Visão Panorâmica

0

“VISÃO É UMA HABILIDADE DADA POR DEUS PARA CAPTAR UM VISLUMBRE DE ALGO QUE ELE QUER OPERAR ATRAVÉS DE NOSSA VIDA, SE NOS ENTREGARMOS A ELE. VISÃO: ENXERGAR ALÉM DO ÓBVIO.” (Bill Hylbels)

Sempre acreditei que a visão de DEUS sobre a nossa vida é diferente da nossa. Como assim? É simples…nós seres humanos, somos limitados; não conseguimos compreender os propósitos de Deus de imediato. Entender a vontade de DEUS para nossas vidas, requer obediência, disciplina e tempo.

Muitas vezes é difícil compreender os propósitos de Deus, não é mesmo? “Deus faz hoje e nós entendemos amanhã”. Querido leitor, você já ouviu essa frase? É exatamente assim que acontece! Como eu me identifico com essa frase! Quantas vezes em minha caminhada cristã já senti Deus direcionando as situações de uma forma que eu realmente ficasse sem entender, mas depois de certo tempo, consigo compreender que embora a vontade de Deus nem sempre seja a mesma que a nossa, ELE sabe o que está fazendo. Sim, Deus é o único que consegue ver o quadro inteiro.

A Bíblia afirma que DEUS nos conhece de forma completa, integral, plena e suficiente para cuidar de cada detalhe da nossa vida. Ele tem uma visão “panorâmica” a respeito de tudo.

Sabe quando você está viajando de avião e tem aquela vista maravilhosa do alto onde consegue observar detalhes que jamais conseguiria ver de perto? Isso é ter uma visão panorâmica! Não precisa necessariamente estar em um avião…eu já tive a oportunidade de visitar o Cristo Redentor (RJ), e também já tive uma visão maravilhosa ao pegar a estrada de Guarujá (Litoral SP), observei que ambas as cidades, olhadas do ALTO tem detalhes peculiares e maravilhosos que jamais observaria apenas em uma visita por seu terreno plano.

Vista do ALTO as situações podem ter um significado diferente.

Temos uma visão limitada sobre os acontecimentos de nossa vida, temos uma visão limitada sobre nós mesmos e sobre tudo o que nos cerca. Apenas DEUS tem a visão panorâmica de todas as coisas! É maravilhoso confiar que ELE vê o quadro inteiro!

Quando enfrentamos uma situação adversa, não temos a oportunidade de ver as coisas sobre outros ângulos, não conseguimos enxergar de que forma aquela situação nos pode ser útil. Por exemplo, quando enfrentamos uma situação de desemprego, enfermidade, decepção, ou até mesmo quando estamos esperando algumas respostas de Deus, parece que fixamos os olhos naquela situação e não percebemos que se tivéssemos uma visão DO ALTO, os problemas que antes pareciam terríveis passariam a ser quase insignificantes.

Andar passo a passo com DEUS requer aceitar as circunstâncias, aceitar que DEUS vê o quadro inteiro, aceitar que ELE é soberano e está no controle de todas as coisas.

Deus é soberano sobre tudo e sobre todos, os Seus olhos passeiam sobre toda a terra, senão vejamos:

“Porque, quanto ao SENHOR, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é totalmente dele.” (2 Crônicas 16:9)

Deus conhece cada detalhe de nossa vida, Ele conhece o mais profundo dos nossos corações, ELE sabe o que já enfrentamos nessa vida e conhece o nosso desejo sincero de agradar-Lhe com o nosso viver.

A minha diferença de idade com os meus irmãos, são de 12 anos. Lembro-me de que quando eu era bem pequena, todas as vezes que meus irmãos saiam de casa, minha mãe soltada o seguinte versículo: “_Filhos, lembrem-se que os olhos do Senhor estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons.” (Pv15.3). Por fim, meus irmãos já sabiam este versículo de cor e sorteado, e repetíamos junto com ela sempre.

Lembro que eu ficava com aquela imagem na cabeça: DEUS com os olhos bem grandes, vendo cada detalhe de tudo o que acontece no mundo. (Risos). Creio que minha mãe, repetidamente, falava esse versículo para os meus irmãos como uma forma de mostrar-lhes tanto a soberania de Deus quanto a necessidade de temos temor no coração, pois ELE vê cada passo e atitude nossa.
Deus, tudo vê e nenhum acontecimento da nossa vida é insignificante para DEUS!
Acredito que a partir do momento que comecei a compreender algumas coisas sob a perspectiva de DEUS, comecei a entender que DEUS tem propósitos e finalidades em todos os acontecimentos. Não existem “acasos” nos planos de DEUS. Como diz John Piper:

“Temos de reconhecer que, se há um Deus no céu, não existem meras coincidências, nem mesmo nos menores detalhes da vida.”

