Quanto a ti, pois, ó filho do homem, eu te constituí por atalaia sobre a casa de Israel; portanto ouve da minha boca a palavra, e da minha parte dá-lhes aviso.(Ez 33:7). O significado do termo “atalaia” remete à ideia de sentinela, vigia ou guarda.
Em muitas passagens do Antigo Testamento o Senhor usa a figura do atalaia de Deus como aquele sentinela que guarda, que vigia e que cuida. É aquela pessoa que fica num alto lugar, como torres, postos e grandes rochedos como no caso dos pastores para “enxergar de longe”.
São colocados nesses lugares estratégicos para avisar de ataques inimigos que tentam invadir a fortaleza, de ladrões que tentam roubar a colheita e se qualquer coisa estranha venha a acontecer.
Atalaia de Deus: diferenças
É necessário ressaltar que existem dois tipos de atalaias: Os atalaias vigilantes e os atalaias cegos. Porém os atalaias espirituais (vigilantes) e os atalaias naturais (cegos).
Os atalaias vigilantes – O atalaia vigilante é aquele que está no posto, sempre vigiando o que acontece. O verdadeiro atalaia ele é espiritual, ele consegue enxergar antes que o inimigo venha, alertando seu povo quando o inimigo vem.
Ele enxerga não pelos olhos naturais , mas pelos espirituais. Diz a palavra de Deus que Elias viu a chuva onde ela não existia ainda (1 Rs 18). O profeta Eliseu conseguiu enxergar um exército de anjos maiores que o exército da Síria (2 Rs 6:8).
Josué e Calebe tiveram visão diferenciada do relato negativo dos outros espias (Nm 14:24,30). Um verdadeiro homem de Deus ele não olha nos olhos naturais, mas pelo olhos espirituais alertando a seu próximo de todo perigo. Ele fica atento ao que está acontecendo. De nada adianta você enxergar a ação do inimigo e não alertar.
Porque andamos por fé, e não por vista (2 Coríntios 5:7).
Características de um atalaia:
1) O verdadeiro atalaia se prepara em Deus para não dormir espiritualmente. Antes de mais nada o verdadeiro atalaia se prepara espiritualmente para função. Para ser um atalaia é necessário que seja um homem de oração que busque a Deus e se prepare espiritualmente para seu ofício. Diz as Escrituras:
Vigiai e orai para que não entreis em tentação; pois o espírito está pronto, mas a carne é fraca.(Mc 14:38)
2) Ele vigia e ora para estar apto a seu ofício – O verdadeiro atalaia não somente vigia, mas ele fica alerta em todo tempo. O inimigo sabe o momento certo de atacar e espera o vigia cochilar para agir. Satanás irá usar nossas fraquezas para tentar nos “anestesiar” do propósito. Seu maior objetivo é matar, roubar e destruir (Jo 10:10).
Como servos de Deus não podemos “cochilar”, mas sempre estar atento.Devemos portanto, ser sóbrios, vigiando como diz as Escrituras:
Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar. (1 Pe 5:8).
Vigiai, pois, a todo tempo,orando, para que possais escapar de todas estas coisas que tem de suceder e estar em pé na presença do Filho do homem.” (Lucas 21:36)
3) Avisar quando chegar o juízo de Deus
O livro de Ezequiel mostra o dever do atalaia espiritual,como aquele cuja responsabilidade é de avisar quando chegar “a espada”, ou seja, o juízo de Deus.(Ez 33:3-4).
. O maior objetivo do atalaia é avisar. O verdadeiro atalaia é aquele que mostra a situação espiritual de alguém , principalmente o mau e perverso para que esse venha andar num outro caminho. Como no caso do homem perverso, o objetivo é fazer que esse mude de caminho, ou seja, que esse se converta (Ez 33:9). No caso de justo é para que ele não peques.
