“Aquele que teme o Senhor possui uma Fortaleza segura, refúgio para seus filhos.” (Provérbios 14:26)
Se o Pai está com medo, para onde a criancinha recorre? Pais devem ser seguros. Eles devem saber o que fazer e como solucionar problemas e ajustar as coisas, e acima de tudo, eles devem proteger os filhos do perigo. Mas o que acontece se uma criança vê nos olhos de seu pai o medo? E se o Pai está com tanto medo quanto a criança, e não sabe o que fazer? Aí a criança está totalmente descontrolada e em pânico. Ela sente que o lugar estável, bom e seguro não é mais seguro.
Mas se o Pai é seguro de si, então os filhos têm um refúgio. Se o Pai não entrar em pânico, mas sim, calmo e estável, todas as paredes podem cair, e todas as ondas podem quebrar, e todas as cobras podem emitir silvo e os leões podem rugir e o vendo soprar, a criança sempre terá um lugar seguro nos braços do Pai. O Pai é o refúgio, desde que o Pai seja seguro de si. Por isso o Provérbio 14:26 diz que:
“seus filhos terão um refúgio,” se o pai for “seguro de si”.
A confiança do Pai é o refúgio de suas crianças. Os Pais, a batalha para sermos confiantes não é apenas relacionada conosco, está relacionada com a segurança de nossos filhos. Está relacionada com o senso de segurança e de felicidade deles. Está relacionado com o fato de eles crescerem irritados ou firmes na fé. Até mesmo os filhos podem conhecer a Deus de forma pessoal, nós somos a imagem e semelhança de Deus em suas vidas. Se formos confiantes, confiáveis e seguros para eles, eles terão a tendência de se apegarem a Deus como seu refúgio quando a tempestade aparecer perante eles.
Então como devemos ter “uma confiança forte”? Pois acima de tudo, nós também somos pequeninos, igual a vasos de cerâmica, frágeis e quebráveis, que lutam com ansiedades e dúvidas. A melhor solução é dar o melhor de nós mesmos e esconder o nosso verdadeiro EU? Isso nos levará a úlceras no melhor dos casos, e no pior dos casos a duplicidade do adolescente que desonra e repele a Deus. Essa não é a resposta.
Provérbio 14:26 dá outra resposta: “Aquele que teme ao Senhor possui uma Fortaleza.” Isso é muito estranho. Aqui diz que a solução para o medo é o próprio medo. A solução para a timidez é o medo. A solução para a incerteza é o medo. A solução para a dúvida é o medo.
Como isso pode ser?
Parte dessa resposta é que o “temor ao Senhor” significa ter medo de desonrar a Deus. Significada ter medo de não confiar em Deus. Significa ter medo de ter medo de qualquer coisa que Deus prometeu que você iria vencer. Em outras palavras o temor a Deus é o maior destruidor de medos.
Se o Senhor diz, “Não tema, Eu estou com você, não fique consternado, Eu te ajudarei,” (Isaias 41:10), então é uma coisa insensata se preocupar com o problema, porque ele diz que lhe ajudará.
Temer o problema quando ele diz, “Não tema, Eu lhe ajudarei”, é um voto de não confiança na palavra do Senhor, e isso é uma grande desonra a Ele. E o temor ao Senhor esmorece no caso de tal desonra. Se o senhor diz, “Eu nunca falharei e nunca lhe abandonarei,” então você pode dizer confiantemente, “O Senhor é meu ajudador, não temerei; o que me pode fazer o homem?” (Hebreus 13:5-6) – se o Senhor lhe diz isso, não estar confiante na presença prometida do Senhor, e em sua ajuda, é um tipo de orgulho.
Isso coloca o nosso reconhecimento do problema acima do reconhecimento de Deus. É por isso que lemos as palavras do Senhor em Isaias 51:12, “Eu, eu mesmo, sou quem te conforta. Quem é você para que tema homens mortais e o filho do homem que é apenas relva?” Quem é você para temer o homem, quando Deus prometeu ajudá-lo? Então é orgulho temer o homem. E orgulho é exatamente o oposto de temer a Deus.
Então, sim, o provérbio é verdadeiro e uma grande ajuda para nós.
Temam a Deus, pais. Temam a Deus. Temam Lhe honrando. Temam crendo nele. Temam não colocando a sua avaliação de seu problema acima dele. Ele diz que pode ajudá-lo. Ele é mais inteligente. Ele é mais forte. Ele é mais generoso. Confie nele. Tema portanto não crer nele.
Por quê? Ele trabalha para aqueles que esperam por ele (Isaias 64:4). Ele solucionará o problema. Ele resgatará a família. Ele cuidará dos pequeninos. Ele suprirá as suas necessidades. Tema não crer nisto. Então seus filhos terão um refúgio. Eles terão um Pai que “tem uma grande confiança” – não nele mesmo, mas nas promessas de Deus, e que estremece em não confiar. Devo aprender a temer o Senhor para o bem de meus filhos.
Pastor John