Home » Estudos por VC

Dízimos e ofertas

Avatar de Márcio Andrade Por Márcio Andrade em 4 de março de 2012
Tags: , , , , , , ,

Estudos Bíblicos em seu email

Receba Estudos Bíblicos em seu email gratuitamente! Insira seu email:

Gospel+ no Twitter!

ou no facebook

Dízimos e ofertas

“Cada um contribua segundo propôs no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama o que dá com alegria” (2 Co 9. 7).

Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

Dizimo, décima parte de tudo aquilo que é devolvido ao Senhor, quer em dinheiro, quer em produtos ou bens.

Iremos falar de um tema muito conhecido e ainda tratado de forma equivocada por alguns. As distorções provenientes da Teologia da Prosperidade comprometem as práticas bíblicas de o crente ofertar e dizimar para a Obra do Senhor.

A “casa do tesoura” em Malaquias 3. 10, era uma parte do Templo que era armazenado grãos e outros alimentos entregue como dízimo. Os sacerdotes viviam dessas ofertas. Precisamos também dar do muito que Deus te nos concedido, a fim de sustentar aqueles que servem a Deus e ministram as necessidades espirituais de outras pessoas.

Em 2 Coríntios 9. 6-8, nós encontramos algumas características da contribuição cristã.

1. Liberalmente. (v. 6). Como incentivo a contribuição liberal, o apóstolo vincula com a lei de semear e ceifar. O dar abençoa quem dá. “Cada flor que você planta ao longo do caminho de outrem, derrama a sua fragrância sobre você”. No Antigo Testamento, a entrega do dízimo obedecia a uma lei. Todo israelita tinha a obrigação de entregar o seu dízimo na casa do Senhor (Dt 14. 22). O dízimo, mas que uma regra a ser obedecida, é o princípio de gratidão, fé e obediência. O doador o faz porque reconhece o senhorio de Deus sobre suas finanças.

2. Com boa vontade. “Cada um contribua com o que propôs no seu coração”. O doador generoso é movido pelo impulso bondoso do seu coração e por princípios profundos, e não pelas ferroadas de sua consciência ou pelo desejo de parecer generoso aos olhos dos outros. Muitas pessoas contribuem sob a influência de um apelo comovente, mas têm pena de sua própria generosidade logo que dão o dinheiro.

3. Com alegria. “Não com tristeza ou por necessidade”. Aquele que contribui com alegria considera que o contribuir é um prazer, e não algo doloroso; gosta de dar, e sente-se triste quando não tem nada para ofertar. Há, porém, aqueles que se separam das suas ofertas com quem está dando o seu sangue vital. Aquele que dá relutantemente não está dando. O maior dos ensinadores gregos recusou permitir que o título “liberal” fosse dado ao homem que dava grandes somas sem sentir nisto prazer nenhum. “A dor que ele sente comprova que gostaria mais de ficar com o dinheiro do que praticar o ato nobre. A boa disposição naquele que dá aumenta o valor da dádiva”.

Conclusão: A generosidade requerida por Paulo não se constitui em atitudes vazias ou meras formalidades sociais. Ninguém o faz por foça de uma lei ou preceitos, mas sim por gratidão ao Senhor, por fidelidade e reconhecimento, As ofertas devem ser espontânea, de coração aberto e sem avareza.

Bíbliografia: Lições Bíblicas da Escola Dominical, 1º Trimestre de 2010, 1º Trimestre de 2011 (CPAD). Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal (CPAD). Epístolas Paulinas, Myer Pearlman (CPAD).

"As opiniões ditas pelos colunistas são de inteira e única responsabilidade dos mesmos, as mesmas não representam a opinião do Gospel+ e demais colaboradores."


PS.: Comentários via Google+ estão logo abaixo desabilitados no momento.


Comentários via Facebook

36 comentaram, comente você também!

  1. Natália Garcia disse:

    Interessante análise…

  2. Marcelo Martins disse:

    Gosto das vossas conversas sobre o dizimo …mas observem:
    O dizimo nao foi instituido por Deus ou mesmo Jesus, abraão decidiu DEVOLVER a decima parte,do que conquistou numa batalha, considerando que sem Deus nao seria capaz, e este acto foi para Deus o reconhecer da sua grandeza e amor do homem.
    Ao ponto que Deus o tomou como lei, e em toda a lei nada foi alterado apos a vinda de Cristo, assim como o dizimo, caso este acto de reconhecimento que tudo que ganho é por amor de Deus, entao devolvemos o dizimo.Caso a nova aliança nao estivesse incluido o dizimo , seria bem visivel, mas antes dos livros da nova aliança e ja com Cristo entre nós vimos por muitas vezes referencia aos dizimos no novo testamento, nao como mandamento, mas como um acto normal de todo o Cristão.
    Mas tambem sei que o dizimo custa a devolver, e por isso que quando é dado em amor e com sacrificio, o valor do reconhecimento para Deus é ainda maior.

    Certo é que nenhum homem pode considerar nada seu, pois é bem claro que Jesus fala que temos de “morrer” para as nossas vontades, e Paulo diz que..” nao vivo mais eu mas Cristo vive em mim”… assim sendo nao posso pensar que retendo o dizimo é um direito meu, pois nao tenho mais poder sobre nada que é meu.
    é, e sempre será uma forma de mostrar a Deus que dependo DELE…
    “Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal bênção, que dela vos advenha a maior abastança.”

    alguem acha normal que no ultimo livro da velha aliança Deus falaria assim, para depois cerca de 450 anos á frente destituir esta lei???

    será sempre vontade de Deus (dono de tudo no mundo) que o homem reconheça como Abraão o tudo que tem , vem de DEUS…..

    ,logo entao, o dar o dizimo ou doar a vida ou viver para ajudar o proximo , é OBRIGAÇÂO para o verdadeiro Cristão.

    Fiquem com Deus ..
    Marcelo

    • Natália Garcia disse:

      Uma boa papada meu caro, porém, não vejo nenhum fundamento bíblico que diz claramente que nós como pessoas que não vivemos mais sob a LEI e sim debaixo da GRAÇA do Senhor, devemos dar dízimos, mas sim ofertas alçadas e dar conforme o proposto no coração, dando com alegria.
      Se pararmos para analisar as escrituras, veremos que em nenhum momento, Paulo, Pedro e os demais evangelistas e apóstolos da bíblia, relatam sobre os dízimos ao POVO gentil (que se enquadra a nós, pois somos filhos de Abraão apenas pela fé) não judeu.
      A própria palavra no Novo testamento, só trata de dízimos até a morte de Jesus Cristo na cruz, isso é claro para qualquer leigo que a leia.
      Em Hebreus 7:12 diz o seguinte: “Porque mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança na lei.”
      E 2 Coríntios 3:14 nos deixa mais claro ainda: “Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento, o qual foi por Cristo abolido;”
      Estão na Palavra Viva, estão escritos na Bíblia, não sou eu quem estou falando, Paulo e o autor de Hebreus, que eram homens verdadeiramente servos e ouviam a voz de Deus que estão dizendo, através do Espírito Santo.
      Os ensinamentos do antigo evangelho, foram por Cristo abolidos, foram retirados, pois não pertencemos mais à Lei, o verdadeiro cordeiro, o verdadeiro Cristo veio o nos libertou através da cruz, não estamos mais sob o domínio da Lei, não vivemos mais sobre a opressão de “PAGE OS SEUS DÍZIMOS, POIS SENÃO O GAFANHOTO VIRA E ASSOLARÁ A SUA CASA”.
      Sou testemunha disso, em casa, estamos a mais de 5 anos sem dar dizimos e nunca nos faltou nada, muito pelo contrário, sempre tivemos tudo, pois a nossa oferta e nosso dízimo, não é apenas o que há no material, como o dinheiro, mas ajudar e auxiliar a quem precisa, quer maior dizimo, ou oferta que essa?
      Um grande abraço e que Deus abençoe e possa ministrar realmente cada leitor deste estudo.

      • ora parece que a vossa biblia falta o livro de Genesis!

        Quem começou por dar o dizimo foi Abraao,reconhecendo perante o grande sacerdote melquesidec (que representou JEJUS) dar 10% do despojo que trouxe da batalha reconhecendo ajuda divina para conseguir aquela vitoria…
        ainda no antigo testamento, o dizimo foi colocado para ajuda da igreja, e seu sustento, e finalmente, com Jesus a igreja passou a ser o corpo, e Cristo o cabeça….ao dizimar-mos colocamos o dizimo a Cristo , reconhecendo a bençao do meu ordenado,emprego,saude, e prosperidade APENAS E SÓ A ELE…
        om fim do dizimo a igreja (corpo) morre, e a busca de Deus pelo homem é individual, o corpo desaparece …ora se faltar o corpo , que importancia terá O cabeça( Cristo)??!

