“E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quiserem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá.” Lucas 16:26
A bíblia tem direção para qualquer situação que envolve o Ser Humano, exatamente, por isso, que ela é, o nosso manual de vida, nela encontramos as respostas mais complexas que possa existir.
A questão vida eterna, para muitos é uma incógnita; sempre ouvimos, ou lemos essa pergunta: o que haverá depois da morte?
Porque, na verdade, nós não conhecemos ninguém que já tenha sido sepultado, e que tivesse voltado para nos informar alguma coisa do que acontece do outro lado da vida. Há casos sim, de pessoas que foram consideradas mortas pela medicina, e retornou-lhes os sentidos novamente, e outras pessoas que foram arrebatadas nos seus sentidos, e tiveram experiências sobrenaturais. Mas o fato é; nós não sabemos sobre alguém que já tenha descido a tumba fria e tenha retornado.
Mas, a bíblia nunca deixa um questionamento nosso, sem respostas, nós só temos que examiná-la, e atentar para os fatos.
Há na bíblia, casos de ressurreição que não deixam dúvida, que pessoas já enterradas, voltaram a viver. Exemplo de: Lázaro, amigo de Jesus, que o seu corpo já estava em decomposição, depois da ordem de Jesus, saiu vivo do sepulcro. “Disse Jesus: Tirai a pedra. Marta, irmã do defunto, disse-lhe: Senhor já cheira mal, porque é de quatro dias.” João 11:39-44
Do jovem que estava sendo enterrado e caiu sobre os ossos do profeta Eliseu e reviveu. “E sucedeu que, enterrando eles um homem, eis que viram um bando, e lançaram o homem na sepultura de Eliseu; e, caindo nela o homem, e tocando os ossos de Eliseu, reviveu, e se levantou sobre os seus pés.” II Reis 13:21
E outros servos do Senhor que estavam enterrados, quando Jesus foi morto, a terra abriu-se e estes reviveram, e saíram andando dos seus sepulcros e entraram na cidade, e muitos viram. “E abriram-se os sepulcros, e muitos corpos dos santos que dormiam foram ressuscitados; E, saindo dos sepulcros, depois da ressurreição dele, entraram na cidade santa, e apareceram a muitos.” Mateus 27:52-53
O mais interessante nestas passagens, é que, nada ficou escrito sobre a experiência destes, não se relata nada sobre eles depois de ressuscitados, ninguém escreve sobre o que eles contaram que havia acontecido quando ainda estavam mortos. Há um segredo de Deus, em fazer permanecer no oculto o que há lá trás, para que as pessoas façam as coisas certas, não por medo de ir pro inferno, mas por obedecer a Deus, os homens precisam acreditar e viver pela fé, seguindo as orientações contidas na bíblia.
Outro fato que devemos observar, é que, Jesus, está sempre enfatizando, que a morte humana, é apenas um sono profundo, Ele está sempre dizendo: não está morto, mas dorme, ou seja, o espírito dele apenas saiu do seu corpo, deixou a casa onde morava, mas o verdadeiro Ser Espiritual continua vivo em outra dimensão.
Se o espírito não voltar para o corpo, a matéria, carne, perde a eficácia e irá entrar em putrefação, já que, o que dá a vida, é o espírito. “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.” Gênesis 02:07
Atente para o verso de Mateus que lemos, o autor refere-se; dos santos que dormem. Melhor percepção, os que estão em Cristo tem garantia de vida, apenas, saem desta morada humana, e retorna para seu dono, Deus. “Assim falou; e depois disse-lhes: Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono.” João 11:11
Eu quero chamar a sua atenção, para este episódio, porque as pessoas pensam que, morreu e tudo acabou, é aí que está o engano. Depois que se desfalece aqui, é que, começa a vida.
Muitos pensam, que depois que se morre, o espírito vira uma espécie de fantasma, que pode volta para nos assombrar, até sentimos medo, ficamos assustados. Porém, os que nos assustam são os que residem ainda neste patamar, quem está do outro lado, não pode vir para cá, tem barreiras invisíveis colocadas por Deus, que nos separam.
Se tudo nos é estranho, é porque, nós estamos com os olhos espirituais fechados, e, estamos presos no corpo humano, daí as coisas espirituais nos parecem ser esquisitas. Creio que, assim também é lá para com eles, somos como estranhos, pois, para eles nós estamos presos, acondicionado dentro, em um pedaço de carne.
