A principal característica de uma igreja espiritual

0

TÍTULO: “ A PRINCIPAL CARACTERÍSTICA DE UMA IGREJA ESPIRITUAL “

TEXTO BÍBLICO: I JO 4:7,8

INTRODUÇÃO: ATUALMENTE É GRANDE O NUMERO DE IGREJAS QUE SE DIZEM EVANGÉLICAS. DIARIAMENTE NOVAS IGREJAS SÃO ABERTAS NOS MAIS DIVERSOS LUGARES. SE NÃO FOSSEM EXCUSOS OS OBJETIVOS PELOS QUAIS MUITAS IGREJAS SÃO INAUGURADAS EM NOSSO PAÍS, EU LOUVARIA A DEUS PELA EXISTÊNCIA DELAS. SABEMOS DA EXISTÊNCIA DE IGREJAS DE TODO TIPO, TAMANHO, ENSINO, PROPÓSITOS, ETC. SÃO MUITAS AS CARACTERÍSTICAS DAS IGREJAS EXISTENTES. PORÉM, UMA SÓ DISTINGUE TAIS IGREJAS DA VERDADEIRA, DAQUELA IGREJA QUE JESUS CRISTO INAUGUROU EM MATEUS 16.18. ( LEIAM ) VAMOS CONHECER A PRINCIPAL CARACTERÍSTICA DE UMA IGREJA ESPIRITUAL.

I – O QUE É UMA IGREJA ESPIRITUAL

1 – QUANDO FALAMOS DE IGREJA ESPIRITUAL, ESTAMOS NOS REFERINDO À IGREJA ONDE O ESPÍRITO SANTO DE DEUS HABITA. ASSIM, ENTENDEMOS QUE CADA UM DE NÓS REPRESENTA A IGREJA DE JESUS CRISTO EM QUALQUER LUGAR, PORQUE EM NÓS HABITA O ESPÍRITO SANTO, DESDE QUE ESTEJAMOS AFINADOS COM O QUE ESCREVERAM OS APÓSTOLOS JOÃO E PAULO, CONFORME JO 14:23 E I CO 6:19.

2 – QUANDO NOS REUNIMOS, NÃO IMPORTA COM QUANTAS PESSOAS, TEMOS A CERTEZA QUE O SENHOR ESTÁ ENTRE NÓS. LOGO, ALI ESTÁ REUNIDA A IGREJA DE CRISTO. ELE MESMO DIZ EM SUA PALAVRA QUE ONDE ESTIVEREM DOIS OU TRÊS REUNIDOS EM SEU NOME, ELE ESTARÁ ALI, NO MEIO DELES. (MT 18:20)

3 – O QUE IMPORTA É QUE NAS REUNIÕES DA IGREJA, CADA UM DE NÓS SEJA O PORTADOR POR EXCELÊNCIA DO ESPÍRITO SANTO. QUALQUER REUNIÃO QUE NÃO SEJA REALIZADA EM NOME DE JESUS, E CUJOS PARTICIPANTES NÃO SEJAM PORTADORES DO ESPÍRITO SANTO EM SEUS CORAÇÕES, PODE SER TUDO, MENOS UMA IGREJA ESPIRITUAL REUNIDA.

III – A EXPERIÊNCIA DA IGREJA EM CORINTO

1 – QUANDO O APÓSTOLO PAULO ESCREVEU SUA PRIMEIRA CARTA AOS CORINTOS NO CAPÍTULO TRÊS, VERSÍCULOS DE UM A TRÊS, ELE EXPRESSOU-SE DE FORMA CLARA QUANTO AO NÍVEL, AO GRAU DE ESPIRITUALIDADE DAQUELA IGREJA. VAMOS CONFERIR?

2 – VOCÊS SABIAM QUE A IGREJA NAQUELA CIDADE POSSUIA TODOS OS DONS ESPIRITUAIS? MAS, APESAR DISSO, PAULO AFIRMA QUE ELES NÃO ERAM ESPIRITUAIS. MUITO PELO CONTRÁRIO O APÓSTOLO DIZ QUE ELES ERAM CARNAIS. É POSSÍVEL UMA IGREJA SER POSSUIDORA DE TODOS OS DONS ESPIRITUAIS E SER CONSIDERADA CARNAL? A RESPOSTA É SIM.

III – PORQUE A IGREJA EM CORINTO NÃO FOI CONSIDERADA ESPIRITUAL?

1 – À LUZ DA PALAVRA DE DEUS UMA IGREJA NÃO É CONSIDERADA ESPIRITUAL PORQUE SEUS MEMBROS FALAM EM LÍNGUAS ESTRANHAS. UMA IGREJA NÃO ESPELHA SEU GRAU DE ESPIRITUALIDADE PORQUE SEUS MEMBROS “CAEM NO ESPÍRITO.” OU PORQUE OS ESPÍRITOS IMUNDOS SÃO EXPULSOS DAS PESSOAS.

