Capa

Rompendo Com Tradições

Previous Article
Contra Tudo e Contra Todos
Comments (4)
  1. José Cláudio disse:

    Nos tempos atuais infelismente alguns “lideres” estão distorcendo a palavra de Deus interpletando-a conforme o seu interesse e não de acordo com a própria palavra.
    Mas naquele grande dia prestarão contas ao grande Juiz.

  2. leandro disse:

    Isto de que a Igreja primtiva não tinha hierarquia e que o papel exercido pelos apostolos morreu com o falecimento do evangelista João é o senhor que esta dizendo.
    Se a cada um fosse dado interpretar como bem lhe aprouvesse a Biblia(cujo primeiro canone saiu em 382 na cidade de Roma).Nem precisaraimos do Concilio de Jerusalem em 62 DC.Os apostolos e discipulos tiveram que reunir-se,conversar e ambos os lados cederam um pouco.Ninguem alegou o Sola Biblia e muito menos alegaram a “livre Interpretação” do que Jesus disse pretensamente “inspirados” pelo Espirito Santo .

    E quem diz isto não sou eu.São os mesmos discipulos diretos doutrinados pela fala dos grandes apostolos e que receberam o batismo do Espirito Santo:
    Todo vocês devem seguir a liderança do bispo, como Jesus Cristo seguiu a do Pai; seguir o presbitério como seguiriam os Apóstolos; reverenciar os diáconos como reverenciariam os mandamentos de Deus. Não permitam que ninguém toque na Igreja, a não ser o bispo ou alguém enviado por ele. Onde está o bispo, é onde o povo deve estar, assim como onde Jesus Cristo está, igualmente está a Igreja Católica. Sem a autorização do bispo, não é permitido batizar ou organizar um culto; mas tudo que ele aprova é também agradável a Deus. Se agirem assim, tudo que fizerem será isento de perigo e válido.”
    Santo Inácio de Antioquia, Carta aos Cristãos de Esmirna, 107 A.D..

    “Levemos em conta que a própria tradição, ensinamento e fé da Igreja Católica, desde o princípio, dadas pelo Senhor, foi pregada pelos Apóstolos e foi preservada pelos Pais. Nisto foi fundada a Igreja; e se alguém se afasta dela, não é e nem deve mais ser chamado Cristão.” Santo Atanásio, Carta a Serapião de Thmuis, 359 D.C..

    1. Silvio Dutra disse:

      Não ponha palavras na minha boca, e não me julgue por um único texto. Nunca disse e não estou dizendo que não há liderança na igreja. Mas esta história de hierarquia foi condenada pelo próprio Cristo, porque a igreja não é uma instituição secular, ao molde dos governos deste mundo. Leia as palavras do Senhor, e lute contra elas e Ele:
      “Mat 20:20 Então, se chegou a ele a mulher de Zebedeu, com seus filhos, e, adorando-o, pediu-lhe um favor.
      Mat 20:21 Perguntou-lhe ele: Que queres? Ela respondeu: Manda que, no teu reino, estes meus dois filhos se assentem, um à tua direita, e o outro à tua esquerda.
      Mat 20:22 Mas Jesus respondeu: Não sabeis o que pedis. Podeis vós beber o cálice que eu estou para beber? Responderam-lhe: Podemos.
      Mat 20:23 Então, lhes disse: Bebereis o meu cálice; mas o assentar-se à minha direita e à minha esquerda não me compete concedê-lo; é, porém, para aqueles a quem está preparado por meu Pai.
      Mat 20:24 Ora, ouvindo isto os dez, indignaram-se contra os dois irmãos.
      Mat 20:25 Então, Jesus, chamando-os, disse: Sabeis que os governadores dos povos os dominam e que os maiorais exercem autoridade sobre eles.
      Mat 20:26 Não é assim entre vós; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva;
      Mat 20:27 e quem quiser ser o primeiro entre vós será vosso servo;
      Mat 20:28 tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.”

      Por oportuno: nunca escrevi para fazer apologia ou para suscitar debates e discussões, e muito menos para desrespeitar as convicções religiosas das pessoas, conforme é o costume de alguns.
      Deus me chamou para pregar a palavra de salvação do evangelho. E venho fazendo isto a 35 anos, no alto dos meus 60 de idade, e jamais me recordo de ter agido com palavras amarguradas e cheias de indignação religiosa contra quem quer que seja.
      Ao contrário, estou cheio do Espírito Santo e do amor de Cristo, para me dirigir àqueles que com um coração puro invocam o Senhor, buscando ter comunhão na fé, no amor e na mesma doutrina, juntamente com eles.

      1. Silvio Dutra disse:

        Ainda por oportuno cabe dizer, que a única alusão que fiz à Igreja Católica Apostólica Romana deveu-se ao fato de ser à época dos Valdenses, a Igreja Institucional predominante na terra. Deus é testemunha de que nada do que escrevi ou tenho escrito é inspirado em algum tipo de reação contra a ICAR, ou a qualquer denominação religiosa institucional fora das fronteiras da citada Igreja. Já temos bastante problemas no que se refere a apascentar as ovelhas do nosso próprio rebanho, para apresentá-las santificadas pela Palavra da verdade a Cristo, como noiva sem ruga ou mancha, e não temos portanto, tempo nem gosto para nos ocuparmos com as coisas que acontecem em casa alheia.
        Não estou preocupado em defender Lutero, Calvino ou quem quer que seja, até porque não necessitam de defesa, porque foram defendidos na terra pelo próprio Deus, e se acham agora em perfeita segurança em seus fortes braços, no céu.
        O próprio Lutero, em seus dias, no auge do seu ministério, uma vez esclarecido pelo Espírito Santo, não os gastou tentando reformar a ICAR, senão somente edificar seus irmãos na fé, que congregavam com ele.
        Assim, o que tenho escrito não é para nenhuma denominação ou até mesmo pessoa, que não tenha por alvo servir a Cristo, livre de tradições humanas, que não encontram respaldo na doutrina bíblica.
        Respeito os que querem seguir Atanásio, Inácio, Policarpo, Irineu, Lutero, Calvino.
        Mas, de minha parte prefiro examinar todas as coisas, e reter o que é bom, porque, fora dos escritos inspirados da Bíblia, todos erraram em muitas coisas, de modo que prefiro seguir unicamente a Cristo, e gostaria também de ser respeitado nisto.
        Orígenes, um dos chamados pais da Igreja, era grande quando acertava em seus comentários teológicos, mas era maior ainda quando errava. Nem, por isso deixo de reconhecer valor em Orígenes no que acertou.
        Todavia, vou parar por aqui. E vou parar, no que me for permitido, para sempre, porque tenho mandamento de Cristo, que no que depender de mim devo ter paz com todos os homens, e amá-los, até mesmo meus inimigos.
        Como já disse, sou totalmente avesso à controvérsia. Mas há quem goste, e goste de suscitá-las. Estes devem ser procurados, mas não à minha porta que se encontra fechada, para este tipo de comportamento.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

O Estudos Gospel+ é um espaço onde se coloca estudos bíblicos, voltado ao público cristão.

Aproveite o conteúdo e compartilhe o conhecimento através das redes sociais.