No grego de I João 2.20 a palavra para unção é krisma. E o verbo ungir em II Cor 1.21, vem da mesma raiz, e é krio.
Em I João 2.27 é afirmado que a unção que nós recebemos do Espírito Santo permanece em nós e nos ensina todas as coisas. Nós devemos então indagar em que consiste esta krisma (unção) que nós recebemos. Há algumas coisas que costumam ser afirmadas quanto ao que vem a ser esta unção e que não são afirmações corretas, como por exemplo dizer que é a doutrina do evangelho ou a própria verdade.
O que está em foco neste texto de I João não é a doutrina propriamente dita, mas o entendimento correto da mesma que é garantido pela unção do Espírito. Isto é, sem esta unção é impossível entender e praticar a verdadeira doutrina. É dito que esta unção permanece naqueles que a receberam, e consequentemente eles permanecerão também na doutrina ou verdade. É dito também que esta unção ensina todas as coisas, de forma que deve ser estabelecida a diferença entre aquilo que ensina e aquilo que é ensinado, a saber, a doutrina ou a verdade é o que é ensinado, e o professor, o mestre, aquele que ensina é a unção do Espírito; de maneira que se não estivermos debaixo deste mestre, não poderemos aprender a doutrina ou a verdade do modo pelo qual convém ser aprendido.
Concluímos portanto que é absolutamente essencial estar cheio do Espírito para que se possa andar na verdade.