        Mas aceito a vossa maneira de ver o novo evangelho, querendo doar mais ainda que o Dizimo, ou seja como disse Jesus ao jovem rico , vende T U D O ! e segue-me…
        assim como a todos os apostolos , e assim hoje tambem …..
        se voces venderam todas as vossas fazendas e o seguem , ai entao viveram dos dizimos e nao teram de dizimar.. é esse o vosso caso?

        caso seja outro permitam que vos proponha orar mais tempo e deixarem de lado as vossas riquezas….pois, o que vos impede de dizimar é simplesmente nao reconhecer o poder de Deus nas bençao prometidas e seguirem 2 deuses , a mamon(deus do dinheiro) sem poder apenas com ganancias e egos, e tentam, ou pensam que seguem o DEUS vivo , desde todo tempo (como diz a biblia)dono do ouro e da prata, e tudo que temos é permitido por Ele…

        cuidado com a carteira irmaos, assim como diz a biblia em proverbios…tolos de repente tudo será de outro e iremos voltar a ser pó e sem nada levar para apresentar a Cristo …

        Deus vos abençoe
        Macelo

        • Natália Garcia disse:

          Querido Marcelo,

          Você é o típico homem que se enquadra corretamente ao que diz o versículo de 2 Coríntios 3:14, seus fundamentos e bases estão todos no velho testamento, me mostre algo sobre dízimos, a partir de Jesus Cristo.

          Pois como você deve saber, não somos judeus, e os dízimos eram algo exclusivamente que os Judeus pagavam como tributo. Hoje, existem diversas maneiras de darmos “o dízimo” ao Senhor.

          Abraços.
          :)

  3. Carlos Almeida disse:

    Natália, concordo com você.
    Algumas igrejas já falam e trízimo, vendem água, martelo, pulserinha…
    Quem mantém a obra é Cristo.
    Ainda que todos os bolsos fossem “trancados” para dar dízimos e ofertas, ainda assim a palavra seria pregada.

  4. Natália voce tem toda razão no que voce está falando, o que não consigo entender porque ainda as pessoas tem a cara de pau de usar esse versículo: Cada um contribua segundo propôs no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama o que dá com alegria” (2 Co 9. 7).

    Ora se é para contribuir SEGUNDO PROPOS EM SEU CORAÇÃO, logo não é estipulado algum tipo de quantia ou %, pois se trata de voluntariedade, quem contribui de forma voluntaria não da com tristeza e sim com alegria.
    Mas se ainda alguém tem alguma dúvida se pode-se cobrar os dizímos eu digo pela palavra que não, em Hebreus 7.5 diz: E os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm ordem, segundo a lei, de tomar o dízimo do povo, isto é, de seus irmãos, ainda que tenham saído dos lombos de Abraão.
    De acordo com o texto somente os LEVITAS tem ordem de tomar dízimos e só tem essa ordem SEGUNDO A LEI, ou seja não estamos mais no tempo da lei.
    Novamente em Hebreus 7.9 diz: E, por assim dizer, por meio de Abraão, até Levi, que recebe dízimos, pagou dízimos.
    Segundo este relato bíblico vemos que o dízimo teve um INÍCIO e um FIM, de Abraão até Levi, o fim do dízimo foi-se dado na morte de Jesus na cruz.
    Finalizando com o texto ainda de Hebreus 7.18 diz: Porque o precedente mandamento é ab-rogado por causa da sua fraqueza e inutilidade.
    Engraçado que isso nao pregam nas igrejas de hoje, se voce ler o capítulo 7 de Hebreus verá que ele esta tratando ESPECIFICAMENTE DE DÍZIMOS e como vemos no versículo citado acima que os dízimos foram ab-rogado que significa ANULADO, REVOGADO, ABOLIDO, SUPRIMIDO.
    (Pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou) e desta sorte é introduzida uma melhor esperança, pela qual chegamos a Deus.
    Hebreus 7:19
    Essa melhor esperança é Jesus pela qual chegamos a Deus, Jesus finaliza tudo com apenas seu mandamento de amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como nós mesmos, se seguirmos esses mandamentos haverá em nossos corações uma coisa chamada CARIDADE (AMOR), e não precisa nem eu falar o que a pessoa caridosa faz.

    • Natália Garcia disse:

      Exatamente Altieres.

      O problema hoje nas igrejas, é que o homem tem usado os velhos ensinamentos para extorquir dinheiro do povo, por isso, eu creio mais ainda na palavra de Oséias, quando o Senhor diz, que o povo dele perece por falta de conhecimento.
      Pois se você for a fundo mesmo nas escrituras, você verá e entenderá realmente o sentido dela.
      Daí esse bando de lobo em veste de cordeiro, não poderão te atingir com melindres e opressões, pois você sabe que não está mais debaixo de maldição.

      Obs.: As ofertas, nós devemos dar sim, pois é para a contribuição da manutenção e cuidado com o Templo. Se toda igreja, tivesse o mesmo esquema como é na Congregação, você veria como Deus abriria as portas dos céus. Porque, se você reparar e olhar, a igreja mais rica hoje no Brasil, é a Congregação e seus templos, nenhum são alugados. Isso porque? Porque eles só tem as ofertas alçadas, como declarado em 2 Coríntios 9:7

      Grande abraço e que Deus abençoe muito.

      • Natália se voce procurar no novo testamento voce nao achará pessoas dando dízimos ou ofertas para manutenção de templo algum, até porque na nova aliança a bíblia deixa bem claro quem é o templo em: Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?
        1 Coríntios 3:16
        Então vemos que através deste versículo Jesus fez de nós templo de Deus, ou seja antes havia templos em forma de estrutura material, mas ao padecer Jesus na cruz nós mesmo somos o templo, tanto é que Jesus disse: Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.
        Mateus 18:20
        Vemos que não há necessidade de congregarmos apenas em templos, podemos congregar nas casas uns dos outros e também acho versículos que apóiam isso:
        E à nossa amada Afia, e a Arquipo, nosso camarada, e à igreja que está em tua casa:
        Filemom 1:2 e mais:
        Saudai aos irmãos que estão em Laodicéia e a Ninfa e à igreja que está em sua casa.
        Colossenses 4:15
        Outra coisa que devemos observar é onde está indo a oferta dos irmãos? na construção de templos?
        A bíblia nos relata para onde deve ir a contribuição voluntaria: Quanto à administração que se faz a favor dos santos, não necessito escrever-vos;
        2 Coríntios 9:1 e mais:
        E os discípulos determinaram mandar, cada um conforme o que pudesse, socorro aos irmãos que habitavam na Judéia.
        Atos 11:29
        Entãos amados vemos que as contribuições iam para os SANTOS, ou seja os irmãos em Cristo, naquela epoca esbanjava-se CARIDADE na qual hoje nem vemos, ha pessoas que passam fome aqui no Brasil e onde está a igreja CARIDOSA? Onde estãos os írmãos e pastores que se dizem ser de Deus?
        Devemos nos preocupar com isso, afinal são 40 milhões de evangélicos, vamos parar de nos apascentar a nós mesmos e olhar para as pessoas necessitadas como acontecia no passado. Hoje é uma preocupação tão grande com o tal de dízimo, porque será? Analizamos as escrituras amados e não ficamos apenas com que os pastores pregam, Apóstolo Paulo ficou alegre quando os irmãos de Beréia escutavam o evangelho por ele pregado e iam buscar nas escrituras se realmente era como ele pregava.

  5. ola ,minha união sobre o fato é que, ser dizimista ou ofertar é correto pois não vale como regra ou valor exigido e sim como contribuição,pelo seu coração, existem tarefas e contas para pagar nas igreja, … ”não para bolsos errados”…(não para quem usa de má fé… são poucos mas existem infelizmente) por isso é bom conhecer a fundo os gastos da igreja na qual cada um congrega,seja ela católica ou evangélica pois o cristão deve ajudar a igreja existem gastos por trás de toda obra ajude o próximo pois DEUS conhece todos os corações.

  6. Entao Altieres, e Natalia,voces convenceram me….

    voces só seram perfeitas para Cristo se ;

    Mateus : 21 Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, segue-me.

    voces seguiram o NOVO TESTAMENTO !?
    venderam TUDO E SEGUIRAM a Cristo …

    ou,,,

    22 Mas o jovem, ouvindo essa palavra, retirou-se triste; porque possuía muitos bens.

    o vosso problema é tambem possuir muitos bens?

    TAMBEM NO NOVO testamento :

    Mateus 5 :16 Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.
    17 Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir.
    18 Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, até que tudo seja cumprido.

    NOVO TESTAMENTO E JESUS A FALAR… nao veio para estruir a lei ….
    de modo nenhum passará d LEI um só “I” …
    mais do novo testamento …

    precisa de mais?
    mesmo que nao seja obrigado a “devolver” a DEUS uma porcentagem do que eu ganho … eu devolvo mesmo assim por amor a DEUS…
    mesmo que nao esteja escrito no NT eu dou para honra do Senhor…
    Que falta me faz 10% do meu ganho???
    em reconhecimento de quem me dá tudo….

