Hoje pela manhã eu estava orando e meditando na Palavra e o Senhor falou muito ao meu coração.
Estava meditando em um texto muito conhecido por todos: Mateus 2, onde fala, entre outras coisas, sobre a vista dos reis magos a Jesus.
Mas o que me chamou a atenção nesse texto tão conhecido está nos versículos 6, 15, 18 e 23.
“E eles lhe disseram: Em Belém de Judéia; porque assim está escrito pelo profeta: E tu, Belém, terra de Judá, De modo nenhum és a menor entre as capitais de Judá; Porque de ti sairá o Guia Que há de apascentar o meu povo de Israel.” Mt 2.5 e 6
“E esteve lá, até à morte de Herodes, para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor pelo profeta, que diz: Do Egito chamei o meu Filho.” Mt 2.15
“Então se cumpriu o que foi dito pelo profeta Jeremias, que diz: Em Ramá se ouviu uma voz, Lamentação, choro e grande pranto: Raquel chorando os seus filhos, E não querendo ser consolada, porque já não existem.” Mt 2. 17 e 18
“E chegou, e habitou numa cidade chamada Nazaré, para que se cumprisse o que fora dito pelos profetas: Ele será chamado Nazareno.” Mt 2. 23
Gente, é lindo ver a preocupação que Deus tem em sempre confirmar tudo o que nos fala e mais, é maravilhoso ver a fidelidade do Senhor na vida de todos nós. Se você meditar nesse capitulo perceberá tantas coisas que, aparentemente, tomaram um rumo contrário ao natural e que, pelos homens, poderia ser errado.
Por exemplo, não seria muito mais fácil Jesus nascer em Belém e ali ficar, se criar? Ou não seria melhor se os reis magos voltassem, conversassem com o Rei Herodes, ou quem sabe seria melhor se não houvesse a perseguição aos meninos de até dois anos de idade?
Aos olhos naturais quem sabe até pode ser, mas Deus sabe de todas as coisas! Na verdade, Deus tem uma vida linda para todos nós se permanecermos firmes na presença dEle.
Quem me chamou atenção nessa história toda foi José! Pensa num cara com comunhão com Deus! Acho que nem Ele sabia direito o que estava fazendo ou para onde estava indo, mas foi OBEDIENTE! Em vários momentos vemos que anjos do Senhor vieram falar com ele e orientá-lo, ou seja, José tinha comunhão com Deus para ouvi-Lo e temor para obedecê-Lo!
Creio que se trata de princípios de uma vida com Jesus: Comunhão, Temor e Obediência!
Certa vez ouvi uma frase que é a mais pura verdade: “Não se preocupe com as parcelas da conta, mas sim com o resultado final. As parcelas e como elas serão somadas, multiplicadas, enfim, elas ficam por conta de Deus.” Não queira entender o que Deus está fazendo, simplesmente Confie!
Às vezes não entendemos o porquê estamos passando por tal situação, mas quem sabe José não sabia exatamente o motivo pelo qual teria que ir para Nazaré. Ele simplesmente obedeceu porque se tratava da perfeita vontade de Deus!
Jamais esquecerei de algo que Deus usou a boca do líder estadual da IIGD aqui no Paraná, Pr Daner, para falar em um retiro ano passado: “Você consegue imaginar Deus parando para ‘planejar’ e ‘projetar’ toda a sua vida antes mesmo de você nascer?”. Querido, quem planejou a sua vida e quem te criou não foi qualquer um… Foi o criador do céu, da terra, do universo… Foi Deus, O Senhor Dos Senhores! Consegue entender isso? E Ele quer ver você vivendo Tudo o que Ele preparou para você!
Aleluia!
É difícil compreender, muitas vezes, os “ziguezagues” da vida! Mas algo é certo: estando em comunhão estaremos na sábia direção do Pai!
Vivamos então para agradar o nosso Deus, tendo sempre no coração os três princípios: Comunhão, Temor e Obediência!
Deus abençoe vocês e vamos ganhar esse mundão para Jesus!