Obedecer a Deus em algumas situações requererá de nós abrirmos mão de tantas coisas que aos nossos olhos parecem uma “benção”. É…confesso que renunciar não é uma das palavras mais agradáveis para mim. (risos) Mas, lembro-me do que aconteceu com Abraão, quando levou Isaque, que era filho da promessa, para sacrificá-lo diante de Deus. Abraão foi considerado o pai da fé, simplesmente porque ELE olhava as coisas sob à perspectiva de Deus e sabia que obedecer era uma das atitudes mais sábias, ainda que isso incluísse algumas renúncias.
Veja cada acontecimento sob a perspectiva de Deus!
Nós, cristãos, temos o privilégio ver os acontecimentos sob a perspectiva de Deus e de Sua Palavra. Podemos confiar que embora não entendamos de imediato o agir de Deus em nossas vidas, os propósito do SENHOR irão superar as nossas expectativas . Os pensamentos de Deus não são os nossos pensamentos…. os SEUS são sempre mais altos e mais nobres:

“Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Jr29”

“Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR.
Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.
Isaías 55:8-9

Hoje, quando olho para trás, consigo perceber que DEUS sempre enxergou tudo de forma muito mais ampla que eu. Consigo perceber que certos acontecimentos passados foram fundamentais para que os propósitos dELE se cumprirem em minha vida, para Ele me usar, me moldar, me fortalecer e claro, me aproximar ainda mais dEle. Percebo com clareza que algumas situações aparentemente contrárias às minhas vontades, foram fundamentais para o meu amadurecimento e para o meu crescimento espiritual.

Sabe…a nossa vida é como um bordado tecido pelo próprio Deus. Olhamos antes de o trabalho estar finalizado e vemos apenas fios confusos e desordenados, muito distante de se tornarem um desenho bonito. Não obstante, na hora certa, DEUS nos coloca em Seu colo e nos mostra o bordado por completo… aí conseguimos ver o que antes era algo “feio e bagunçado” , em seu estado finalizado: uma linda obra de arte!
Os imediatistas buscam as respostas para os problemas em outras fontes que não no próprio Deus e em Sua Palavra. Assim, escrevem a sua própria historia e traçam seus próprios caminhos….e o final da caminhada é certa: fracasso, frustração, decepção e a derrota:

“Há caminhos que ao homem parecem perfeitos, mas o seu fim são os caminhos da morte (Provérbios 14:12).

Quando eu tinha por volta de 11 anos, meu irmão Bruno me disse uma frase que nunca esqueci: Escrevemos a história das nossas vidas com a caneta que está em nossas mãos. Devemos confiar e descansar nos planos de Deus, confiar na visão panorâmica que ELE tem a respeito de um futuro CERTO para nós e deixar ELE nos conduzir, na certeza que cada acontecimento se converte para o nosso próprio bem: “Porque todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus.” Rm8:28”.

Isso é certo: nenhum acontecimento, bom ou ruim, da sua vida é desperdiçado no plano de DEUS. Sim, mesmo que você não consiga perceber. DEUS nos molda por meio das circunstancias. O nosso amor por DEUS precisa passar pela prova do tempo e das circunstâncias. Nestes momentos, Ele começa um trabalho árduo de purificação em nossas vidas, onde Ele vai sondando os nossos corações e nos lapidando, aumentando assim o nosso valor,exatamente como é feito com os diamantes.

Algumas pessoas reclamam que Deus nos priva das coisas boas da vida. Eu discordo! Ele não nos priva, de forma alguma. ELE cuida de nós para que desfrutamos das coisas boas da vida da melhor maneira possível, sem riscos de nos machucarmos e na hora certa. Por isso; devemos confiar e descansar, pois os planos de Deus são bons e seu tempo é perfeito.

Muitas vezes pedimos a DEUS coisas que pensamos ser uma benção, mas Deus vê o quadro inteiro. Podemos estar certos de que Deus não nos priva do que pedimos, mas Ele retém o que sabe que pode ser prejudicial para nós naquele momento.

DEUS NUNCA RETERÁ O QUE TIVER DE BOM PARA VOCÊ!

Confie no controle de DEUS sobre todas as situações! Confie na visão panorâmica de DEUS sobre a sua vida! Se por enquanto você vê apenas bagunçadas e feias linhas entrelaçadas, é sinal que DEUS ainda está trabalhando… Logo, ELE te mostrará um lindo bordado!

Escrevo naquELE que faz uma obra de arte com os acontecimentos da minha vida. Mas, que ao final, certamente, dará um lindo bordado!

Eu amo vocês.
Beijos no coração!
@raissabomtempo
Blog: www.raissabomtempo.blogspot.com.br


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here