    A questao aqui é que voces tratam dizimo como “dar” e eu como reconhecer quem me sustenta.

    se alguem usar mal o meu dizimo ou mesmo oferta , sei que esta “roubando ” a Deus, e o problema nao é meu…
    Voces pensam como Caim , que ofertando queria o mesmo tratamento que Deus deu a seu irmao Abel, mas o proposito de Abel, nao era a “obrigaçao” como voces falam por “lei” , mas sim o amor a DEUS e o reconhecimento que ELE DEUS nos sustem, proteje, e dá- nos o melhor….

    fiquem com DEUS e o amem e adorem …

    • Natália Garcia disse:

      Marcelo,

      “A Lei e os Profetas duraram até João; desde então, é anunciado o Reino de Deus, e todo homem emprega força para entrar nele.” Lucas 16:16

      Em Mateus 5: 16 – 18: “Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus.
      Não cuideis que vim DESTRUIR A LEI OU OS PROFETAS; não vim ab-rogar, MAS CUMPRIR.
      Porque em verdade vos digo, que até que o céu e a terra passem, nem um jota ou til se omitirá da lei sem que TUDO SEJA CUMPRIDO.”

      Bom, como você colocou esse trecho acima, não posso deixar de comentá-lo: Primeiramente, não vamos para o céu por justificação da Lei, já começa por aí. Outra, quando Cristo disse: “Não cuides que vim DESTRUIR A LEI OU OS PROFETAS” lógico que ele não veio destruí-la, pois ainda nada havia se cumprido, apenas o que Isaías e os profetas haviam declarado sobre sua vinda, mas o CUMPRIMENTO DO SEU MINISTÉRIO ESTAVA POR VIR.
      O CUMPRIMENTO veio em sua morte, quando ele já havia feito tudo, quando havia levado a palavra, exortado os Fariseus e Escribas, ensinado ao Povo, curado os doentes, quando seus discípulos já se encontravam “prontos” a continuar a boa obra, foi onde TUDO que A LEI E OS PROFETAS diziam, foram cumpridas, por isso reforço:
      “Porque mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança na lei.” Hebreus 7:12
      “Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento, o qual foi por Cristo abolido;” 2 Coríntios 3:14

      Em questão ao Jovem Rico, é de praxe todo pastor utilizar essa passagem para “exortar” a igreja em questão disso. Eu não tenho riquezas, mas no que posso fazer pelos meus irmãos e pelo templo, eu faço.
      Outra coisa, bem esquecida pelos pastores de hoje, o jovem rico, era Judeu e como o irmão Gileade disse, após Cristo não há sequer uma referência sobre os dízimos, ao qual eu pedi que você Marcelo, me apresentasse, porém, não vi nada.
      E não é porque não houveram problemas sobre essa questão, porque Hebreus 7 trata exatamente sobre essa questão.

      Eu creio muito em ofertas alçadas, creio que um dia a Igreja brasileira entenderá isso e creio também que os pastores que vivem da obra, viverão dela VERDADEIRAMENTE, não sob aparências e eles terão cheiro de ovelha, sendo exatamente como Jesus era, simples e humildes, não deixando a soberba entrar no coração, sendo homens firmes em oração, conduzindo verdadeiramente, o rebanho ao centro da Vontade de Deus.

      Um grande abraço :)

    • A paz Marcelo!
      Eu entendo o que voce postou, porem deste modo você está dizendo que a bíblia entra em contradiçao…veja bem: Abraão era da antiga aliaça (espero que saiba disso), e em 2Cor 3:14 diz: “Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do antigo testamento, o qual,foi por CRISTO ABOLIDO”! Existem vários versiculos da NOVA aliança que está aqui nos comentarios que eu gostaria que o Sr. revesse… Entre eles o que o irmão Altineres colocou que foi o Hb 7:18 “Porque o precedente mandamento é ab-rogado (excluído) por causa da sua fraqueza e inutilidade”
      Não é só o porquê dos 10% estar na bíblia que se tem que cumprir, pois se for assim teremos que sacrificar os animais também! Os dois fazem parte da antiga aliança entre outras “regras”.
      Estou dizendo que dízimo NÃO se deve dar á igreja? NUNCA! Simplesmente eu não “engulo” o que muitos Cristão dizem sobre o dízimo, que se não der, Deus enviará a sua ira contra eles!!! Faça-me favor! eu dou de dízimo o quanto o meu “coração” diz (E COM ALEGRIA!)como o Ap. Paulo diz.
      Muitos pastores têm medo de dizer a verdade ás ovelhas, pois tem medo delas não ofertarem mais!!! Mas não é a verdade, pois Deus diz que se Ele não deixa um passarinho passar fome, Ele deixará um filho morrer de fome?? Quando se tem medo de falar a verdade está idolatrando à Mamóm… Quando NÃO tem medo de falar a verdade você está idolatrando o ÚNICO QUE TE AMA DE VERDADE, QUE TE DARÁ A VIDA ETERNA, O ÚNICO QUE NÃO DEIXARÁ FALTAR NADAA!!! A escolha é de cada um!

      Que DEUS ABENÇÕE A TODOS VOCÊS e para que esses véus venham ser retirados

  7. vejo q o evangelho esta totalmente distorçido por lideres de igrejas q só estao enteressados na ganançia do dinheiro e encher os seus propios bolsos. pelo q leio e faço o meu estudo , é q quando si fala de dizimo e oferta na biblia,DEUS nos quer ensinar q devemos ajudar o proximo com alimentos e algo para q ele nao continue a padeçer. e o q mais tenho visto nessa terra pessoas sofrendo ,ate mesmo com fome nas ruas,vivendo da miséria total.e enquanto isso esses lideres preocupados em levantar templos absurdamente carissimos, tambem preocupados em apareçer na midia,e q agora virou moda. Até quando meu DEUS AS PESSOAS vao viver nessa mentira de achar q dizimo e oferta não siguinifica dar 10% do salario suado do trabalhador .quando jesus fala em dar com alegria ele sempre fala do amor ao proximo,o tempo todo a biblia fala do amor ao proximo.mas o amor tem si esfriado e o amor ao dinheiro tem aumentado bastante. isso é muito lamentavel….

    • Natália Garcia disse:

      Infelizmente Mery.

      Eu creio numa igreja sarada verdadeiramente, onde a preocupação, seja os órfãos, as viúvas, os pobres, todos aqueles que necessitam do Senhor, eu não condeno o ato de dizimar, porém, não há referências sobre o dízimo após a morte de Jesus.
      Eu creio na oferta alçada, pois se utilizamos do Templo, devemos contribuir para que ele seja mantido, porém, contribuir pelo que é proposto em nosso coração.

      Que o Senhor esteja conosco sempre e que ele seja o alvo de nossas vidas.
      Um grande abraço :)

  8. a paz do Senhor irmãos. Que coisa maravilhosa é buscar a boa interpretação da palavra de Deus, esse tema (dinheiro) sempre levanta polêmica onde quer que seja abordado porque de uma forma bem direta toca naquilo que movimenta a vida material das pessoas. No entanto, é preciso parar de tentar encaixar a bíblia em nossas vidas, e procurar encaixar as nossas vidas à Bíblia. Como foi citado pelo Marcelo, o dízimo é um ato de adoração ao Senhor, não se pode adorar a Deus se der, ou quando se faz a compra do mês, paga as contas e sobra algum trocado, como se faz com o garoto que vigia os carros no estacionamento. É preciso dar o melhor, não porque Deus precise disto para sobreviver, mas para demonstrar a nossa adoração e gratidão ao Senhor. AH irmã Natalia, em o novo testamento nós encontramos ensinamentos ou instruções exatamente voltadas para resoluções de problemas na igreja, por exemplo, as cartas paulinas que são quase metade de todo o NT, quando surgia um problema na igreja Paulo escrevia uma carta, não se vê ensinamento quanto ao ato de dizimar por não surjir problemas a esse respeito, logo, acho que o problema está nos “crentes” atuais, vc não acha? abraços meus irmãos.

