E Quando Orardes,Orai Sem Cessar

1

Quando Jesus ensinou a orarmos Ele foi muito claro no evangelho de Mateus, onde encontramos a chamada oração modelo. Muitos têm interpretado este ensino dando a entender que precisamos ficar como pedintes, mendigos à beira da estrada. Se observarmos tudo o que Jesus ensinou a respeito do Reino de Deus vamos perceber de outra maneira essa exortação. Eis como eu interpreto a oração modelo: Mateus 6.9-13
“Não tentem manipular o Pai, como muitos por aí andam fazendo. Submeta-se à Ele, deixe que Ele esteja no comando, pois queira você ou não, Ele está no controle de tudo. Ore assim:
Meu Pai, que está sobre todas coisas, o Teu nome e tudo o que és é Santo. Que eu seja achado digno de receber o Teu reino.

Reconheço que todas os Teus atos, desígnios e desejos são realizados, quer aqui, na terra, no universo e também no Céu.
Mesmo que por vezes eu não mereça tu me tens dado o sustento, a saúde, a família, o trabalho e tudo ao meu redor.

Ainda que não esteja a altura me tens perdoado, na medida em que peço perdão àqueles que por vezes magoo, às vezes até sem querer, e na medida em que perdoo, de coração, todos os que me tem atingido, afligido, entristecido com seus atos, me causado mágoa. Eu sei que me tens afastado das coisas que me levam a pecar, a distanciar-me de Ti. Me tens livrado das ações do maligno, que tenta me tomar da Tua poderosa mão, eu sinto que estou seguro por elas.
Às vezes quero ultrapassar aquilo que tens preparado para mim, mas eu sei que o Poder é todo Teu, que és Rei e governa todas as coisas e que a Glória é toda e somente Tua. Amém.”

Uma das incumbências daquele que decide fazer parte do Corpo de Cristo é orar. Orar está para a Igreja como o respirar está para o nosso corpo, portanto uma necessidade permanente. Já experimentou ficar sem respirar? Impossível não é? Por isto é que o apóstolo Paulo exorta-nos: Orai sem cessar. (I Tes 5.17). Permanentemente, isto é, entre uma e outra batida do coração.

O que Jesus ensina é que a oração é o reconhecimento da soberania de Deus. O Bom Pai sabe das necessidades de seu filho, portanto este não precisa ficar como um pedinte. É preciso ficar como alguém que reconhece que Ele fornece tudo quanto seja necessário para Seu filho. Muitos ficam diante de Deus como aquelas crianças mimadas e birrentas num supermercado, pedindo, esperneando, fazendo pirraça.

O corpo de Cristo precisa estar em permanente oração. “E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.” (Atos 2.42) A oração é uma forma de adoração, de reconhecimento, de certeza da vontade de Deus, quer ela nos agrade ou não.


1 COMENTÁRIO

  1. Muito interessante esse estudo,é a primeira vez que leio um dos estudos mas me interessei muito ee vou continuar lendo .Realmente a oração é essencial para a vida do crente sem ela estamos a mecer do MAL ….

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here