Morte e Ressurreição de Cristo

8

Porque o argumento sobre dias inclusivos não vale sobre esse assunto?

Queridos que a paz de Cristo seja presente em suas vidas. Minha intenção principal com o texto é conduzir os leitores a questionarem possíveis contradições a respeito desse assunto que de cara parece inviável e por muitos considerado de pouca importância, revelando que é sim de grande importância e se fazendo com isso extremamente viável.

Vamos por parte, muitos afirmam que a bíblia diz que Jesus morreu na sexta feira, bom isso não é bem verdade, a base para essa afirmação esta na palavra “dia da preparação” contida em textos como o de Mc 15:42, mas essa palavra refere-se “ao dia antes dos sábados cerimoniais e semanais”, ou seja não é necessariamente “sexta feira” no caso do sábado cerimonial, para os judeus até os dias de hoje um feriado é um sábado e o dia antecessor é o “dia da preparação”, no caso da morte de Jesus foi por ocasião do “feriado – sábado pascoal”, que segundo a IAP se deu na quarta feira, o problema é:

Porque não é correto o argumento sobre dias inclusivos para explicar a diferença entre 3 dias literais com o confronto de sexta até domingo que não dá 3 dias? Para aqueles que contam os dias de maneira inclusiva argumentam que parte de um dia é contado como um todo, sendo assim, se conta 1ª dia como sexta, 2ª dia como o sábado e o 3ª dias sendo o domingo, algumas horas da sexta e algumas horas do domingo segundo eles são contados como dias completos. Muito bem, tal afirmação sobre o costume dos judeus é viável, mas no caso da morte e ressurreição de Jesus, tal conceito não pode ser aplicado, é exatamente sobre isso que vou discorrer neste texto, veja algumas considerações:

1ª A respeito da morte de Jesus.
Perceba esse detalhe em sua bíblia: Jesus não foi posto no sepulcro às 15 hs, Ele morreu neste horário, lembre-se de todo o processo enfrentado por José Mc15:42-47. Mas quando José foi até Pilatos pedir o corpo? Vejamos o texto de Mt 27:57 em diferentes traduções:

Quando anoitecia, um homem rico de Arimatéia, chamado José (Viva).

Já era quase noite quando chegou da cidade de Arimatéia um homem rico chamado José (NTLH).

E, havendo vindo o anoitecer, chegou um homem rico, proveniente de junto (da cidade chamada) de Arimatéia, por nome José, (Bíblia Literal).

Percebe-se que é aceito o conceito de que José foi ao “anoitecer”, ou seja, iria logo ser noite, vejamos outros textos:

Ao cair da tarde, veio um homem rico de Arimateia, chamado José (ARA).

Observe a palavra TARDE = no grego οψιος opsios que neste texto significa: se refere a um espaço de tempo entre três e seis horas da tarde.

Confirmemos através de outras traduções veja:

Mc 15:42 E, já havendo chegado o anoitecer,…(Bíblia Literal) Já era quase noite quando chegou José,(HTLH) Ao cair da tarde, como era o dia da preparação…(ARA) É usada a mesma palavra nestes textos “οψιος opsios”.

João revela o motivo de terem colocado Jesus no tumulo mais perto que havia, veja:

Jo 19:42 Assim, por causa da necessidade de enterrarem depressa, antes do sábado (sábado pascoal), e porque o túmulo estava bem perto, eles puseram Jesus ali. (VIVA) Não deu tempo de preparar devidamente o corpo de Jesus para ser sepultado por causa do por do sol, eu poderia “ousar” dizer que fora entre 17hs e 18hs que Jesus foi posto no túmulo pela descrição textual dos fatos.

2ª Consideração: a respeito da ressurreição de Jesus. No fim do sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro.

No dicionário de Strong se vê: “No fim do Sábado”, a palavra grega οψε opse a mesmo que foi traduzida por “cair da tarde”, “vindo o anoitecer”, etc. Em Mt 27:57 e Mc 15:42 entre outros, porque seu significado mais direto é: perto do fim do dia.