    • A paz do senhor irmão Gileade, querido no novo testamento não tinham problemas com dízimos porque todos os irmãos que conheciam a Cristo sabiam que dízimo se tratava de obrigação e ordenança e justamente por eles terem amor a Deus eles faziam coletas e todos ajudavam com amor, e ninguém tratava essas contribuições por dízimo pelo fato de ser estipulado uma %, mas todos de bom coração ajudavam uns aos outros, por isso eles vendiam seus bens para ajudar os necessitados, se os pastores de hoje em dia fossem espertos eles fariam como os apóstolos faziam, só que o grande problema é que eles não tem confiança nos irmãos em contribuir voluntariamente, até porque esses próprios irmãos sabem que o dinheiro é mal administrado, portanto jamais os pastores pregarão contra o dízimo, justamente porque o dízimo obriga a dar 10%, e a contribuição voluntária não. Mas por outro lado se o verdadeiro evangelho fosse pregado sem adulteração, poderiam ter certeza que muitos iriam vender seus bens e dividir com quem não tem.
      Agora respondendo ao irmão Marcelo, Jesus falou isso ao joven rico porque sabia que ele era apegado aos seus bens materiais e sabia que esse apego lhe atrapalharia, afinal quando se segue a Jesus temos que negarmos a nós mesmos, evangelho siginifica renúcia, e desapego as coisas materiais, e não só ao joven rico mas todos que são ricos eu convido a vender seus bens e repartir aos pobres, Jesus conhece a minha vida, afinal ela já está selada para o grande dia, ele sabe o que eu faço por amor dos que precisam, não precisa eu falar a todos o que faço ou deixo de fazer, mas Jesus sabe e dele ninguém escapará. NOVAMENTE CONVIDO A TODOS A SE DESAPEGAREM DAS COISAS DO MUNDO QUE A TRAÇA E A FERRUGEM CORRÓI E OS LADRÕES MINÃO, E NA HORA DE COMPRAR SEU CENTÉSIMO SAPATO VENHAM LEMBRAR QUE HÁ PESSOAS FAMINTAS POR NÃO TEREM O QUE COMER, espero ver um dia as pessoas deixarem de ser mesquinhas e parar de dar só o que é por obrigação de lei, e venham EXEDER A SUA FÉ EM RELAÇÃO AOS ESCRIBAS E FARISEUS QUE DAVAM E FAZIAM SOMENTE O QUE ERA OBRIGADO CUMPRIR, por isso Jesus padeceu na cruz, para que todos pudessem ser livre dessas obrigações e fazer caridade sem limites.Paz de Jesus a todos.

  9. Todos voces falam a partir do novo testamento a lei é abolida….
    Eu nao concordo , mas mais uma vez eu pergunto se ja deram um fim á lei … queria que me esplicassem quando a LEI teve inicio …

    Aqui em Portugal, aprendemos e ensinamos que a lei veio com Moises,e o dizimo veio com Abraao…
    Ora, já Abel e caim tinham a mesma duvida que voces hoje têm, pois aqueles que querem tirar o valor ao dizimo , pensam como Caim, este tambem ofertou do melhor que tinha no seu seleiro,ou seja do melhor que a terra lhe tinha dado, e Abel DEU AS PRIMICIAS das suas ovelhas a Deus,foram as primeiras(UMA PARTE) nao todas,mas a PRIMEIRA e tambem aquelas que mais tarde poderiam ser muito mais valiosas, tal como o dizimo a primeira parte que receberes..
    Assim fez Abraao, deu uma parte que dizignou de dizima … dos espojos que Deus ajudou a conquistar….
    Muito mais tarde Moises, conduziu um povo onde foram instituidas LEIS, que Jesus em parte nenhuma as quebrou , e mais DISSE que vinha para comprir as leis…
    estas leis nao eram para ser vividas como regra de vida , pois assim sendo o homem conhecia o pecado em SI mesmo….
    Entao se pediu para viver sobre a GRAÇA(salvaçao) onde primeiro Jesus ensina a AMAR a Deus acima de tudo e tao importante como este , amar ao proximo como a si mesmo….
    Assim a lei fica sem efeito MAS COMPRIDA !!!!

    Agora depois deste resumo do envangelho eu pergunto :

    ONDE AQUI ESTA REFERIDO QUE O DIZIMO È LEI E NAO PRECISAMOS MAIS COMPRIR PORQUE È LEI E JA NAO ESTAMOS MAIS DEBAIXO DA LEI !!!????

    MEUS AMADOS!
    Quem esta contra o dizimar e ofertar, esta a servir o DINHEIRO, e custa abrir a mao….
    aconselho a ler mais a biblia…

    Tambem sei que há Pastores,lideres etc etc que usam mal o dinheiro que depois de entrar no gazofilacio, JA NAO È NOSSO MAS SIM DE DEUS !!
    e que tambem tenho muita pena ….. mas nao podemos acabar com a pobreza e a injustiça no mundo , se somos os primeiros a querer ficar com algo que nao nos pertence ….

    mas eu mais uma vez repito , nao arrisco , prefiro dar e mais tarde receber, do que ter de pedir….

    Sempre dizimei desde que aceitei JESUS, mas numa altura durante 2 meses, e de saida de uma determinada igreja, separei o meu dizimo e guardei no meu armario , e disse a Deus que nao era meu mas nao sentia que deveria dar na igreja que frequentava, as minhas vendas baixaram de 20mil euros em media para 13 mil … nos 2 meses…
    Quando encontrei outra igreja da qual apaixonei-me, desse ao meu lider , na altura que no fim desse mes daria 3 dizimos, o actual mais 2 que tinha no armario, e assim fiz, vendi no mes seguinte 40 mil euros! e recebi cerca 700 euros de premio!
    JAMAIS DIREI QUE O DIZIMO NAO È IMPORTANTE!
    O evangelho para podermos falar dele , temos de o viver , ve-lo provado no nosso coraçao .

    Eu ja pensei como voces, e ja fui do contra, ja vi o dinheiro ser mal usado…mas nada pode abalar a minha fé,muito menos a verdade que flui em mim,hoje tenho responsablidades na igreja,e jamais posso aceitar que se diga de animo leve que dizimo é passado, ou mesmo que eu possa pensar que tenho o direito de o reter….

    Quero tambem frizar que a minha preocupaçao nao é com a vossa igreja, ou vossos lideres…
    pois este devem vos ensinar muito melhor que eu …
    mas sim com voces que perdem o melhor de Deus, nao por darem ou nao o dizimo …. voces sabem que nada acontece, assim como Deus disse a Caim ” … se fizeres bem tambem serás aceito …”
    mas porque nao tendo um coraçao servindo a Cristo e fiel a DEUS jamais saberam o quando Deus te ama e nem se preocupa com 10% do que possas conseguir, pois por muito que seja …ou mesmo pouco que consegas ganhar … nao passa de 10 %….DEUS poderia muito bem no seu direito EXIGIR 90%… pois TUDO È DELE!!!!

    Amado … olha o teu coraçao , pois este é enganoso …

    fiquem com DEUS….Marcelo .

    • Ora, Marcelo!
      Fico muito feliz por Deus ter te abençoado! Mas (pelo menos) eu não disse que não devemos dizimar!! Muito pelo contrário! É nossa obrigação de ajudar o templo, pois nós que fazemos a obra dentro e fora do mesmo!
      Me responda: O que você acha que Deus prefere: Que o seu filho dê os 2% de dízimo com alegria ou que o Seu filho dê os 10% com rancor, com a mão fechada e só dá a 10ª parte pensando no retorno??? Eu gostaria que o Sr. me respondesse!
      “2Corintios 9:7 Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria”
      Outra: Se uma pessoa ao invés de dar o dízimo no templo, ajuda pessoas na rua dando rouba, alimento e levando a palavra… Ela está fazendo errado?Na minha opinião, NÃO! Porque da mesma forma que a pessoa dá o dízimo no Templo e recebe a bênção do Senhor acontece quando você abençoa um irmão na rua!
      “Mateus 25:35 Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me”
      “Deuteronómio 14:28-29 Ao fim de três anos tirarás todos os dízimos da tua colheita no mesmo ano, e os recolherás dentro das tuas portas; então virá o levita, e o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, que estão dentro das tuas portas, e comerão, e fartar-se-ão; para que o SENHOR teu Deus te abençoe em toda a obra que as tuas mãos fizerem”
      E claro que todo o nosso dinheiro já tem Dono!Claro que temos que devolver para o Senhor! Mas não há uma única forma de devolver! Pois além de ofertar nas igrejas existem várias outras! A própria bíblia mostra tanto no Antigo Testamento quando no Novo! e aí vem a 2ª pergunta que lhe fiz! E por favor! responda!

      Que DEUS esteja com todos!

      • Ola Pedro, boa noite,
        primeiro desculpem me de só agora responder, tenho andado ocupado.

