Afinal, o Que é Ser Pentecostal?

4

Segundo Wikipédia, a enciclopédia livre.
Pentecostalismo é um movimento de renovação de dentro do cristianismo, que coloca ênfase especial em uma experiência direta e pessoal de Deus através do Batismo no Espírito Santo. O termo Pentecostal é derivado Pentecostes, um termo grego que descreve a festa judaica das semanas. Para os cristãos, este evento comemora a descida do Espírito Santo sobre os seguidores de Jesus Cristo, conforme descrito no Livro de Atos, Capítulo 2. Pentecostais tendem a ver que seu movimento reflete o mesmo tipo de poder espiritual, estilo de adoração e ensinamentos que foram encontrados na Igreja primitiva.

O pentecostalismo é um termo amplo que inclui uma vasta gama de diferentes perspectivas teológicas e organizacionais. Como resultado, não existe nenhuma organização central ou igreja que dirige o movimento. Os pentecostais podem ser inseridos em mais de um grupo cristão, indo do trinitariano até o não-trinitariano.

Segundo Daniel Alves Pena.
Na verdade o chamado dia de Pentecostes vem da festa das semanas ou festa das primícias, era uma festa agrícola onde cada um antes de usufruir de sua colheita deveria trazer ao sacerdote o primeiro molho e apresentar ao Senhor, esse molho era mexido e queimado como oferta pela benção do plantio e colheita.
A festa era realizada entre maio e junho, pois eram os meses que não choviam em Israel.
O nome pentecostes tem origem no nome (50 dias após) isso deu origem ao nome grego pentecostes. Troca-se o nome, muda a forma e perde-se o original e assim transformaram o dia da entrega das primícias em fogo, poder e por ai vai – Terra!

A festa era realizada nas áreas de colheita e no ano VII a.c, foi levada para Jerusalém pelo rei Josias.

Em Atos capitulo 2 Jesus apresentou a primicia de sua colheita, os discípulos.

Entendendo melhor.
Deuteronômio 16.9-12
9 Sete semanas contarás; desde que a foice começar na seara iniciarás a contar as sete semanas.
10 Depois celebrarás a festa das semanas ao SENHOR teu Deus; o que deres será oferta voluntária da tua mão, segundo o SENHOR teu Deus te houver abençoado.
11 E te alegrarás perante o SENHOR teu Deus, tu, e teu filho, e tua filha, e o teu servo, e a tua serva, e o levita que está dentro das tuas portas, e o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, que estão no meio de ti, no lugar que o SENHOR teu Deus escolher para ali fazer habitar o seu nome.
12 E lembrar-te-ás de que foste servo no Egito; e guardarás estes estatutos, e os cumprirás.

Êxodo 23.14-16
14 Três vezes no ano me celebrareis festa.
15 A festa dos pães ázimos guardarás; sete dias comerás pães ázimos, como te tenho ordenado, ao tempo apontado no mês de Abibe; porque nele saíste do Egito; e ninguém apareça vazio perante mim;
16 E a festa da sega dos primeiros frutos do teu trabalho, que houveres semeado no campo, e a festa da colheita, à saída do ano, quando tiveres colhido do campo o teu trabalho.

Êxodo 34.22
22 Também guardarás a festa das semanas, que é a festa das primícias da sega do trigo, e a festa da colheita no fim do ano.

Levíticos 23.9-14
9 E falou o SENHOR a Moisés, dizendo:
10 Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando houverdes entrado na terra, que vos hei de dar, e fizerdes a sua colheita, então trareis um molho das primícias da vossa sega ao sacerdote;
11 E ele moverá o molho perante o SENHOR, para que sejais aceitos; no dia seguinte ao sábado o sacerdote o moverá.
12 E no dia em que moverdes o molho, preparareis um cordeiro sem defeito, de um ano, em holocausto ao SENHOR,
13 E a sua oferta de alimentos, será de duas dízimas de flor de farinha, amassada com azeite, para oferta queimada em cheiro suave ao Senhor, e a sua libação será de vinho, um quarto de him.
14 E não comereis pão, nem trigo tostado, nem espigas verdes, até aquele mesmo dia em que trouxerdes a oferta do vosso Deus; estatuto perpétuo é por vossas gerações, em todas as vossas habitações.