Veja também a tradução Literal do texto:

E, no fim do sábado, já começando a alvorecer para o primeiro dos sete dias da semana, veio Maria (a Madalena) e a outra Maria, para verem o sepulcro. Mt 28:1

Percebe-se que Jesus ressuscitou na viração do dia de Sábado para o domingo. Vejamos outro texto que mostra tal verdade: Não está aqui, porque ressurgiu, ”como” ele disse. Vinde, vede o lugar onde jazia Mt 28:6

Quero fazer um destaque na palavra como no texto, pois essa vem da palavra grega καθως kathos que pode ser traduzida por: exatamente como. Gosto desse significado “exatamente como” porque passa a ideia de precisão, “exatamente como ele disse”, revelando o caráter incisivo da palavra de Jesus nos detalhes, o anjo refere-se ao fato da ressurreição de Jesus ligando-o com a afirmação do próprio Jesus que morreria mas ressuscitaria ao terceiro dia.

Mas é preciso lembrar-vos o texto onde Jesus especifica “COMO”, ou seja, exatamente como aconteceria, Mateus 12: 38-40, e o anjo reforça essa verdade afirmando que aconteceu justamente como Jesus havia dito, no original se vê uma alusão sobre exatidão e para que fosse assim precisa-se de uma especificação completa, a qual encontramos em Mt 12:38-40.

Vamos ver outra tradução do texto de Mt 28: 6 mas ele não está aqui; já foi ressuscitado, como tinha dito… observe a indicação ” já foi” fato passado. Mateus observa que o anjo afirma naquele momento que Jesus já tinha ressuscitado bem antes de as mulheres chegarem lá, se percebe a ressurreição no sábado ao por do sol, mas precisamente na viração do dia, conceito esse que confere com Mc 16:9 que diz:

Quando Jesus ressuscitou, na madrugada do primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena,…”(NVI) observe a “,”(virgula) após a palavra ressuscitou e não foi colocada pela IAP. A virgula neste ponto do texto causa a implicação de passado, ou seja, quando apareceu para as mulheres ele já havia ressuscitado a um bom tempo, segundo Mateus ao por do Sol do Sábado, o texto de Marcos não afirma que Jesus ressuscitou “no domingo”, nem um texto afirma tal coisa, todos se referem ao Jesus ressuscitado encontrando com as mulheres.

Como vimos até aqui, Jesus então é sepultado ao por do sol do dia da preparação e ressuscitou ao por do sol do sábado para o domingo.

Agora a problemática: Morre antes do Sábado e Ressuscita antes do Domingo, Quem contar os dias verá que é incompatível biblicamente a contagem inclusiva dos dias neste assunto da morte de Jesus, o agravante é que sendo assim Jesus não morre na sexta feira, mesmo para aqueles que usam o argumento dos dias inclusivos, como afirmei inicialmente, o “dia da preparação” dos textos não são decisivos na afirmação do dia da morte, porque esse mesmo dia poderia ser qualquer um da semana, já no caso do dia da ressurreição a bíblia mostra claramente em que dia e em que momento do dia se deu, sábado ao por do sol, levando em conta a inviabilidade dos dias inclusivos juntando com a especificação de Jesus sobre três dias e Três noites, chegamos ao dia da morte de Jesus na quarta feira, como feriado pascoal se percebe a quinta feira, a conta fica exata e biblicamente correta sem precisar de nenhum argumento extra bíblico.

Antes de encerrar o assunto quero relampejar mais dois assuntos intimamente ligados a morte e ressurreição:

1º a respeito das mulheres que acompanharam todo o processo Veja:
As mulheres compraram e prepararam aromas apenas uma vez antes de irem ao sepulcro quando encontraram o anjo e depois Jesus, veja a narrativa de Lucas 23: 56 Então voltaram e prepararam especiarias e unguentos. E no sábado repousaram, conforme o mandamento. (ARA) {Prepararam os aromas no dia da preparação ANTES do Sábado antes do sol se por}.

Citaremos apenas duas narrativas sobre o assunto e as duas obedecem à mesma sequencia de atos diferindo apenas no dia em que foram comprar ou preparar as especiarias.

Veja o detalhe de Marcos 16:1 ele afirma que as mulheres compraram os aromas DEPOIS do sábado:
“Quando o sábado passou, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram perfumes para ungir o corpo de Jesus” (Católica)
“E, havendo passado o sábado” (Bíblia literal), ou seja; assim que anoiteceu ou pôs o Sol, as mulheres foram comprar os aromas.

Não são fatos diferentes, é sim 1 um fato com descrição acentuadamente diferente no que diz respeito ao dia que foi comprado as especiarias e aromas das mulheres, creio na inerrância bíblica, mas porque da diferença?