        Pedro, nao podemos pensar em “dar” mas sim devolver em gratidao, depois nao é a porcentagem que é importante, mas sim compreender o acto, mesmo que seja 0.5%, devolvido com rancor , nao tem validade no dar com alegria.
        Desde o inicio que o dizimar ou o ofertar é para o homem dificil, e temos de compreender porque, porque vem do trabalho , e o homem nao foi feito para trabalhar, essa é uma consequencia do pecado.
        Se em nós notamos dificuldade em dizimar,ofertar, ou ajudar o proximo, temos de pedir em primeiro perdão,e orarmos por ajuda a Deus.
        Quanto a ajudar o proximo isso nada tem a ver com dizimo e oferta….
        o dizimo é para manter o templo de Deus,chamada IGREJA, o CORPO DE CRISTO ,e a oferta é para o prposito da igreja.
        Ajudar o proximo é tambem necessario,talvez voces possam pensar que ai o ganho nao chega, mas ai é que eu quero que voces cheguem, pois quando parece que o ordenado é curto , é quando DEUS age, e tudo conseguimos com ELE, e a nossa fé aumenta e voces vao ver que estao a dizer barbaridades á dias …

        Quanto quem espera obter lucro com ofertas ou que teram do dizimo retornos estaram todos enganados….
        O retorno vem SE, for para comprir os mandamentos de Deus , amar a Deus acima de tudo e amar o seu proximo como a si mesmo….
        de resto , analiza aquele que mais oferta ou dizima por ter muito terá esse muito mais se viver uma vida centrada nele? claro que nao….
        mas se precisar de mais, muito mais para levar o evangelho de Cristo e estar proximo de viuvas, pobres e desamparados, ai concerteza.
        Axo que assim tambem respondo á pergunta de quantas formas temos de devolver a Deus que quer dizer reconhecer o seu Senhorio sobre nós.
        Mas sempre a começar pela igreja, eu posso ajudar um pobre a igreja tem poder de ajudar uma cidade….
        e eu posso ajudar um pobre depois de contribuir na igreja.

        Nao se preocupem com as quantidades, mas sim de soltarem o vosso coração, dêm com alegria, se acharem que deveriam dar mais , falem com Jesus, ele vos ensina e mostra!~
        amem….

        • ola Marcelo!
          Vejo que você entendeu o que eu disse! Em partes, pois este será o meu 3º comentário dizendo que eu NÃO SOU CONTRA o dízimo!Pelo contrário é nossa obrigação!
          Pois eu vejo que o senhor coloca o dízimo nas igrejas acima de tudo!Abaixo apenas de Deus. O sr. pareceu que SE só ofertar nas ruas e não ofertar nas igrejas é pecado! Isso não é idolatria ás estruturas de concreto, não? Pois em nenhum momento Deus diz que devemos antes de tudo dizimar nas igrejas e sóó depois fazer o resto…estou errado?
          Caso eu sou novo numa igreja e não sei o fim daquele dinheiro, mas eu posso fazer uma contribuição num orfanato, etc… Qual você prefere? Claro que a nossa responsabilidade é com Deus, caso esse dinheiro seja mau usado as contas desse tal pastor será com Ele e não comigo, mas você já ouviu aquele ditado: “Não troque o certo pelo duvidoso”? Acredito eu que nesse momento seria excepsional! Eu não acho que Deus ficaria furioso por ter ajudado um irmão com a certeza de onde o dinheiro estaria indo!
          Eu dizimo sim os 10% do meu salário! Mas não por dizerem que esta aliança ainda persiste, mas sim por um propósito que EU fiz à Deus!
          Irmão, gostaria de mais uma única coisa além do seu comentário! Será que o sr. poderia explicar com as suas palavras o que está escrito em 2Cor 3:14, e Hb 7:18?
          Grato! Que Deus te abençõe

          • Ola Pedro,
            o dizimo nao está acima de tudo … eu o defendo porque estamos aqui a falar dele, 1º DEUS, 2º o que estiver com maior urgencia, aqui tratamos apenas de dizimos e ofertas,por isso parecer que é muito importante .. ok?
            Nas ruas nao ofertamos, ajudamos o proximo.E isso é muito necessario tambem, pois a maneira de sermos Cristãos é levar ao proximo um pouco do que Cristo fez comnosco…um bom testemunho Cristão é importantissimo.
            Pedro temos de começar sempre pelo prencipio das coisas, entendemos que por Abraao . o dizimo é voluntario, e reconhecendo Deus em nossa vida.
            È obvio que com a lei de moises, logo começou a ser necessario criar outras leis, as que vem no levitico , para se poder viver em comunidade, na area dos dizimos foi instituido que quem geria os dizimos eram os levitas(filhos das tribo de Levi).
            No ultimo livro biblico, Malaquias, Deus deixa bem claro que:
            1) o dizimo era para sustento da casa do senhor.
            2) que aqueles que eram seu povo é que dizimavam
            3)o dizimo era como servir tambem a DEUS

            e se neste livro começa no inicio do capitulo apontando para Cristo e fala dos dizmos e termina salvaguardando o seu povo que era poupado como um pai poupa o filho que o serve, eu pergunto:
            porque abolia Deus o dizimo?
            se com a vinda do filho Este era o cabeça e a Igreja o corpo…
            andaria o corpo mal “vestido”
            ou feio, ou será que podemos tratar este corpo , NOIVA desleixada suja e vazia?
            Creio que nao.
            referente ás passagens biblicas podemos estuda-las melhor e ao pormenor(prometo)
            mas na biblia nada pode ser posto como unica passagem, é perigoso , temos muitas vezes de ler todo capitulo ou mesmo livro e seu proposito.

            A minha opiniao sobre elas e que as leis quebradas eram aquelas que o homem pervertia o coraçao, ou seja, ex: o levita deixou de ser unico com poder de Deus para mexer no dizimo, agora o sacerdote era Jesus, o que levanta pastores, e que atravéz do ESPIRITO SANTO , guia o pastor sobre os dizimos e a gestao da igreja onde o investimento…
            2 corintios 3:14 – antes apenas o levita poderia passar o veu , e falar directamente com Deus , apos a morte de Cristo o veu se rasgou dando acesso a todo que nele Crer..e através do Espirito Santo semos tranformados de Gloria em Gloria.
            Hebreus 7: 18 -fala de um Sacerdote da mesma ordem de Melquisedeque …que é:
            gen.14;18 Ora, Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; pois era sacerdote do Deus Altíssimo.

            So que pela lei , os sacerdotes eram os levitas, homens que pecavam, que tinham de viver fazendo sacrificios a DEUS, e este ,Jesus, fez um só sacrificio, de uma só vez por todos nós!
            ler Hebreus 6:20 ,e relacionar estes dois capitulos, o 6 e o 7 ..

            Esta é a lei que foi quebrada do sacerdocio, nao tem a ver com dizimar, ou ofertar….

            espero que tenha ajudado mais um pouco …

          • Amado em Cristo, nao entendo voce, disse que sabe que o dizimo e lei, e mesmo assim da o dizimo por ter feito um proposito com Deus? Querido nao faca proposito daquilo que Jesus aboliu na cruz do calvario, voce esta do mesmo geito praticando a lei veja- Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.
            Gálatas 3:10
            Agora respondendo sua pergunta
            Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento, o qual foi por Cristo abolido;
            2 Coríntios 3:14
            Esta querendo dizer que tanto naquele tempo como hoje os que vivem debaixo da lei, guardando sabados, praticando dizimos e etc… estao com seus sentidos endurecidos, estao tao endurecidos que dizem que se o pastor gastar o dizimo da igreja e um problema dele com Deus e que estao fazendo sua parte, para min isso e coisa de hipocrita, e o mesmo que dar o dinheiro para quem nao conhece como um viciado, talves ele compre comida mas talves compre droga, quer dizer entao que a consciencia deles esta limpa diante de Deus? Tenho receio disso.
            Porque o precedente mandamento é ab-rogado por causa da sua fraqueza e inutilidade
            Hebreus 7:18
            E irmao, e bem isso que esta querendo dizer, o precedente mandamento e anulado, e esse mandamento esta bem claro que e o dizimo, pois o capitulo 7 so fala de dizimo.
            Fique na paz!!!

    • Respondendo sua pergunta irmão Marcelo:
      Agora depois deste resumo do envangelho eu pergunto :

      ONDE AQUI ESTA REFERIDO QUE O DIZIMO È LEI E NAO PRECISAMOS MAIS COMPRIR PORQUE È LEI E JA NAO ESTAMOS MAIS DEBAIXO DA LEI !!!????

      Se voce prestar atenção no que escrevi la no topo verá a resposta, mas não me custo em te responder novamente, a resposta está em Hebreus 7.5 E os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm ordem, SEGUNDO A LEI, de tomar o dízimo do povo, isto é, de seus irmãos, ainda que tenham saído dos lombos de Abraão.
      Diante do versículo citado acima vemos que somente os da tribo de levi tem ordem de recolher os dizimos, vemos também que é SEGUNDO A LEI, isso prova que dízimo É LEI.
      A bíblia relata que o dízimo teve um início e fim conforme está escrito em:Hebreus 7:9 E, por assim dizer, por meio de Abraão, até Levi, que recebe dízimos, pagou dízimos.
      Está bem claro que neste versículo está referindo a um começo e um fim do dízimo, como voce mesmo falou, Abraão começou com o dízimo, mesmo assim vemos que Abraão deu dízimos por VOLUNTARIEDADE até porque naquele tempo não existia LEI, e como relata no termino do versículo que o fim do dízimo foi pela tribo de LEVI, então não nos resta sombra de dúvidas quanto a isso. Mas se ainda tens dúvidas a respeito eu finalizo com: Hebreus 7:18 Porque o precedente mandamento é ab-rogado por causa da sua fraqueza e inutilidade.
      O mandamento que está se referindo é o próprio dízimo, pois no capitulo 7 de Hebreus é tratado especificamente de dízimos, e como vemos ele foi AB-ROGADO que significa FINDADO, TERMINADO, CONCLUÍDO, FINALIZADO.
      Faça o seguinte, leia com muita cautela os capitulos 7,8 e 9 de Hebreus e voce verá que a lei e os dízimos foram finalizados com a morte de Cristo.

