“Você é Mark Stuart? Do Audio Adrenaline?” Oh, ótimo. Agora eu tenho que gritar acima do barulho de um avião.
O avião decolou de Porto Príncipe para um pequeno voo para a República Dominicana, sobre as montanhas e, esperançosamente, em torno da tempestade que se aproximava. Era um avião de apoio regional, não muito mais que um balde de lata com dois motores. O cheiro de fumaça de óleo e gás encheu a cabine. Cerca de uma dúzia de pessoas estavam a bordo, e era difícil ouvir acima do barulho das vozes e do ruído do motor.
A comissária de bordo não conseguia ouvir minha voz, então apontei para minhas escolhas de lanche a bordo. Ela colocou um bolinho de milho e café na minha mesa dobrável. Eu estava abrindo a embalagem do bolinho quando o cara ao meu lado fez a pergunta. Apliquei pressão nas cordas vocais e arranhei um “Yup” da melhor maneira possível. Ele trabalhou para a organização Luis Palau, e a Audio Adrenaline havia participado de alguns de seus maiores eventos de divulgação. Ele perguntou por que nos aposentamos. Eu disse a ele sobre a minha voz. Ele tinha visto muitos milagres em seu trabalho em todo o mundo e acreditava que Deus poderia curar minha voz.
“Você acredita em milagres?” Eu costumava ser cético, mas vi Deus fazer muitas coisas além da minha razão para manter a descrença. “Sim, Sim, eu creio”.
Ele estava tão convencido de que Deus queria curar minha voz que perguntou se podia orar por ela naquele momento. Eu também queria que minha voz se curasse. Eu estava perdido sem ela. Mãos e pés lutaram sem a plataforma Audio Adrenaline.
Eu recentemente me deparei com um dos meus heróis de infância, Russ Taff, que disse que sofria de problemas vocais que pareciam semelhantes aos meus. Ele tirou um ano de folga e sua voz voltou. Isso me deu esperança de que talvez o meu também o fizesse. Se minha voz estivesse curada, eu poderia juntar a banda novamente. Nós poderíamos arrecadar dinheiro. Ou eu poderia começar uma carreira solo e recuperar o controle da minha vida. Embora minha voz tivesse sido alvo de oração várias vezes, essa era especial. Eu disse que sim, ele poderia orar pela minha voz. “Talvez nossa proximidade com o céu ajude a Deus a ouvi-lo melhor”.
Ele colocou a mão em mim e começou a orar: “Querido Deus…”
Naquele exato momento, nosso avião atingiu a faixa externa do furacão Hanna. Parecia que atingimos uma montanha. Ou algo maior. Caímos como uma pedra.
Abri os olhos e meu lanche e bebida pairaram no ar. O avião estava caindo. A cabine ficou cheia de gritos. Chamei Jesus, mas ninguém conseguiu ouvir minha voz. Os passageiros enlouqueceram. Aqueles que não estavam afivelados foram levantados de seus assentos. O avião descia. Estava fora de controle. Era isso. O avião bateu em uma bolsa de ar e saltou para o lado. Parecia um pouso forçado sem trem de pouso. Bagagens, lanches e bebidas saltitavam por toda parte. Não via terra ou céu pela janela, apenas a escuridão das nuvens de tempestade.
Então, tão rapidamente quanto o avião caiu do céu, estava perfeitamente calmo. Um homem haitiano pensou que havíamos pousado. Ele pulou do banco para a porta e tentou abri-la. Ainda estávamos dez mil pés acima do Caribe. Ele puxou a alavanca da porta e começou a empurrá-la. Um comissário de bordo o derrubou. O homem estava em choque, gritando em um dialeto. Foram necessários mais dois passageiros para contê-lo. O interior do avião era uma cena de caos em massa. Além disso, minha voz não estava curada.
Quando o avião se recuperou, meu primeiro pensamento foi que eu não deveria ter deixado aquele cara orar pela minha voz. Não apenas porque quase caímos quando ele o fez, mas por causa de algo que meu pastor havia dito recentemente. Existem três ídolos que nos impulsionam: conforto, controle e aprovação. Quando deixadas por conta própria, as decisões que tomamos em nossas vidas refletem nossa necessidade de um ou mais desses ídolos. Meu foco na minha voz refletia os três.
Depois que nosso avião pousou, senti Deus me dizendo que ele não precisava da minha voz. Ele precisava da minha atenção. Após o incidente do avião, ele o teve. Até aquele momento, toda a minha atenção e orações e as orações dos outros eram de que Deus faria um milagre e curaria minha voz. Eu queria consertá-lo para recuperar o controle sobre minha vida. E conforto. E aprovação. Quando você ora pela cura e não a recebe, isso não significa que Deus não está trabalhando no que você pediu. Significa que ele está trabalhando no que quer, e isso é algo maior e mais bonito do que sabemos para orar.
O milagre não era que Deus iria consertar minha voz. O milagre foi que Deus iria me usar com um preso.
Alguns meses depois, voltei com a doutora em voz alta da Vanderbilt e ela finalmente apresentou um diagnóstico. Eu sofria de disfonia espasmódica, um distúrbio vocal incurável causado por espasmos musculares que interrompiam os caminhos entre o cérebro e as cordas vocais. Algumas pessoas melhoraram com doses de Botox injetadas nos músculos ao redor das cordas vocais. Mas Botox não ajudou. Um médico da UCLA estava tendo sucesso limitado com uma cirurgia complicada, envolvendo incisões por vias neurológicas e permitindo que elas voltassem a crescer e se curassem. Parecia arriscado. Eu abri mão e apenas agradeci ao médico. Apreciei o fechamento.
Conversei com outras pessoas que tinham o distúrbio e, através de pesquisas e práticas, descobri maneiras de melhorar minha voz. Comecei segurando minha garganta quando falei, pressionando levemente minhas cordas vocais. O apoio ajudou os espasmos a relaxar e, com o tempo, houve cura suficiente para que eu nem sempre tivesse que segurar minha garganta.
Eu nunca poderei cantar de novo. Mas pelo menos posso pedir um sanduíche de frango.
Mark Stuart, talvez mais conhecido como vocalista da banda de rock cristã Audio Adrenaline, é compositor, cantor, palestrante, missionário e defensor de crianças vulneráveis no Haiti. Embora tenha casa em Franklin, Tennessee (EUA), ele viaja em tempo integral com sua esposa, Aegis, e seus dois filhos, Journey e Christela, no trailer da família. Artigo originalmente publicado no portal pentecostal Charisma News.