Ao atalaia que não avisa diz assim a palavra do Senhor:
Mas, se quando o atalaia vir que vem a espada, e não tocar a trombeta, e não for avisado o povo, e a espada vier, e levar uma vida dentre eles, este tal foi levado na sua iniqüidade, porém o seu sangue requererei da mão do atalaia (Ezequiel 33:6).
Porém o aviso também é para os justos:
Semelhantemente, quando o justo se desviar da sua justiça, e cometer a iniqüidade, e eu puser diante dele um tropeço, ele morrerá: porque tu não o avisaste, no seu pecado morrerá; e suas justiças, que tiver praticado, não serão lembradas, mas o seu sangue, da tua mão o requererei (Ezequiel 3:20).
4)Tocar a trombeta – Creio que outro dever do atalaia espiritual é tocar a trombeta, gritando e clamando quando preciso, quando algo está estranho no forte, intercedendo junto ao seu Senhor quando necessário. Tocar a trombeta é proclamar a palavra de Deus.É Gritar,ou seja, clamar e interceder.
O forte ou a fortaleza se refere a Igreja de Deus na terra. Tocar a trombeta também é transmitir a mensagem de uma forma que outras pessoas possa ouvir . E isto se refere também a uma pessoa que exorta e admoesta quando preciso para que esta pessoa não venha a ser prejudicada.
Paulo certa vez disse a Timóteo:
“Pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.”(2 Timóteo 4:2-5)
3) Tem como maior objetivo ajudar na coletividade – O objetivo maior do atalaia é ser usado na coletividade e não somente na individualidade. Existem muitas pessoas que desejam ser atalaias,pela posição, que é estar no alto, pela visibilidade dos outros a seu respeito, mas poucos são aqueles que desejam “servir” aos outros como “verdadeiros atalaias”. A palavra de Deus diz que devemos perseveram em intensa vigília e súplica por todos os cristãos.
Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos (Efésios 6:18)
4) Saber que sua função é falar por Deus e não convencer – Muitas pessoas deixam de ser atalaia de Deus com medo de haver represálias ou ter sua mensagem negada.
Mas, quando eu falar contigo, abrirei a tua boca, e lhes dirás: Assim diz o Senhor Deus: Quem ouvir ouça, e quem deixar de ouvir, deixe; porque eles são casa rebelde. (Ezequiel 3:27)
5) Seguir a risca sua responsabilidade – Não cabe ao atalaia questionar ou fugir da sua responsabilidade , pois as consequências podem não ser muito boas como foi com o profeta Jonas.
Conta o episódio bíblico que o Senhor pede ao profeta ir a Nínive, mas o profeta se levantou para fugir da presença do Senhor (Jn 1:3). Por causa disso, acabou o profeta tendo que passar por algumas aflições como tempestades.
Se eu disser ao ímpio: Ó ímpio, certamente morrerás; e tu não falares, para dissuadir ao ímpio do seu caminho, morrerá esse ímpio na sua iniqüidade, porém o seu sangue eu o requererei da tua mão (Ezequiel 33:8).
A importância do atalaia
Finalmente, devemos entender que temos que ser servos vigilantes e espirituais em todo tempo. Não podemos negligenciar o chamado de Deus em nossas vidas.
Muitas pessoas se escondem e preferem ser “politicamente correto”, não querendo se “queimar com alguém”, usando uma expressão de nossos dias. Porém, o que muitos não percebem é que Deus irá requerer todas as coisas que fizermos(Ez 18: 1-32; 2 Cor 5:10).
Devemos avisar os justos a não pecar e os ímpios a se converterem, para que nossa vida seja salva como diz as Escrituras
Mas, se avisares ao ímpio, e ele não se converter da sua impiedade e do seu mau caminho, ele morrerá na sua iniqüidade, mas tu livraste a tua alma (Ezequiel 3:19).
Mas, avisando tu o justo, para que não peque, e ele não pecar, certamente viverá; porque foi avisado; e tu livraste a tua alma (Ezequiel 3:21)
Porque não tenho prazer na morte de ninguém, diz o Senhor Deus; convertei-vos, pois, e vivei (Ezequiel 18:32)