      Mais alguns versículos que diz que não estamos mais debaixo da lei:
      Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê. Romanos 10:4
      Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que sejais de outro, daquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus. Romanos 7:4
      Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada . Galatas 2:16

      • Me desculpe Altieres! Mas você, pelo jeito, nao me entendeu!
        1º Em nenhum momento eu disse que se deve DAR dinheiro na MÃO de um necessitado!!! Se eu disse isso me aponte!! Pois o que eu disse era: dar ALIMENTOS para quem precisa, dar roupas e, claro, a palavra do Senhor!!!
        2º Quando eu entrei em contradição quando se diz em porcentagem? O dízimo não se dever dar aquilo que você sentir no coração? Pois entao! Eu dou os meus 10% ciente disso! E sempre devolvo os 10% ao Senhor com MUUUITA ALEGRIA!!
        Eu ja disse que sou CONTRA o que muitos pastores adoradores de mamóm diz que se NÃO der o dízimo, será rogado uma pra contra voce!!! Eu sou a favor do que a bíblia diz que dê com bom ânimo! Se a pessoa quiser dar 70, 80, 100% do seu salário como dízimo o problema é dele! Ele não está errado! Pois ele escolheu o quanto dar!
        Que DEUS te abençoe!

        • Querido me desculpe se me expressei mal, mas em relação em dar dinheiro para um drogado eu fiz somente uma comparação que dar dinheiro a um Pastor em que voce sabe que não usará para para um fim honesto é a mesma coisa que dar a um viciado, porque há uma grande possibilidade em gastar o dinheiro em algo ilicito, entendeu amado? De forma alguma disse que voce dá dinheiro a um drogado ou a um Pastor desonesto, foi só uma comparação.
          E voce está corretíssimo em dar alimentos para quem necessita, e dependendo do caso porque não ajudar um necessitado (Honesto) em dinheiro, também não vejo mal algum em ajudar um obreiro a se manter, afinal todo obreiro é digno de seu salario, porém não concordo em ajudar um obreiro em que já está muito bem financeiramente.
          Em relação a dízimo eu não concordo com esta palavra, porque dízimo significa a decima parte ou 10%, ou seja, é algo limitado e obrigatório, acho que temos que tratar como uma oferta voluntária e não com a palavra dízimo, até porque como disse já tem um significado.
          Voce tem toda a razão em dizer que cada um pode dar 70% ou 90% de sua renda, afinal é bem isso que Jesus e os Apostolos queriam dizer, porque quando se faz com amor a sua fé excede a dos escribas e fariseus que dizimavam apenas 10%.
          Só devemos nos preocupar para quem estamos direcionando essa contribuição e se essa pessoa vai usa-la para ajudar os necessitados realmente.
          No demais amado glorifico a Deus por voce se preocupar com o próximo, assim como tbm me preocupo e procuro ajudar o próximo, só o que não aguento é homens usando Malaquias 3 para ameaçar o povo, o Cristão não dá por obrigação e sim por AMOR ao próximo.
          Espero que tenha me compreendido, fique na Paz de Jesus!!!

  10. Boa noite…

    Acho interessante voces apontarem como fim da lei o novo testamento ….

    Como ja tinha referido , Abraao deu uma dizima de todos os despojos ao sacerdote,pelo facto que reconheceu que só com ajuda de Deus foi possivel aquela conquista, certo?

    Da mesma forma, logo no inicio da biblia Abel reconhecendo DEUS, deu em oferta a gordura e os primeiros cabritos ou ovelhas das suas crias como PRIMICIAS(primeira parte do ganho)…reconhecendo que com a mao de Deus conseguiu todas as coisas ……
    È com este pensamento que Jesus ensinava pois no seu tempo as escrituras que existiam eram as do antigo testamento , e como voces falam Ele apenas diz para darmos com alegria, sabendo que todos compriam mas muitos por obrigaçao nao por amor …

    agora vêm voces assim como CAIM , que pensam apenas na obrigaçao de srvir Deus e em lei e na mesma forma dao, mas DEUS nao atenta para a vossa oferta, pois nao tem intendimento …
    Mas tambem como Caim sabem que estam a ofertar e dar o melhor mas Deus diz la tambem que :” … se bem fizeres nao ha tambem aceitaçao para a tua oferta….?…”

    Mais tarde e ja com Moises, foi necessario instituir LEIS pois o povo de DEUS se aouto-destruia …
    entao foram criadas as LEIS (10 mandamentos), aos quais voces se referem que JESUS abuliu essas leis pelo amor…
    (MESMO ASSIM NAO CONCORDO) Jesus falou no novo testamento que nao vinha para destruir as leis mas para as comprir, só que pedia atitude de coraçao, amando a DEUS acima de todas as coisas, é tao importante como este ,mas em 2 lugar amar ao proximo como a si mesmo…”

    Agora pergunto :
    O QUE TEM O DIZIMO A VER COM LEIS !!???
    ANTES DA LEI JA EXISTIA O DIZIMO…

    Nao pensem que estou contra voces,ou mesmo chateado, ou entao que defendo lideres das vossas igrejas ou mesmo pastores, NAO , eu apenas penso em voces, pois eles lideres e pastores vos ensinaram , e sabem mais até que eu , mas voces…perdem o melhor que podemos ter na terra ,,,o amor, mesericordia, paz e compreençao de DEUS quando por nao quererem se desprender do dinheiro ROUBAM A DEUS!

    Eu tambem sei que lideres e Pastores nao aguentam a carne e cedem e mexem em dinheiro CONSAGRADO ao Senhor …

    quem somos nós para determinar que o muito ou pouco que seja 10% podemos ter o poder de dizer que fazer com eles….
    Quando era bem mais certo que Deus EXIGISSE 90% do que ganhamos , pois tudo é DELE!!!

    Amados , o coraçao é enganoso…

    Certo tempo atras, estava magoado com lideres e pastores de uma certa igreja que frequentava, e saindo separei o meu dizimo e guardei no armario e disse a Deus que aquele dinheiro nao era meu mas Dele …
    Eu sou comercial vivo das vendas e vendia cerca de 20mil euros por mes… e passei os 2 meses a vander 13mil/mes…
    nao consegui na altura relacionar com dizimo que guardava EM CASA, mas um dia mudei de igreja, e congregando disse ao meu lider que sentia vontade de deixar ali o meu dizimo + 2 que tinha guardado , amados no mes seguinte as minhas vendas chegaram aos 40 mil euros, maior mes de vendas de um comercial até hoje na firma, e ainda tive um premio de 700 euros…
    quando juntei as peças vi a fidelidade de DEUS e seu ensino , alem da leitura , o evangelho tem de ser vivido e marcado no coraçao , para podermos conhecer este DEUS que falamos!!!!

    Eu estou aqui a dar um testemunho real de mim mesmo , do qual me enche de alegria, e que vos digo , eu quero que voces possam sentir este amor por ELE, e me preocupo com voces tambem , pois sei que nao dando o dizimo nada vos acontece, apenas nao provam o melhor Do Senhor na terra!!
    de todas as coisas guarda o teu coraçao pois dele provem os portas da vida….

    Deus esteja sempre convosco …

    • Irmão por favor não misture as coisas, veja o que voce falou:

      ¨Mais tarde e ja com Moises, foi necessario instituir LEIS pois o povo de DEUS se aouto-destruia
      entao foram criadas as LEIS (10 mandamentos), aos quais voces se referem que JESUS abuliu essas leis pelo amor…¨

      10 mandamentos é uma coisa, LEIS CERIMONIAIS é outra coisa bem diferente, Jesus não aboliu os 10 mandamentos, ele simplismente resumiu em 2, que é amar a Deus sobre todas as coisas e teu próximo como a ti mesmo.
      Os dízimos não estão nos 10 mandamentos e sim na LEI MOSAICA.
      Jesus finalizou o dízimo pelo fato que volto a repetir, ele não quer ver seu povo dizimando apenas uma % com tristeza, mais quer ver seu povo cheio de amor para com os outros, ajudando em suas necessidades e não de contribuindo de uma forma limitada por obrigações e ordenanças. Na resposta que escrevi a voce anteriomente expliquei da forma mais compreensível que pude de que a LEI FOI CRAVADA NA CRUZ E FINALIZADA e juntamente com o dízimo que faz parte dessa mesma LEI.
      Agora vamos ver porque tantas ameaças da parte de pastores nas congregaçoes?
      Eles dizem o seguinte:
      Se voce não dizimar está trazendo maldição para sua casa.
      Eu respondo a qualquer pastor de que está equivocado com sua ameaça e digo mais, que é exatamente ao contrário, quem está em maldição é quem dizima e provo pea bíblia, vamos ver:
      Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.
      Gálatas 3:10
      Vimos que dízimo é lei, então quem pratica a lei está em madição, não porque ela é maldita mas sim porque aquele que não conseguir praticar toda a lei está debaixo de maldição.
      Então temos que tomar cuidado, não só com o dízimo mas tudo o que faz parte da lei mosaica.
      E por fim quem pratica a lei está reconstruindo o muro que por Jesus foi derrubado na cruz, e automaticamente está negando sua eficácia na cruz, não dando crédito a Jesus.
      Quem fala isso não sou eu mais sim a bíblia, amados eu errei por 9 anos pelo fato de somente ouvir o que o pastor falava, não analizava nas escrituras tudo o que ouvia, hoje sou como os crentes de Beréia, analizo tudo o que falam e confirmo na palavra para ver se é verdade, peça para Jesus ensinar voce atraves do Espirito Santo que verás a verdade.