A verdade é que, o mundo espiritual, é mais real do que se pode prescrever; e, neste trecho bíblico, entre o rico e Lázaro, ambos já mortos; acontece um diálogo, muito sério; não simplesmente a questão da riqueza, mas, a questão de onde está posto nosso coração, quais sãos os nossos interesses nesta vida, o porquê nós estamos aqui, e, o que os nossos atos podem reservar para nós.
Há uma realidade contagiante, fato é; existe separação do outro lado para quem andou correto, e para quem andou errado, na terra. Quando uma pessoa morre em Cristo, esta vai para um lugar diferenciado daqueles que não temem a Deus; a bíblia diz, que estes vão para o Hades. “E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abrão; e morreu também o rico, e foi sepultado.” Lucas 16:22. Este versículo fala do lado espiritual dos dois, pois, o lado humano, ambos foram enterrados.
Percebam a normalidade que existe do outro lado, é um mundo nítido, paralelo; eles vêem a situação que o outro se encontra. O homem que está no Hades, ou seja, preso na morte, ele estava sofrendo muito, e aquele lugar era de dores, tormento, fogo, calor abrasivo; quando ele olha para cima, vê a Lázaro junto a Abraão, em outro lugar, em clima de paz.
Os mortos se reconheceram, de quando estavam vivos na terra. (Isto nos leva a entender que, vamos reconhecer as pessoas do outro lado, é por isso que Jesus disse que haverá surpresas, pessoas que achamos que irão para os céus, não estarão lá, já outros que nem imaginamos, vão estar lá, porque Deus conhece os seus). “E, Clamando, disse: Pai Abrão, tem misericórdia de mim, e manda a Lazaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.” Lucas 16:25
Eu sei que poucos estão se importando com esta questão, a vida após a morte! Bem verdade que, a grande parte nem acredita que ela existe, e, dizem que isto é coisa de maluco, porém, esta deveria ser a maior preocupação de qualquer ser humano.
Olhe o que este homem pediu para Abraão: deixar Lázaro voltar, para contar o que acontece do outro lado, para os seus; há uma preocupação dele para que a sua família não fosse para onde ele estava. “E disse ele: Rogo-te pois, ó pai, que o mandes a casa de meu pai; Pois tenho cinco irmãos, para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento.” Lucas 16:27-28
Pense comigo: neste presente século ninguém conseguiu viver até 130 anos, e, quando passa dos 70 anos começa a haver mais fadiga do que contentamento. E, vivendo tão poucos anos, a vida aqui nos é tão difícil, e, para muitos a maior parte destes anos são de aflições, tristezas, decepções, angústias e dores. Imaginem passar toda a eternidade sofrendo, no sofrimento que não terá fim?
Eu sei que a bíblia é para os que crerem, e se você crê ou não, Céus e Inferno existem, então, pense: para onde o seu espírito irá, porque quem já se foi, não tem mais jeito, mas, para você ainda tem. Quem está lá, não pode voltar para nos dizer nada, mas, as coisas que lá acontecem, são reais e verdadeiras.
“Existe um abismo que separam os que morrem em Cristo, daqueles que não morrem. Há diferença depois da morte física, para os que servem a Deus, e dos que não o servem.” Lucas 16:26.
E, não devemos esquecer que, depois do julgamento da igreja, os que estiverem no Hades, ainda sofrerão o peso da segunda morte. “E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo; esta é a segunda morte. E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.” Apocalipse 20:11-15
Mas, os que estiverem junto à Deus, nunca mais provarão a morte, pois, serão como os anjos do Senhor, visto estes, permanecerem féis a Deus até o fim, e, não ter negado o nome de Cristo, logo, serão chamados de filhos de Deus. “Porque já não podem mais morrer, pois são iguais aos anjos, e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição.” Lucas 20:36
Você também acha que a vida é só isto aqui?
Aceite um conselho: se preocupe com o que está do outro lado, busque a Deus enquanto há tempo para você, depois da morte, você não sabe o que está a te esperar.
Pense bem nisto!
Pra. Elza Carvalho
Pequenina Serva a Serviço Do Reino de Deus.
E-mail: [email protected]
Juntos, com o nosso coração quebrantado, tocaremos no coração de Deus.
Se Você Gostou Dessa Mensagem, Compartilhe, Encaminhe Para Alguém, Existem Outras Pessoas Precisando Lê-la.
Contato Para Ministrar: e-mail [email protected]