Quando estamos interessados em algo, investimos o nosso tempo tentando saber cada vez mais a respeito daquilo que nos interessa. No salmo 15 encontramos o seguinte questionamento: “Quem, SENHOR, habitará em teu tabernáculo? Quem há de morar no teu santo monte?”. A pergunta que o salmista fez, revelou a sua intenção, ou seja, aquilo em que ele realmente estava interessado.
Muitos buscam ansiosamente descobrir o caminho para se tornar bem-sucedido profissionalmente ou o segredo para um casamento feliz, porém, mesmo após experimentarem as diversas “fórmulas infalíveis” que são oferecidas por aí, ainda assim, não conseguem se sentirem plenamente realizados.
O problema é que muitas destas pessoas até frequentam uma igreja, mas nunca pararam para se questionar o porquê de ainda não terem sido batizados com o Espírito Santo ou mesmo, o que deveriam fazer para ter esta experiência com Deus e se espiritualmente a pessoa não estiver bem, nada que ela possuir ou conquistar irá completá-la.
Se você realmente deseja ter um encontro com Deus e ser salvo, preste atenção nas dez características de um cidadão do Reino de Deus:
1. “o que vive com integridade” – Honesto.
2. “pratica a justiça” – Faz o que é certo, não importando a circunstância.
3. “de coração, fala verdade” – Fala a verdade porque é filho de Deus. E quem mente, é filho de quem?
4. “não difama” – Não fala mal dos outros (Se não há nada de bom a ser falado, fique calado).
5. “nem lança injúria” – Não espalha boatos.
6. “tem por desprezível o réprobo” – Réprobo=conduta reprovável. A pessoa passa a pensar como Deus (não como se fosse Deus) e não aceita aqueles exemplo negativos que o mundo costuma aplaudir.
7. “honra aos que temem o Senhor” – Respeita e valoriza o exemplo daqueles que são fiéis.
8.“jura com dano próprio” – Ainda que tenha prejuízo, a pessoa cumpre o que promete.
9.“não empresta seu dinheiro com usura” – Não empresta cobrando juros, ou seja, não visa apenas o lucro, mas busca sempre o bem de todos e não pensando apenas em si.
10. “não aceita suborno” – Aquele que não se vende! Não importa o que lhe é oferecido, a pessoa não troca seus valores, crença e princípios por nada.
Não, Deus não vai conferir em uma lista se você possui ou não todas estas características para que você possa entrar no céu, na realidade, estas características servem para alertar-nos a respeito de como cuidamos da nossa vida espiritual, pois a falta de vigilância tem sido o principal causador da queda de muitos cristãos.
A bíblia nos apresenta algumas características de alguém que está apto para entrar no reino de Deus. A palavra de Deus nos convida a fazer com sinceridade, uma auto avaliação sobre a nossa condição espiritual com o fim de não nos enganarmos em achar que somos uma coisa que na verdade não o somos. Até porque, geralmente o fofoqueiro não assume que é fofoqueiro, o alcoólatra não se vê como um viciado e até mesmo aquele camarada com mau hálito não se dá conta de seu inconveniente odor.
Percebendo que a pessoa está se tornando mais uma “convencida” dentro da igreja, o diabo trabalha tentando fazer a pessoa acreditar que tudo está bem ou que ela não está tão mal assim.
Mantenha-se focado neste processo de lapidação para alcançar a salvação, pois um filho de Deus não nasce da noite para o dia. Ore, vigie e melhore a cada dia para agradar o seu O Amor Maior!
Deus lhe abençoe.
Pr. Rubens Ennes | sentidounico.org