Bom à explicação é simples, mas muitos têm dificuldades por não aceitarem a verdade, são dois escritores, um faz referencia ao Sábado Pascoal enquanto o outro ao Sábado semanal, se admitirmos a morte na 4º feira teremos as mulheres comprando os aromas após o sábado pascoal que aconteceu na 5º feira , ou seja compraram na 6º feira, coincidindo com a afirmação de Lucas que as mulheres compraram os aromas antes do sábado semanal (6º feira), mas para que isso seja aceito deve-se antes aceitar a morte de Jesus na 4º feira, caso contrário se terá claramente contradição bíblica, ou explicações extras bíblicas.

2º Assunto: Uns guardam o Domingo “Jesus ressuscitou nele, dizem”, outros guardam o sábado reforçando que “nem Jesus se atreveu ressuscitar neste dia, guardando até na morte”. Tudo errado, o domingo não é e nunca será o dia de guarda de YHVH, muito menos com a desculpa de dia de ressurreição, pois está errado, Jesus não ressuscitou no domingo e na bíblia ninguém mudou nada a esse respeito de dia de guarda. Sim é o sábado o dia do Senhor e deve ser observado, mas não é porque Jesus não ressuscitou nele, porque foi exatamente neste dia que se levantou dos mortos, deve-se sim guardar o Sábado em demonstração de amor e fidelidade ao Deus Soberano que assim determinou. Não se deve guardar para ser salva (o), Só a Graça Salva.

Espero ter contribuído para o desenvolvimento dos eleitos em Cristo Jesus. A Ele a glória e a honra para todo sempre.


8 COMENTÁRIOS

  1. Queridos a Paz, si me permitem quero lhes apresentar uma correção: a palavra grega οψε opse vem da mesma raiz que a palavra οψιος opsios, “não é a mesma palavra” como aparece no texto, as duas podem sim ser traduzidas da mesma forma, OK.

    Queridos se alguém tiver dúvidas sobre o texto pode deixar um comentário, na medida do possível vou tentar responder OK.

  2. O QUE IMPORTA MESMO É QUE O SENHOR JESUS RESSUSCITOU E VENCEU A MORTE E O INFERNO. FICAR DISCUTINDO QUAL FOI O DIA DO ENTERRO, SE FOI SEXTA, SABADO OU DOMINGO. O SENHOR JESUS CRISTO VENCEU E PRONTO, ESTÁ CONSUMADO. NELE RESIDE A PLENITUDE DE TODAS AS COISAS, TANTO NO CÉU, COMO NA TERRA. SEM FALAR QUE JESUS É O SENHOR DO SABADO, A PALAVRA SABADO SIGNIFICA DESCANSO. ENTÃO TODOS OS DIAS SÃO SABADO, POIS O SENHOR JESUS É O DESCANSO DO CRISTÃO TODOS OS DIAS. PAREMOS DE DISCUTIR SOBRE QUEM ESTÁ CERTO. O SENHOR JESUS É A NOSSA CERTEZA DE VIDA ETERNA. A PAZ DELE PARA TODOS OS AMADOS IRMÃOS EM CRISTO.

    • Olá Paulo Henrique, Que a Paz De Cristo Jesus reine sobre você.

      Fico grato por seu comentário, e por sua convicção em Cristo, isso é o ponto mais relevante aqui, pois em 1 Pedro 3: 15 nos conduz a saber responder sobre a nossa fé, convicção, esperança a todo aqueles que não a entende… Sendo assim devemos não apenas dizer e expressar nossa fé, devemos saber explicar o porque cremos.

      Faço uma resolva no seu comentário onde fala sobre discutir qual foi o dia do enterro, revelando que você crê em Jesus independentemente desses detalhes, isso é bom, mas quando for explicar para alguém quer ler o texto de Mateu 12: 38-40, onde qualquer pessoa percebe que Jesus fez questão de especificar que ficaria 3 dias e 3 noites na sepultura, e comparar com a afirmação de ser enterrado na sexta feira, vai ter duas opções: 1º “A bíblia tem contradição”, invalidando a fé do Cristão, pois é nela que nossa fé é explicada e provada, ela é a palavra de Deus e não tem contradições. Mas como provar tendo em vista a clara contradição que fará da bíblia um livro de mentiras…? 2º “Jesus mentiu”, invalidando a salvação de todos, pois nós cremos que Jesus é perfeito, seu sacrifício perfeito, santo e eterno… Mas se Ele mentiu, com certeza se torna um homem comum, imperfeito, pecador, e incapaz de pagar o preço pelo pecado.

