Como Ser Mais Agradecido

0

(Texto baseada/inspirado na leitura de Juízes 5 e Salmos 103– Bíblia Sagrada)- Por Raíssa Bomtempo

A gratidão é como uma música que toca o coração de Deus.Agradecer a Deus por tudo significa reconhecer que o que temos e somos, provém de Deus. Pois sem Ele nada podemos fazer.

Em Juizes, nos primeiros 5 capitulos, vemos que os Israelitas haviam sido oprimidos durante 20 anos pelos cananeus, eles eram cruéis e tinham um forte exercito comandado por Sísera. O povo de Deus clamou ao Senhor que respondeu através de DÉBORA, A JUIZA DE ISRAEL naquele tempo. Sísera foi morto por Israel.

Nesta ocasião, Débora e Baraque entoaram uma linda canção de agradecimento a Deus. Lendo o capitulo 5 de Juízes, aprendi 3 passos para ser mais agradecida a Deus e quero compartilhar com vocês:

Passo 1: Lembre-se das coisas de Deus.
(a canção de Débora, em Juízes 5, conta a história da derrota dos cananeus. Conta a história da ação de Deus em favor do Seu povo.)

Passo 2: Agradeça a Deus pelas coisas boas.
(Débora e Baraque podiam ter ficado com algum crédito ou glória pela vitória, mas eles reconheceram que foi Deus que os abençoou.)

Passo 3: Declare a bondade de Deus.
(Débora e Baraque escreveram uma canção. Entoaram uma canção. Não foi apenas uma cartinha de gratidão, mas, também, um ato de adoração.)

A gratidão que toca o coração de Deus é aquela em que reconhecemos a mão de Deus em todas as coisas, boas ou ruins. O exercício de gratidão faz com que o nosso “muito obrigada” se torne um “eu te amo Deus!”.
Se soubéssemos a importância da gratidão a Deus certamente iríamos dedicar mais tempo agradecendo que pedindo. Temos tantos motivos para agradecer a DEUS que se enumerássemos dariam mais que todas as estrelas do céu. Não obstante, envolvemo-nos com os afazeres diários e nos esquecemos de um dos exercícios mais importantes: a gratidão.

Os Salmos mais bonitos, em minha opinião, não são aqueles que Davi pede algo a Deus, ou expõe seus sentimentos, mas, são, sem dúvida, aquele em que ele expressa a sua gratidão ao Senhor. Observe:

“Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga o seu Santo Nome. Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios. (Salmos 103)

Sabemos que Davi enfrentava momentos difíceis, mas, ainda assim, em meio às adversidades, ELE exercitava a gratidão a Deus. Recordava-se com freqüência de todas as vezes que foi abençoado e que Deus o surpreendeu.

Já perceberam que temos mais facilidade de lembrar as coisas ruins que das coisas boas que nos acontecem? Normalmente é assim porque as coisas boas não deixam cicatrizes. Somos falhos. Esquecemos com muita facilidade das bênçãos e nos lembramos com freqüência da dor.

Contudo, se agradecêssemos mais a Deus iríamos aprender que a gratidão pelos Seus presentes diários cura as cicatrizes que a vida porventura tenha nos causado.

Ontem passei o dia observando como são poucas as pessoas que dizem “obrigada” após serem atendidas ou receberem algum favor. Também observei em mim mesma, como é mais fácil sair dos nossos lábios palavras de murmuração que gratidão.
Todos os dias temos motivos, sejam visíveis ou invisíveis, para agradecer a Deus. O Sangue que pulsa em nosso corpo, as batidas perfeitas do nosso coração, o ar que respiramos com tanta facilidade, o sorriso que podemos distribuir à vontade, a família, os amigos, o sol, a luz…ah, a vida!

Esquecemo-nos de agradecer pelos presentes diários, pelos abraços constantes, pela proteção infalível, pelo amor imensurável, pela graça imerecida. Esquecemos de agradecer a Ele pelas respostas de oração, seja ela qual for. Queremos receber aquilo que tanto desejamos, e, de joelhos, na maioria das vezes, pedimos com muita fé. Mas, quantos de nós, também nos colocamos de joelhos para agradecer a DEUS? Quantos de nós após ter uma oração respondida ou uma benção concedida voltamos para agradecer?

Agradecer, simplesmente agradecer. Sem nada a pedir. Sem petições, apenas com ações de Graça.

É impossível olhar para trás e não agradecer a DEUS por toda Sua bondade em minha vida, pelas bênçãos, cuidados, livramentos, zelo e provisão. Por isso, faço coro com o Salmista:

“Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios.”

Sabe, não gosto de pedir nada a DEUS. Levo diante dele, em oração, todos os meus sonhos mais lindos, os desejos do meu coração, meus planos e projetos e sei que DEUS ama quando tenho este momento de confiança nEle. Levar a Deus nossas petições é uma prática bíblica correta e espiritualmente necessária.

Contudo, cada vez que pedirmos algo ao Pai Celestial, devemos, juntamente, expressar a nossa GRATIDÃO pela prevalência da vontade do Senhor em nossas vidas. Afinal, ELE é soberano e sabe o que é melhor para cada um de nós. No tempo certo ELE responde cada uma de nossas orações.

“Em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças (FILIPENSES 4) ´´

Querido (a), observe a ação de DEUS em sua vida hoje. Fique atento ao detalhes do seu dia e o quanto Deus tem cuidado de você e de sua família. Observe que mesmo em situações adversas Ele está trabalhando a seu favor para promover o seu crescimento. Se você soubesse que tem um amigo que te ama, te assiste e cuida de você, certamente, você iria agradece-Lo por tanto cuidado.Deus é esse grande amigo.

Olhe para as aves do céu, olhe para os animais no campo. Escute as batidas do seu coração. Aprecie o por –do-sol. Delicie-se no sorriso de uma criança. Tudo isso são “mimos” de Deus. Ele está o tempo todo tentando chamar a nossa atenção e nós, nem sequer agradecemos.

Pare e contemple as maravilhas de Deus. Sempre haverá mais motivos para agradecer.
Quando agradecemos a DEUS pelo que ELE tem nos dado (reconhecendo que tudo vem dELE), certamente ELE cuida de providenciar aquilo que ainda nos falta.

A gratidão é uma atitude natural de quem conhece a DEUS!

O verdadeiro conhecimento de DEUS e a fé genuína em JESUS nos leva a viver uma vida de gratidão.

A gratidão pelo HOJE nos faz viver uma vida de alegria e contentamento no presente momento. Me faz olhar para o passado com gratidão e para o futuro com confiança. A gratidão pelo amanhã nos garante a fé necessária e a expectativa para esperar o melhor de DEUS com a certeza que O MELHOR DE DELE AINDA ESTÁ POR VIR.

“A gratidão desbloqueia a abundância da vida. Ela torna o que temos em suficiente, e mais. Ela torna a negação em aceitação, caos em ordem, confusão em claridade. Ela pode transformar uma refeição em um banquete, uma casa em um lar, um estranho em um amigo. A gratidão dá sentido ao nosso passado, traz paz para o hoje, e cria uma visão para o amanhã.” (autor desconhecido)

Obrigada Deus, por tudo!
Neste ano de 2013 eu me comprometo a agradecer mais e murmurar menos.
Para Deus toda atitude de gratidão é importante.
Raíssa Bomtempo (www.raissabomtempo.blogspot.com.br)


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here