  11. Respondendo sua pergunta
    e se neste livro começa no inicio do capitulo apontando para Cristo e fala dos dizmos e termina salvaguardando o seu povo que era poupado como um pai poupa o filho que o serve, eu pergunto:
    porque abolia Deus o dizimo?
    O dizimo foi abolido pq se trata de ordenanca, obrigacao de dar uma % fixa, Jesus nao quer seu povo preso a uma obrigacao, Jesus nao quer ver seu povo preso as leis cerimoniais mosaicas, por isso tbm ele padeceu na cruz, ja falei varias vezes isso.
    Agora o que me chama atencao e que voce fala que o dizimo e para a manutencao da casa de Deus ou seja o templo, engracado que nao vimos isso no novo testamento, pelo contrario, vemos os santos ajudando outros santos com ofertas voluntarias, vendiam tudo para dividir uns para com outros, e vem ca, onde voce viu no novo testamento que os santos congregavam em templos? Procure e me mostre por favor.
    Eu te provo pela biblia que os santos se reuniam em suas casas, quer ver?

    Saudai aos irmãos que estão em Laodicéia e a Ninfa e à igreja que está em sua casa. Colossenses 4:15

    E à nossa amada Afia, e a Arquipo, nosso camarada, e à igreja que está em tua casa: Filemom 1:2

    As igrejas da Ásia vos saúdam. Saúdam-vos afetuosamente no Senhor áqüila e Priscila, com a igreja que está em sua casa. 1 Coríntios 16:19

    Saudai também a igreja que está em sua casa. Saudai a Epêneto, meu amado, que é as primícias da Acáia em Cristo. Romanos 16:5

    Entao querido quero ver agora os seus versiculos que dizem que no novo testamento os irmaos congregavam em templos, estou no aguardo, Paz do Senhor Jesus!!!

  12. para ALtieres…

    1.corintios 16:1 a 4 …2.”no primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar,CONFORME A SUA PROSPERIDADE…”

    Cara irma, será este (conforme a sua prosperidade) uma porcentagem do que ganha,ou do que tem??!!
    e aqui fala claramente IGREJA…

    você sabia que a palavra igreja não consta no conteúdo dos livros do Antigo Testamento? Relatam as escrituras do Antigo Testamento que na peregrinação do povo de Israel pelo deserto, o Senhor ordenou Moisés a edificar um Tabernáculo, local onde os judeus se reuniam aos sábados para adorar a Deus.
    Posteriormente, na era do reinado de Salomão, o Senhor Deus o determinou a edificação de um Templo, o qual foi designado oficialmente para o povo judeu adorar e oferecer sacrifícios a Deus. Havia também as Sinagogas, casa de oração e ensinamentos às escrituras.

    TABERNÁCULO – Santuário erigido por Moisés no deserto de Sinai, logo depois que a Lei foi editada ao povo. O material usado na construção era: Madeira de Acaia, peles de carneiro, peles de dudongos (talvez golfinho), e todo material fora doado pelos israelitas. Chama-se habitação (Jeová), a tenda da congregação (isto é, Jeová com o seu povo) e tenda do Testemunho (Números 9.15, 18.2).
    Era grande barraca onde eram realizados os atos de adoração durante o tempo em que os israelitas andaram pelo deserto depois da saída do Egito (Êxodo 25-27). O tabernáculo continuou a ser usado até que o TEMPLO foi construído, no reinado de Salomão.

    TEMPLO – Edifício construído no monte Moriá, em Jerusalém, no qual estava centralizado o culto a Javé (ou Jeová) em Israel. Substituiu o TABERNÁCULO. O primeiro Templo foi construído por Salomão, mais ou menos em 959 a.C., e destruído pelos babilônios em 586 a.C. (II Reis 25.8-17).
    O Templo propriamente dito media 27 metros de comprimento, por 9 de largura, 13,5 de altura. Estava dividido em duas partes: O Santo Lugar onde os fieis permaneciam, e o Santíssimo Lugar ou Oráculo onde somente o sumo sacerdote entrava uma vez por ano, não sem sangue, para sacrificar pelos seus pecados e pelas culpas do povo (Hebreus 9.7).

    SINAGOGA – Casa de oração dos judeus que começou a existir provavelmente durante o cativeiro. As sinagogas se espalharam pelo mundo bíblico. Servia de tribunal, e nelas, adultos e crianças adoravam a Deus, oravam e estudavam as Escrituras (Lucas 4.16-30).
    A IGREJA DE CRISTO NO NOVO TESTAMENTO
    O CONCEITO DE IGREJA:
    -Tradução da palavra grega ekklesia, significa assembléia, ajuntamento dos servos de Deus.
    - Grupo de seguidores de Cristo que se reúnem em determinado lugar para adorar a Deus, receber ensinamentos, evangelizar e ajudar uns aos outros (Romanos 16.16).
    A palavra considera igreja a totalidade das pessoas salvas em todos os tempos (Efésios :18 a 23).
    a primeira vez que a palavra igreja fora pronunciada no Novo Testamento deu-se no Evangelho de Mateus 16.14-18, ocasião em que o Senhor Jesus interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do Homem? E eles disseram: Uns, João Batista; outros, Elias, e outros, Jeremias ou um dos profetas.
    Disse-lhes então Jesus: E vós, quem dizeis que eu sou? E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue quem te revelou, mas meu Pai, que está nos céus. Pois também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra(eu creio que “esta pedra” era o propio Jesus) edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
    E verdadeiramente a igreja primitiva de Cristo foi assim edificada,como um só corpo todos juntos em Cristo ACTOS 2:42 a 47 hoje, é edificada no “IDE” de cada um dos que tem compromisso de servir a Deus em Espírito e em Verdade (Efésios 2.19,20

    Amem, espero ter vos ajudado em especial a Altieres…

    • Amém irmão Marcelo, que bom que voce entende que a igreja de Cristo não consiste em placas ou estrutura material, afinal esses locais são apenas para reuniões e não é a casa do Senhor como muitos falam, pois a casa do Senhor somos nós: Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?
      1 Coríntios 3:16
      Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.
      1 Coríntios 3:17
      Agora o que vejo de interessante nos irmãos da igreja primitiva é que eles não gastavam enormes quantias em dinheiro para construir templos de alvenaria, porque eles tinham tanto amor pelo próximo que gastavam só o necessário, ao lermos o novo testamento vemos que várias vezes eles mandavam contribuições voluntárias para os domésticos na fé que estavam passando por necessidades, a igreja primitiva não tinha preocupações com construção de templos luxuosos, aliás nunca encontrei passagem bíblica no novo testamento que a igreja primitiva estava construindo algum tipo de templo, mas como hoje já estão acostumados a ir em templos não questino nada, apenas acho errado os milhões que gastam com suas construções, e com esse gasto desordenado tiram toneladas de alimentos que deveriam se destinar aos pobres, afinal temos muitas pessoas no Brasil passando por necessidade.
      Fique na Paz do nosso Senhor e Salvador!!!

  13. Querido irmão Marcelo, Veja o que voce disse em resposta ao irmão Pedro:

    ”Nas ruas nao ofertamos, ajudamos o proximo.E isso é muito necessario tambem, pois a maneira de sermos Cristãos é levar ao proximo um pouco do que Cristo fez comnosco…um bom testemunho Cristão é importantissimo.”

    Provo-te pela bíblia que ajudar o proximo é o mesmo que ofertar, não precisamos nem ir muito longe, basta analizarmos que quando o Apóstolo Paulo pedia as contribuições era somente para um fim específico, AJUDAR OS POBRES, e não para manutenção de templo algum, a oferta que a igreja primitiva juntava era para os pobres, vamos ver?

