Todas as pessoas buscam naturalmente por consolação. Consequentemente, a melhor e mais útil parte da psicologia consiste na prescrição de meios para confortar e apoiar as suas mentes contra coisas nocivas e dolorosas para a sua natureza, com as tristezas que resultam disso. Assim, não há qualquer coisa mais útil neste mundo que descobrir qualquer consideração racional que possa acalmar as tristezas ou aliviar as mentes dos que estão desconsolados, porque as coisas que são realmente dolorosas para a maioria do gênero humano excedem toda real satisfação que este mundo possa proporcionar.
Mas quais são as fontes da consolação racional? Qual é o tipo de refrigério que ela pode gerar para os aflitos? E como tudo isso pode ser comparado a este privilégio dos cristãos na provisão que é trazida sobrenaturalmente a eles pelo Espírito? Este é um alívio que nunca penetrou no coração do homem quanto a pensar nisto ou concebê-lo. Nem pode ser entendido por alguém a não ser somente por aqueles por quem é desfrutado, porque o mundo, como testificou nosso Salvador, não conhece o Espírito e nem mesmo pode recebê-lo; e então, para os que são do mundo, este trabalho do Espírito é considerado como uma fantasia ou um sonho dos cristãos.
Mas aqueles que são participantes deste privilégio sabem em alguma medida o que eles desfrutam, embora eles não possam compreender isto em toda a sua extensão, nem avaliá-lo da maneira devida, porque como pode o coração do homem, ou nossa pobre e fraca compreensão conceber completamente este mistério glorioso do envio do Espírito Santo para ser um Consolador?
Então o que é falado deste trabalho do Espírito somente aqueles que o recebem por fé, podem ter experiência disto em seus efeitos, e ainda, se permanecerem na fé, porque sem o exercício da fé não é possível se experimentar e receber a consolação. A consolação não é o primeiro trabalho do Espírito Santo nas almas dos homens. A regeneração e a santificação sempre precedem a consolação. Se os homens não são santificados primeiro pelo Espírito, eles nunca poderão ser confortados por Ele, porque esta consolação se refere principalmente aos ataques que são recebidos dos espíritos das trevas, pelo empenho na obra do evangelho.