      Tudo isso a partir de textos que foram explicados no texto anterior podem ser facilmente solucionados, sim podemos responder biblicamente sem qualquer adendo, veja, perceba que é sim extremamente importante precisar o dia do enterro e o dia da ressurreição de modo bíblico, resolvendo qualquer má interpretação, se utilizando das palavras do texto na língua bíblica primária, pois a tradução para o português traz inúmeros problemas, tais como o salmo que afirma que Deus tem prazer na morte dos seus servos… (Salmos 116:15) ou seja, essa tradução esta errada neste verso, pois o restante da bíblia não concorda com essa afirmação…

      Espero contribuir para o amadurecimento dos leitores.

      Paulo… Continue convicto em Cristo Jesus… mas não desconsidere os detalhes, pois eles podem te levar para mais próximo da verdade e consequentemente de Cristo, pois Ele é a verdade.

  3. ola irmão,a paz do senhor.o que eu gostaria de comentar é que Jesus não ressuscitou no sábado de maneira nenhuma,ele ressuscitou no primeiro dia da semana que é o domingo.a Bíblia diz que no sétimo dia Deus descansou ,o sétimo é o sábado e logicamente o primeiro é domingo e a Bíblia diz que no primeiro dia da semana Jesus ressuscitou!a diferença está no horário de início do dia,o nosso dia começa as 00:00horas ou seja meia noite,mas a meia noite dos judeus se dá as 18:00h por isso as 18:00 horas da quinta já era sexta,às18:00 horas da sexta já era sábado e as 18:00 horas do sábado já era domingo,por isso tiraram Jesus da Cruz antes das 18:00 porque iniciaria o sábado no qual é guardado pelos judeus e não se pode trabalhar,e após o sábado ,após as 18:00 horas às mulheres ainda puderam sair e comprar especiarias para domingo de manhã estar no sepulcro como narra a Bíblia .

    • Olá Thaísa que a maravilhosa Paz de nosso Senhor Jesus Cristo seja sobre ti.

      Agradeço seu comentário, e percebe-se que tens Cristo como seu Salvador, isso é maravilhoso, continue firme e nunca deixe de servi-lo.

      Então, no texto mostrei biblicamente que a bíblia não diz que Jesus ressuscitou no primeiro dia da semana (domingo), a bíblia diz que no domingo Jesus já vivo encontra-se com as mulheres, especialmente com Maria madalena, ou seja, ele ressuscitou antes de se encontrar com as mulheres, e no texto mostro alguns detalhes sobre essa verdade.

      Sobre a questão das mulheres comprarem especiarias, bom, elas não foram após as 18hs, não tem absolutamente nada na bíblia sobre isso, seria pura especulação descontextualizada… sobre a guarda do sábado pelos judeus, é verdade eles guaram até hoje, o que Jesus faz nesse sentido é mostrar a eles, que a interpretação rabínica sobre a guarda do sábado estava errada, todas as vezes que Jesus é acusado de quebrar o sábado, na verdade estão acusando com base na lei rabínica e não no mandamento, pois o mandamento Jesus não quebrou e nem alterou absolutamente nada, pelo contrário, ele agrava e da vida a interpretação do mesmo, o interessante é que na bíblia, não existe outro dia ordenado para guardar, ninguém mudou nada sobre isso, os textos de Paulo são interpretados por mentes orientais com criação formatada a partir do catolicismo e acostumadas com o decreto de Constantino sobre o descanso no domingo (dominus= deus sol, ou seja, não é o dia de guarda dos cristãos, e sim dos adoradores do sol)…

      A observância dos 10 mandamentos é valida até hoje, não sei porque querem observar 9 e deixar um pra traz… os mandamento são o guia para todos os Cristão na santificação pessoal. HB 12:29

      Mais uma vez agradeço por ter lido meu texto, peço ti apenas um favor: Não desista jamais de servir Jesus.