    Porque pareceu bem à macedônia e à Acaia fazerem uma coleta para os pobres dentre os santos que estão em Jerusalém.
    Romanos 15:26

    Vemos na história bíblica que nesse tempo em que fizeram essa coleta, a cidade de Jerusalém estava passando por grande dificuldade, e os irmãos que lá moravam estavam passando necessidade, Paulo vendo isso mobilizou a igreja a fazer uma oferta para essas pessoas.

    Quanto à administração que se faz a favor dos santos, não necessito escrever-vos;
    Porque bem sei a prontidão do vosso ânimo, da qual me glorio de vós para com os macedônios; que a Acaia está pronta desde o ano passado; e o vosso zelo tem estimulado muitos.
    2 Coríntios 9:1-2

    Veja que a igreja que está na Macedonia e em Acaia sempre ajudavam aos pobres e necessitados, e isso tratava-se sim de uma oferta ou coleta, ou seja, ajudar, ofertar, coletar é a mesma coisa, é entregar um valor monetário ou alimentício para a necessidade de alguém.
    É interessante salientar que no novo testamento não vemos ninguém juntando dinheiro para manutenção da casa do Senhor como muitos dizem nos dias de hoje, mas isso não ocorria na igreja primitiva porque eles sim conheciam muito bem a palavra.
    Agora vou comentar um outro assunto que se liga a esse que estou falando, vou comentar isso porque sei que voce pensa como eu pensava antes de me interessar pela leitura bíblica.
    Analize a seguinte frase que sempre escutamos nos pulpitos: Tragam seus dízimos e ofertas para a manutençao da casa do Senhor.
    Pois bem, essa frase não tem respaldo bíblico nem no AT e muitos menos no NT, vejamos porque:
    1- No AT os dízimos e ofertas eram para um tipo de manutenção diferente da que vemos hoje,que é a construção dos templos de alvenaria e reformas, os dízimos e ofertas eram para os Levitas, viúvas, órfãos e estrageiros se alimentarem.

    Quando vindimares a tua vinha, não voltarás para rebuscá-la; para o estrangeiro, para o órfão, e para a viúva será.
    Deuteronômio 24:21

    E chegar-me-ei a vós para juízo; e serei uma testemunha veloz contra os feiticeiros, contra os adúlteros, contra os que juram falsamente, contra os que defraudam o diarista em seu salário, e a viúva, e o órfão, e que pervertem o direito do estrangeiro, e não me temem, diz o SENHOR dos Exércitos.
    Malaquias 3:5

    No entanto os órfãos, viúvas, estrangeiros e levitas dependiam dos dízimos e ofertas num ato de sobrevivencia, não para construção de templos, aliás existia um só templo naquela época.

    2- No NT Jesus mudou algo que os cristãos de hoje precisam saber, antes não podíamos falar diretamente com Deus, existia um véu que separava o homen de Deus, mas com a morte de Jesus, ele fez de nós habitação de Deus, vamos ver quem é o templo agora?
    Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?
    1 Coríntios 3:16
    Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.
    1 Coríntios 3:17
    Agora me expliquem uma coisa?
    Sendo eu e voce o templo de Deus, como temos que levar dízimos a um templo em que Deus não habita?
    Se somos o templo de Deus, para quem tenho que entregar o dízimo?
    Se somos o templo de Deus, há respaldo bíblico em algum lugar do NT que devemos levar dízimos para reformas de templos de alvenaria?
    Fico com o que está escrito em Tiago: A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo.
    Tiago 1:27
    Esse visitar em tribulação siginifica ajudar espiritualmente e monetariamente.
    Marcelo, não quero aqui causar confusões, só estou esplanando o que aprendi com a bíblia, não estou te julgando em nada, só não concordo com algumas coisas.Fique na Paz!!!

  14. ola Altieres..
    O caso da comparaçao do pastor com um viciado, eu compreendo seu ponto de vista… mas pergunto de que forma se julga um pastor …..

    quanto á igreja sermos nós concordo por inteiro , mas a questao do Templo foi tambem substituida pela igreja desde o momento que Cristofalou para Pedro que sobre a pedra(JESUS) fundava a sua igreja, e o inferno nao prevalecia sobre a igreja!
    e a vermos como só nós sermos cada um uma igreja, anulamos todas as cartas Paulinhas , que se didicou a fundar igrejas …
    A IGREJA VERDADEIRA é uma “igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível” (Ef 5:27). A IGREJA É CONSTITUÍDA POR TODAS AS PESSOAS EM TODO O MUNDO QUE NASCERAM PELO ESPÍRITO DE DEUS, FORAM SEPULTADAS NO BATISMO COM CRISTO E RENASCERAM COM ELE (Rm 6:4), E AGORA SÃO LIMPOS DO PECADO PELO SANGUE DE CRISTO! Cristo vive neles (Cl 1:27-28) e eles estão em Cristo (1 Co 1:30). São “os santos e fiéis em Cristo Jesus” (Ef 1:1). São a igreja, A IGREJA UNIVERSAL, A ESPOSA DO SENHOR
    !a Bíblia diz em Hebreus 10:25 “Não abandonando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia”.
    em unidade…

    Quanto ao dizimo, ao que escreveu recentemente concordo com tudo, mas o dizimo nunca foi obrigaçao, mas dado em concordancia pelo reconhecimento de quem é Deus,pai e Filho, na nossa vida….

    a questao da manutençao da casa do Pai, é lgico que sai dos dizimos e ofertas, até porque apenas a igreja catolica tem previlegios nas areas da manutençao, e até mesmo a casa mais simples tem gastos enerentes na sua manutençao, mas lembre-se, se dá a pensar na manutençao da casa de Cristo, a pensar no Pastor e sua honestidade ou se dá a pensar nos pobres etc etc , nao esta a entregar em reconhecimento a Deus …..

    Um lider , um Pastor é levantado por Deus nao por homens,e cabe a esse lider manter e ouvir o que Deus diz para fazer com dinheiro da igreja, sei que muitos se perdem e que Deus tenha mesericordia deles, mas o milagre da multiplicaçao cabe a DEUS !
    Proponho a si que nao faça julgamentos de como vao usar a parte monetaria que lhe custou imenso a ganhar, sei que é dificil, tambem sou dizimista! mas pense assim , qual será o amor que o nosso Deus tem por nós que o servimos com a nossa renda de todo bom grado?

    Olhando apenas para a vitoria que é nós vencermos a nossa carne, e conseguindo declarar que o que ganhei,nao foi esforço meu,mas bençao do Senhor, e que eu dou mais valor ao amor do Pai do que a uns simples “trocos” de 10% do meu salario….
    e alem deste ainda ofertas eu sinto me FELIZ de ser compridor dos dizimos e ofertas….e reconheço que nada é meu, mas todo eu sou de Cristo ….

  15. Minha opinião para os que dizimam é: Continuem assim porque esta é a vontatde de Deus. Já para aqueles que demonstram ser contra o dizimar respondo assim. Tira a soberba do seu coração e devolva o que pertence a Deus pois nenhum ladrão entrará no reino dos céus. Sabe as pessoas elogiam aqueles que tentam com teologia humana converter a palavra de ordem de Deus, em um simples requerimento. Se Deus fosse contra o dizimo ou ofertas, ele não teria tirado o seu povo do Egito com ouro, prata e muitos outros bens. Deus que o melhor de seus filhos. Muitas das vezez o coração, e muitas das vezez a ação. Dizer que amo minha filha é muito fácil. Mais se eu não pagar a Pensão que me foi imposta todos os meses pagar. Como poderei dizer que amo minha filha se não faço o minimo por ele, que é garantir sua sobrevivencia de vida. Assim é o dizimo para a obra de Deus. Se ninguém dizimar como a obra de Deus permanecerá de pé? Cheue agora todos e abram vossos ouvidos para ouvir. Toda arvore que não da frutos. Corta-se e lança-a no fogo. Porém toda arvore que da frutos. Rega-se para que de mais frutos. Portanto sabeis vós que o pai está a porta e aquele que não agiu dignamente e fielmente em tudo, seja em vestes, em ofertas, em sinceridade de palavras, em caracter humano, em integridade, em justiça e em amor será lançado no fogo do inferno. Todo aquele que não crer nestas palavras é porque jas os teus pés estão postos em caminhos escorregadios. Vigiai pois o senhor de todas as coizas estão proximo e muitos ais! serão ouvidos em toda terra. Parem de discursões que não levam ha nada. Preparai o caminho dos vossos coraçoes para o senhor e sabei que o senhor é bom. Arrependei-vos vós hoje de todas palavrassem sentido e não sedes como os profetas de Baal que sem conhecimento provocaram a irá de Deussssss.

    

Sua resposta

Adicione seu comentário abaixo, ou faça trackback de seu site ou blog. Você pode também assinar esses comentários via RSS.
Seja legal. Não escreva em CAIXA ALTA. Mantenha no tópico. Limite de 3000 caracteres no comentário.

Há 4,983 comentários no Estudos Bíblicos.