Você já fugiu da vontade de Deus para a sua vida, pensando: “Eu nunca poderia fazer isso”? Foi o que Jonas fez. Deus lhe disse para ir pregar ao povo de Nínive. Mas, em vez disso, Jonas foi na direção oposta. Ele foi até o porto de Jope e embarcou em um barco em direção a Társis. Mas a Bíblia nos diz que “o Senhor lançou um grande vento sobre o mar, e houve uma forte tempestade no mar, de modo que o navio estava prestes a ser destruído” (Jonas 1: 4 NKJV).
Os marinheiros experientes a bordo estavam em pânico. Era uma tempestade como nunca haviam visto antes. Eles tentaram descobrir por que essa tempestade havia acontecido. Eventualmente, Jonas admitiu que a tempestade era por causa dele. Então eles o jogaram para o lado do barco.
Ele não sabia que um grande peixe viria e o engoliria. Lembre-se, as ondas tumultuadas do oceano estavam pairando no céu, e ele provavelmente pensou: “Estou morto. É isso. Desobedeci a Deus, e é isso que acontece”.
Com certeza, uma criatura o engoliu inteiro, e ele estava dentro da barriga dessa fera enorme. Mas a Bíblia nos diz que ele orou da barriga do peixe, dizendo: “Clamei ao Senhor na minha grande angústia e ele me respondeu. … Quando minha vida estava acabando, lembrei-me do Senhor. E minha oração sincera saiu a você em seu santo templo “(Jonas 2: 2, 7 NLT).
Jonas citou as Escrituras em sua oração e, especificamente, citou os Salmos. A propósito, acho que é realmente uma boa ideia citar a Bíblia quando oramos. É porque Deus precisa ouvir sua própria palavra?
Não, mas nós fazemos.
Tempestades entrarão em nossas vidas como cristãos na forma de uma calamidade ou sofrimento de algum tipo. Pode ser um problema médico, um problema conjugal, um problema legal ou outra coisa. A lista continua e continua. Mas existem três tipos de tempestades que um crente enfrentará.
Primeiro, há tempestades perfeitas, quando Deus permite que dificuldades em nossas vidas nos tornem mais fortes espiritualmente. Jó passou por uma tempestade perfeita. A Bíblia diz: “Quando sua fé é testada, sua resistência tem uma chance de crescer. Portanto, deixe crescer, pois quando sua resistência estiver totalmente desenvolvida, você será perfeito e completo, sem precisar de nada” (Tiago 1: 3–4 NLT).
Em seguida, há tempestades de proteção. Esse é o tipo que os discípulos experimentaram no mar da Galiléia depois que Jesus realizou seu milagre mais popular até hoje: a alimentação dos cinco mil. As pessoas adoraram esse milagre. Ressuscitando pessoas dentre os mortos? Impressionante. Restaurando a visão e a audição? Incrível. Mas almoço grátis? Agora estamos a falar.
A multidão queria fazer Jesus rei à força. Então Jesus disse aos seus discípulos, com efeito: “Entre no barco. Estamos saindo daqui”. Ele libertou seus discípulos do que teria sido muita adulação, o que teria criado muitos problemas. Então eles passaram por uma tempestade de proteção.
Por fim, estão corrigindo tempestades. Basicamente, provocamos essas tempestades sobre nós e colhemos as consequências de nossas ações. Jonas estava em uma tempestade de correção. A culpa foi dele. Ele trouxe sobre si mesmo.
Talvez você tenha estragado tudo e dizendo: “Não há esperança para mim”. Deus pode dar segundas chances.
Você não pode se afastar de Deus e não deveria querer. Não há lugar para onde você possa ir onde o Senhor não está lá. Para mim, é reconfortante saber que onde quer que eu vá ou o que quer que eu enfrente na vida, Deus está comigo.
Jesus disse: “Nunca te deixarei, nem te desampararei” (Hebreus 13: 5 NKJV). Portanto, não tente fugir de Deus. Em vez disso, corra para ele. E se você precisa de uma segunda chance hoje, então por que não ora e pede a Deus uma?
Deus fez isso por Jonas. O segundo capítulo de Jonas nos diz: “O Senhor falou ao peixe, e ele vomitou Jonas em terra seca” (versículo 10 NVI). A baleia viajou até a costa, abriu a boca e regurgitou Jonas.
Então Deus mais uma vez chamou Jonas para levar sua mensagem ao povo de Nínive. Dessa vez, Jonas fez o que Deus lhe pediu que fizesse. E como ele finalmente obedeceu ao Senhor, provavelmente ocorreu o maior despertar espiritual da história humana.
Mas há outra coisa sobre Jonas que não queremos perder: ele estava começando a perder a esperança (ver Jonas 2: 7). Eu acho que muitas pessoas em nossa cultura hoje estão começando a perder a esperança. Segundo alguns especialistas, é uma das razões pelas quais as taxas de suicídio são tão altas.
Não sei que tipo de tempestade você está enfrentando agora. Mas não desanime. Você vai passar por isso. Aguente. Adoro o acrônimo HOPE: holding on with patient expectation (“resistir pacientemente e com expectativa”, em tradução livre).
E a boa notícia sobre as tempestades é que elas têm começo, meio e fim. Talvez a sua tempestade esteja acontecendo há algum tempo. Mas você sabe o que? Você pode estar no final disso. Então não desista. Não perca a esperança.
Se Deus resgatou Jonas da barriga de um peixe, então Deus pode tirar você do que estiver enfrentando agora.