Preocupação e ansiedade. Eles estão em toda parte agora, e muitos de vocês já os sentiram. Eu sei que tenho. Certas palavras e frases provocam medo, como “pandemia”, “isolamento” e “quarentena”. Começamos a jogar o jogo “e se”. Entramos em pânico, perguntando: “E se isso acontecer?” ou “E se aquilo acontecer?”.
Temos que nos preocupar e sermos diligentes – o coronavírus é um vírus real e sério – mas não precisamos entrar em pânico. Você sabia que a palavra “preocupação” vem da raiz do inglês antigo “wyrgan“, que significava “estrangular” ou “sufocar”? A preocupação tira a vida de nós.
Jesus disse: “E qual de vocês, por estar ansioso, pode adicionar uma única hora ao seu tempo de vida? […] Portanto, não fique ansioso com o amanhã, pois amanhã estará ansioso por si mesmo. Suficiente para o dia é seu próprio problema” (Mateus 6:27,34 ESV).
Um dos meus heróis pessoais, Corrie ten Boom, coloca desta maneira: “A preocupação não esvazia sua tristeza amanhã; esvazia hoje sua força”.
Então, como devemos responder a esta crise global de saúde?
Nós devemos “fixar [nossos] pensamentos sobre o que é verdadeiro, honroso, correto, puro, amável e admirável. Pense nas coisas que são excelentes e dignas de louvor”, como o apóstolo Paulo nos diz em Filipenses 4:8 (NLT). São oito tipos diferentes de coisas com as quais podemos encher nossas mentes!
Também podemos orar pelos outros. Orem por aqueles que estão doentes, orem por aqueles que estão em risco, orem pelos médicos, enfermeiros e pesquisadores que estão tratando pacientes e estão trabalhando para impedir o vírus. Ore pelos funcionários do governo que precisam tomar decisões difíceis e ore por seus amigos, familiares e vizinhos. Pensar nos outros tira o foco de nós mesmos e, na verdade, ajuda a reduzir nossa preocupação e ansiedade!
Ao sentir medo, preocupação ou ansiedade, volte-se para a presença de nosso Pai Celestial. Quando uma criança tem medo do escuro, a melhor coisa a fazer é acender as luzes. Então a criança precisa da presença de um adulto, de preferência mãe ou pai, para confortá-lo e tranquiliza-lo. O mesmo é verdade para nós.
Em vez de ouvir ou ler as notícias assim que abrirmos os olhos pela manhã ou antes de dormirmos à noite, podemos começar ou terminar o dia com oração ou leitura da Bíblia. Podemos meditar nas palavras esperançosas que o próprio Deus nos dá em Isaías 43:2: “Quando você passar pelas águas, eu estarei com você; e quando você passar pelos rios, elas não o varrerão. Quando você andar pelo fogo você não será queimado; as chamas não o incendiarão”.
Transforme a preocupação em adoração
Quando pensamentos ansiosos surgem em nossas mentes, intrusos e indesejados, podemos varrê-los de volta com louvor. Podemos ouvir música de adoração, cantar músicas, dançar, tocar instrumentos e criar obras de arte – ou fazer o que fizermos quando expressarmos nosso amor e temor a Deus.
Sempre haverá algo que nos assustará nesta vida. Mas nestes dias incertos, podemos reservar um tempo para contar nossas bênçãos e agradecer a Deus por sua provisão e proteção divinas. Não precisamos ficar cheios de medo, ansiedade e preocupação.
Deus te ama e quer um relacionamento com você. É por isso que Jesus veio a esta terra – para nos dar o significado da vida e a esperança da vida além da sepultura. Ele morreu na cruz pelo seu pecado, e se você se afastar do pecado e o convidar para sua vida, nunca mais estará sozinho.