2 – HÁ PESSOAS QUE PENSAM QUE UMA IGREJA ESPIRITUAL É AQUELA ONDE SÃO REALIZADOS MUITOS EVENTOS SOCIAIS. ALGUÉM PODE PENSAR QUE UMA IGREJA ESPIRITUAL É AQUELA ONDE EXISTEM GRANDES PREGADORES, CUJAS PREGAÇÕES SÃO PREPARADAS COM BASE DO MAIS REQUINTADO PORTUGUÊS, CHEIO DE FIRULAS.

3 – OU AINDA PODERÁ ALGUÉM PENSAR QUE A IGREJA ESPIRITUAL É AQUELA QUE POSSUI UM NÚMERO EXPRESSIVO DE PESSOAS NO ROL DE MEMBROS. HÁ QUEM PENSE QUE UMA IGREJA ESPIRITUAL É AQUELA QUE POSSUI UMA ADMINISTRAÇÃO DE PRIMEIRO MUNDO, CUJOS PASTORES E CORPO DE AUXILIARES SEJAM FORMADOS EM FACULDADES FAMOSAS.

4 – FINALMENTER ALGUÉM PODERÁ PENSAR QUE UMA IGREJA ESPIRITUAL É AQUELA ONDE OS MEMBROS CONTRIBUEM COM GRANDES OFERTAS E DÍZIMOS PARA QUE O TEMPLO SEJA UMA OBRA ARQUITETÔNICA DE FAZER INVEJA AO GRANDE OSCAR NIEMEYER, O PROJETISTA DE BRASÍLIA E OUTRAS OBRAS MONUMENTAIS. NO PRÓXIMO TÓPICO VEREMOS O QUE ARACTERIZA UMA IGREJA VERDADEIRAMENTE ESPIRITUAL.

IV – COMO DEVE SER UMA IGREJA ESPIRITUAL

1 – APÓS CITAR IGREJAS QUE PODERIAM SER CONSIDERADAS ESPIRITUAIS,
QUERO AFIRMAR QUE NA VISÃO DE JESUS CRISTO, A IGREJA ESPIRITUAL É AQUELA QUE PRATICA O AMOR FRATERNAL. IGREJA EPIRITUAL É AQUELA QUE CADA MEMBRO AMA O SEU IRMÃO COMO ELE É, INDEPENDENTE DE SUA CONDIÇÃO SOCIAL OU DA COR DE SUA PELE.

2 – A IGREJA ESPIRITUAL É AQUELA QUE PRATICA UM AMOR SINCERO E PURO. É UMA IGREJA CUJOS MEMBROS SE ALEGRAM COM A FELICIDADE DO IRMÃO E COM ELE TAMBÉM COMPARTILHA NADOR E NO SOFRIMENTO.

3- ESTA É A IGREJA QUE JESUS CRISTO CONSIDERA COMO UMA IGREJA ESPIRITUAL. É A IGREJA ONDE SEUS MEMBROS NÃO FALAM MAL UNS DOS OUTROS, QUE NÃO DIFAMAM SEUS IRMÃOS, QUE NÃO CRITICAM O SEU PASTOR E O MINISTÉRIO, QUE ANDA EM RETIDÃO DIANTE DE DEUS E DA SOCIEDADE, QUE OBEDECE A DEUS EM TODOS OS SENTIDOS. A IGREJA VERDADEIRAMENTE ESPIRITUAL É AQUELA QUE O MUNDO DÁ BOM TESTEMUNHO DELA.

4 – A IGREJA ESPIRITUAL É AQUELA ONDE OS IRMÃOS VIVEM EM UNIÃO. É A IGREJA ONDE AS FAMÍLIAS ESTÃO DEBAIXO DA GRAÇA E DA BÊNÇÃO DO SENHOR. É A IGREJA ONDE OS CÔNJUGES VIVEM EM HARMONIA PARA QUE O ESPIRITO SANTO TENHA O PRAZER DE FICAR DENTRO DE SUAS CASAS. É A IGREJA CUJOS FILHOS TÊM ORGULHO DE SEUS PAIS, OS QUAIS CONSIDERAM EXEMPLOS, MODELOS, A SEREM SEGUIDOS NO FUTURO. É ESTA A IGREJA ESPIRITUAL QUE JESUS QUER ENCONTRAR QUANDO VOLTAR A ESTA TERRA.

5 – POR ESSE MOTIVO O APÓSTOLO JOÃO ESCREVEU EM SUA PRIMEIRA CARTA, COMO LEMOS NO TEXTO BASE: “AMADOS, AMEMO-NOS UNS AOS OUTROS; PORQUE A CARIDADE É DE DEUS; E QUALQUER QUE AMA É NASCIDO DE DEUS E CONHECE A DEUS. AQUELE QUE NÃO AMA NÃO CONHECE A DEUS; PORQUE DEUS É CARIDADE. “ SEJA SOBRE VOCÊ A GRAÇA E O AMOR DE DEUS.

AUTOR: PASTOR VALTER MENDES. (A.D. SULACAP RJ) RJ, 24/05/2012


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here