Enfrentando o Medo

0

O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei temor? O Senhor é o meu forte refúgio; de quem terei medo? Quando homens maus avançarem contra mim para destruir-me, eles, meus inimigos e meus adversários, é que tropeçarão e cairão. Ainda que um exército se acampe contra mim, meu coração não temerá; ainda que se declare guerra contra mim, mesmo assim estarei confiante. Uma coisa pedi ao Senhor, é o que procuro: que eu possa viver na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a bondade do Senhor e buscar sua orientação no seu templo. A teu respeito diz o meu coração: “Busque a minha face! ” A tua face, Senhor, buscarei. Salmos 27:1-4,8

Certa vez ouvi de um sábio que coragem não é a ausência do medo e sim força e fé para enfrenta-lo na verdade o medo faz parte da natureza humana e faz muito bem para nós é um mecanismo de defesa e auto proteção, e o medo é o que nos distância da insanidade, uma pessoa sem medo é uma pessoa insana e corre um alto risco de vida.

então o medo não é um problema em si, ele se torna um problema quando nos paralisa e ele vem de diversas formas e por diversas razões ao longo da nossa vida, são tantas noticias ruins de violência, crises, guerras e muitas vezes ele nos alcança por problemas financeiros, familiares enfermidades, mudanças inesperadas e é ai que chega o desafio: paralisar ou enfrentar?

se paralisarmos corremos o risco de entrarem depressão uma doença que tem afetado uma grande parcela da nossa sociedade e sinceramente paralisar não nos leva a lugar nenhum, não há eficácia, não resolve o problema. Então temos que enfrentar, e é ai que começa o dilema, como enfrentar?

nos textos selecionados encontramos a chave para isso, Davi disse que mesmo que um exército o cercasse ele não temeria e se manteria confiante em outro salmo conhecido diz que: mesmo que eu ande pelo vale da sombra da morte não temerei mal algum, porque tu estás comigo (Sl 23:4) ele não se aterrorizava e se cremos que a bíblia é a palavra de Deus, cremos que ele estava sendo completamente sincero e que não há espaço para um “simples modo de dizer” Davi era um homem de guerra, enfrentava os medos com coragem, foi assim que conquistou reinos como rei, foi assim que enfrentou um leão sendo apenas um menino sozinho no campo, foi assim que enfrentou Golias o grande guerreiro apenas com uma funda nas mãos, mas como isso? qual era o seu segredo?

A chave se encontra mais a frente no mesmo texto de salmos que diz: uma coisa peço ao Senhor e a buscarei que eu possa morar em Tua presença todos os dias da minha vida (Sl 27:4) Davi sabia que na presença do Senhor há plenitude de alegria (Sl 16:11) que o perfeito amor lança fora todo medo (1Jo 4:18) e sabemos que Deus é amor(1Jo 4:8) e se Deus é por nós quem será contra nós? (Rm 8:31)

Davi vivia na presença de Deus e quando estamos na presença de Deus diariamente, conhecemos a Ele e ao Seu amor por nós e então temos fé para enfrentar as dificuldade que for, pois ele tem pensamentos de paz a respeito de nós (Jr 29:11) e os Seus planos são maiores que os nossos (Is 55:9) e ele nos tem como a menina de Seus olhos (Zc 2:8b) ele colocou um não temas na Sua palavra para cada dia do ano incluindo o ano bissexto, então podemos confiar nele, mas para confiar temos que conhece-lo e para conhece-lo temos que conviver com ele, então façamos como Davi que ao ouvir a voz de Deus clamando em seu coração busque a minha face (Sl 27:8a) respondeu prontamente a Tua face, Senhor, buscarei (Sl 27:8b) façamos isso a cada dia e teremos a coragem necessária para

enfrentar a dificuldade que gere o medo que for. permaneçam confiantes na santa paz de Deus, esta é minha oração para você neste dia, em nome de Jesus…AMÉM”

Pr. Matheus Simões


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here