dogmas religiosos, essas mitologias, apego às fantasias, crendices e superstições tolas. Até aqui, foi natural acreditar em algo divino, uma espécie de infância da evolução humana. Nietzsche considerava um crime manter o conceito de Deus em uma sociedade moderna, embora no passado não fosse mais que uma doença da mentalidade humana. Para Niet, a domesticação do homem pelo evangelho o torna doentio. Mas nós nos podemos tornar maiores do que ‘deus’, saindo da infância da ignorância. O conhecimento, a cultura será nossa “religião”. Religião no sentido de religá-lo ao que sempre esteve ligado: a natureza!
    Tolstoi lembrou bem, quando escreveu que “deus” está dentro de vós! Quem o procura ainda não evoluiu o suficiente. Só o tempo fará isto, contando com o nosso livre-arbítrio (que nenhum deus nos deu).

    Resumindo:
    A religiões, elas não podem estar todas certas… Mas todas elas podem estar erradas. Você não perde nada se deixar de ir na sua igreja. E penso que o mundo seria melhor sem religião nenhuma mesmo, que a conduta das pessoas fosse balizada apenas por princípios humanistas, na moral e ética filosófica (espiritualidade sem dogmas e doutrinas, prática do bem e rejeição do mal).
    “O próprio conceito de pecado vem da bíblia. O Cristianismo oferece resolver um problema que ele mesmo cria. Você ficaria grato a uma pessoa que te corta com uma faca a fim de te vender um curativo?” (Dan Barker).

  2. joao disse:

    Se tudo isso que foi escrito é verdade ,então com certeza não preciso acreditar no que foi escrito por que, amanha alguém vai escrever um novo conceito disso tudo de forma diferente afinal o que evolui nunca para de mudar não é,só existe uma verdade absoluta ,e esta verdade é você que tem que descobrir sozinho,busque a Deus sozinho ,fale com ele ,diga a verdade a ele sobre o que você sente o que você pensa e peça para ele revelar-se a você, não fale em palavras ,fale em pensamento ,tire tempo para esta experiência ,mas seja sincero e peça para o Deus criador ,faça este teste ,mas seja sincero e procure de coração ,e se Deus achar que deve se revelar a você ,ele ira fazer .

  3. S.ROMUALDO disse:

    Ao meditar sobre isso, pensei no quanto alguns, sem nem perceber, tornam-se parecidos com o diabo. Não fique espantado! É isso mesmo: tem muita gente se parecendo com o diabo. Pior: tem muito cristão se parecendo com o diabo.
    quando vc diz que tem muita gente parecida com o “diabo” inclusive cristãos, vc se tornou um acusador, então vc está sendo parecido com o diabo e compactua com ele segundo vc mesmo disse.

  4. Fabiano Nunes Vilar disse:

    Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.

    João 8:44

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

O Estudos Gospel+ é um espaço onde se coloca estudos bíblicos, voltado ao público cristão.

Aproveite o conteúdo e compartilhe o conhecimento através das redes sociais.