A foice lançada contra as espigas – Deuteronômio 16.9
Reunião de todos – Deuteronômio 16.11
Proibido usufruir da colheita antes da entrega dos molhos – Leviticos 23.14

Em atos 2
1 E, CUMPRINDO-SE o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar;
2 E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.
3 E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.
4 E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.

Todos reunidos
Reunião de todos – Deuteronômio 16.11, compare com Atos 2.1

Mover os molhos, queimar, onde teríamos fumaça e palha em chamas sobrevoando o local (línguas de fogo)
Levíticos 23.9-14
9 E falou o Senhor a Moisés, dizendo:
10 Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando houverdes entrado na terra, que vos hei de dar, e fizerdes a sua colheita, então trareis um molho das primícias da vossa sega ao sacerdote; 11 E ele moverá o molho perante o SENHOR, para que sejais aceitos; no dia seguinte ao sábado o sacerdote o moverá. (compare com Atos 2.3)

Ou seja, entre maio e junho cada cristão deveria apresentar os frutos de sua colheita na pregação do evangelho e não esperar o poder. Você é Pentecostal? Cadê os Molhos (Almas Granjeadas)


4 COMENTÁRIOS

  1. DISCRIMINAÇÃO E FALSO DOM DE LÍNGUAS ESTRANHAS

    Se três mais dois são cinco então pela lógica matemática cinco menos três são dois. Dessa mesma forma, por aplicação estendida, em I Cor. 14:2 afirma taxativamente que aquele que fala em línguas estranhas NÃO fala aos homens, e ainda que NENHUM ser humano entende as línguas estranhas. Conclusão: isto é PROVA FATAL, pela lógica matemática, que as línguas faladas no Pentecostes NÃO foram línguas estranhas. Porque as línguas do Pentecostes foram direcionadas EXATAMENTE aos HOMENS. E lá sempre algum estrangeiro entendeu o IDIOMA HUMANO de sua Nação, sem tradutor e sem intérprete, falado diretamente pelo próprio Espírito Santo, usando apenas a boca dos discípulos de Cristo, todos apenas galileus (Atos 2:7), que, aliás, dentre eles (talvez 120) estavam os apóstolos, que já receberam o batismo com o Espírito Santo ANTES do Pentecostes (João 20:22) sem qualquer associação com línguas espirituais. Portanto, o batismo com o Espírito Santo NÃO depende de línguas estranhas. Pesquise na Internet: oitavo rei apocalíptico, e leia a primeira opção.

  2. Paz do Senhor,
    Respondendo a pergunta do autor: “Você é Pentecostal? Cadê os Molhos (Almas Granjeadas)”
    Primeiramente é preciso separar Pentecostais de Neo-pentecostais. A igreja mais conhecida dos Neo-pentecostais é a Igreja Universal e essa dispensa comentários. Já A igreja Assembleia de Deus é a maior da linha pentecostal clássica, e essa é conhecida pelo seu zelo evangelístico mais do que todas as outras denominações. Seu cultos nos lares, praças e vielas, cumprindo o IDE do Senhor Jesus, essa tem Molhos já que é a maior denominação do País, e bem mais nova que a Batista e Presbiteriana. Espero ser bem compreendido já que busco amar a todos independente de denominação pois somos todos irmãos em Cristo e membros do mesmo corpo.

  3. Pentecostais também adoram ao SENHOR, eu sou Pentecostal mais nem por isso me coloca acima de qualquer pessoa que seja de outra denominação, longe de mim, eu procuro JESUS nas casas de oração, pois toda honra, toda gloria, todo louvor, toda adoração é tributada tão somente a ELE que é digno, não procuro rótulo “denominacional” mais sim DEUS em Cristo JESUS…

  4. De fato que no que tange o movimento pentecostal, falo pelo que vivo ….sou assembleiano é na doutrina da Igreja assembléia de Deus. …onde o senhor Jesus tem transformado a minha vida. …Até porque a te porque Jesus ele é imutável ele é soberano assim como ele habita no movimento pentecostal ele habita no movimento dos “Reformados”….na quele dia será passado pelo fogo. ..Não a minha Denominação doutrinária. ..más a forma como eu vive exercitando a minha fé. …espero ser compreendido. .Boa noite amados irmãos. …!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here