      Abraço fraterno. Paz

  4. AQUI ESTÁ A RESSURREIÇÃO DE CRISTO E A CONSEQUENTE CONSUMAÇÃO DA ESPERANÇA:
    (AT.4.33) COM GRANDE PODER OS APOSTOLOS DAVAM O TESTEMUNHO DA RESSURREIÇÃO DO SENHOR JESUS, E EM TODOS ELES HAVIA ABUNDANTE GRAÇA: (JB.6.40) DE FATO A VONTADE DE MEU PAI É QUE TODO HOMEM QUE VIR O FILHO E NELE CRER, TENHA A VIDA ETERNA, E EU O RESSUSCITAREI NO ÚLTIMO DIA: (2CO.10;7) OBSERVAI O QUE ESTÁ EVIDENTE:
    (IS.66.5) Ouvi a palavra do Senhor, vós que temeis a palavra do Senhor;(AM.5.4) pois assim diz o Senhor à Casa de Israel: Buscai-me e vivei: (JR.30.24) Nos últimos dias entendereis isto:(AP.9.6) Naqueles dias os homens buscarão a morte e não a acharão, também terão ardente desejo de morrer, mas a morte fugirá deles; (LC.1.37) porque para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas: (JÓ.21.14) E são estes os que disseram à Deus: Retira-te de nós! Não desejamos conhecer os teus caminhos: (JR.50.27) Ai deles! Pois é chegado o seu dia, o tempo do seu castigo: (LC.6.27) Digo-vos, porém, a vós outros que me ouvis: (LC.12.32) Não temais, ó pequenino rebanho, porque o vosso Pai se agradou em dar-vos o seu reino: (JB.10.11) Eu sou o bom Pastor: O bom Pastor dá a vida pelas ovelhas: (JB.10.28) Eu lhes dou a vida eterna, jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão; (IS.30.12) pelo que assim diz o Santo de Israel: (1CO.12.31) E Eu passo a mostrar-vos um caminho sobremodo excelente:
    Enquanto o Brasil dormia o profundo sono da inconsciência, DEITADO ETERNAMENTE EM BERÇO ESPLÊNDIDO, o meu povo padecia na BABILÔNIA, vegetando sob o jugo do pecado da MENTIRA, da DESORDEM, e do REGRESSO: Mas, ao acordarmos em JERUSALÉM, irmanados pelo poder do Amor Eterno, eis que deparamo-nos com o caminho da VERDADE, da ORDEM, e do PROGRESSO: E, agora, já podemos cantar que verdadeiramente NÃO TEMEREMOS A PRÓPRIA MORTE: E o pavilhão nacional também já passou a tremular consagrado soberanamente para ostentar os símbolos do nosso ideal cristão: E O SOL DA LIBERDADE, EM RAIOS FULGIDOS, BRILHOU NO CÉU DA PÁTRIA NESSE INSTANTE, simbolizando a Terra Prometida, ILUMINADA AO SOL DO NOVO MUNDO; pela soberana vontade de Deus.
    (TG.2.8) Se vós, contudo, observais a Lei Régia segundo a escritura:(HB.10.15) Disto nos dá testemunho também o Espírito Santo; porquanto Este diz: (2CO.3.17) Ora, o Senhor é o Espírito, onde está o Espírito do Senhor,aí há liberdade: (1CO.15.18) E os que dormiram em Cristo, pereceram: (IS.16.14) Agora, porém,Ele fala e diz: (AP.22.13) Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim (JB.10.30) Eu e o Pai somos Um: MT.12.30) Quem não é por mim, é contra mim, e quem comigo não ajunta, espalha: (2CO.13.1) Esta é a terceira vez que vou ter convosco: (GN.31.11) Eis-me aqui:(AG.2.5) O meu Espírito habita no meio de vós, não temais: (JB.12.45) E quem me vê a mim, vê Aquele que me enviou: (JB.10.10) Eu vim para que tenhais vida, e a tenham em abundância, (HB.2.15) e para livrar a todos que, pelo pavor da morte, estavam sujeitos à escravidão por toda a vida: (MT.24.4) Vede que ninguém vos engane, (CL.3.3) porque morrestes, e a vossa vida estava oculta juntamente com Cristo em Deus: (DT.29.4) Porém o Senhor não vos deu coração para entender, nem olhos para ver, nem ouvidos para ouvir até ao dia de hoje; (SL.106.33) pois foram rebeldes ao Espírito de Deus, e Moisés falou irrefletidamente: (HB.2.1) Por esta razão, importa que nos apeguemos com mais firmeza às verdades ouvidas, para que delas jamais nos desviemos:
    (RM.5.5) Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi outorgado: (RM.10.11) Todo aquele que nele crê não será confundido: (JB.19.30) Está consumado! (AT.2.32) A Este Jesus Deus ressuscitou, do que todos nós somos testemunhas: (MT.26.54) Como, pois, se cumpririam as escrituras, segundo as quais assim deve suceder?(RM.8.24) Ora, esperança que se vê não é esperança; pois o que Alguém vê, como o espera? (2SML.22.47) Vive o Senhor, e bendita seja a minha rocha! Exaltado seja o meu Deus, a rocha da minha salvação!
    (SL.32.11) Alegrai-vos no Senhor, e regozijai-vos, ó Justos, exultai, todos vós que sois retos de coração: (2PE.1.2) Graça e paz vos sejam multiplicadas , no pleno conhecimento de Deus e de Jesus Nosso Senhor:
    Estudai, praticai e divulgai os fundamentos cristãos que temos postado na internet, em particular no BLOG DE ARNALDO RIBEIRO OU ISRAEL :
    (JB.19.5) Eis o Homem!(IS.42.21) Foi do agrado do Senhor, por amor da sua própria justiça, engrandecer a lei, e fazê-la gloriosa; (1CO.15.45) pois assim está escrito:O primeiro homem, Adão, foi feito alma vivente, o último Adão, porém, é Espírito vivificante; (1CO.15.21) visto que a morte veio por um homem, também por um Homem veio a ressurreição dos mortos; (1CO.15.22) porque assim como, em Adão todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo:
    (AT.10.36) Esta é a palavra que Deus enviou aos Filhos de Israel, anunciando-lhes o Evangelho da paz, por meio de Jesus Cristo. Este é o Senhor de todos: (SL.130.8) É Ele quem redime a Israel de todas as suas iniquidades: (IS.5.2) Ele esperava que desse uvas boas, mas deu uvas bravas: (JB.4.53) Com isto reconheceu o Pai, ser precisamente a hora em que Jesus lhe dissera: (JÓ.5.4) Seus Filhos estão longe do socorro, são espezinhados às portas,e não há quem os livre: (LC.20.13) Então disse o dono da vinha: (PV.23.15) Filho meu, se o teu coração for sábio, alegrar-se-á também o meu: (GN.46.4)Eu descerei contigo para o Egito, e te farei subir, certamente, (1SML.21.18) porque o teu lugar estará vazio: (ÊX.32.7) Agora vai, desce; porque o teu povo, que fizeste sair do Egito, se corrompeu; (ÊX.3.9) pois o clamor dos filhos de Israel chegou até mim, e também vejo a opressão com que os egípcios os estão oprimindo:(FL1.12) Eu to envio de volta em pessoa, quero dizer , o meu próprio coração: (EZ.30.19) Assim executarei juízo no Egito, e saberão que sou o Senhor;(EF.2.7) para mostrar nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça em bondade para conosco , em Cristo Jesus:
    (DN.12.2) Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e horror eterno: (LE.14.20/21) E toda a obra corruptível virá enfim a perecer, e o seu artífice irá com ela; e toda a obra escolhida será justificada, e o que a executa, nela será honrado: (MT.5.6) Bem-Aventurados os que têm fome e sede de justiça; porque serão fartos: (DT.27.26) Maldito aquele que não confirmar as palavras desta lei, não as cumprindo:(RM.14.9) Foi precisamente para esse fim, que Cristo morreu e ressurgiu, para ser Senhor tanto de mortos como de vivos: (PV.1.7) O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino: (HB.1.30) Ora, nós conhecemos Aquele que diz: A mim pertence a vingança: Eu retribuirei; (LS.1.15) porque a justiça é perpetua e imortal:

    (CT.) C A N T A R E S : D E S A L O M A O
    (AR.17.2)

    Por inspiração divina, um brasileiro já cantava assim:

    VEM VAMOS EMBORA QUE ESPERAR NÃO É SABER: QUEM SABE FAZ A HORA NÃO ESPERA ACONTECERR…

    E para descontrair acatemos a sugestão escondida na parábola acima, qual seja:

    S E R M Ã O D E S O L A : C A N T A
    (IL.17.2)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here