Quando voce acender

0

“Quando voce acender”…

Mt 5,16 diz: Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.

Segundo os padrões modernos a vida tem que ser “divertida” daí surge a reflexão… Será que a vida de Yeshua (Jesus) era divertida? Antes de iniciar oficialmente o seu ministério Ele era carpinteiro em sua oficina. Será que exercer essa função era uma chatice ou uma fase para aquisição de sabedoria? (Lc 2,40).

Precisamos rever nossos conceitos de como encaramos a vida, embora não seja fácil mudar de atitude, em Inglês ao pé da letra mudar de atitude é mudar de coração, daí a recomendação bíblica de 2 Tm 3,6 … não neófito, para que não se ensoberbeça e venha a cair na condenação do Diabo. A palavra é bem clara que a mudança ocorre aos poucos com isso podemos observar que se olharmos uma árvore com frutos a parte mais bela dela será o brotinho (neófito), mas em compensação o que está dando fruto é o galho mais antigo. Por isso o senhor em sua imensa sabedoria nos ensina a mudar de coração, ou seja, nos tornarmos galhos frutíferos.

Não era diferente entre o povo hebreu. Após sair do Egito as reclamações eram presentes e constantes segundo Hashi, o principal motivo era a frustração com a disciplina agora instalada e exigida pelas mitsvot. A vida divertida de hoje é simplesmente o reflexo de uma geração sem regras e que se submetida as mesma se dissolará em reclamações e lamentos como ocorreu no êxodo.

Em Ec.7,8 diz que melhor é o fim duma coisa do que o princípio; melhor é o paciente do que o arrogante. Com isso podemos interpretar fim, teleologicamente, melhor é o objetivo das coisas, a finalidade, lembrarmos que saímos sempre “de” “para”. São as santas preposições da torah que nos leva a concluir que saímos do Egito para a terra prometida, da escravidão para a liberdade, da idolatria para o verdadeiro D-us. Voltando ao início do texto nos desafiemos a complementar esta lista com nossas próprias saídas e chegadas e quando nos acendermos lembrarmos que o hoje pode ser chato, mas a eternidade será “divertida”.

Sugestão de Leitura; Números Cap.8 á 12 tem como principais tópicos:
• O acendimento diário da menorá;
• Consagração dos levitas;
• Pessach Sheni;
• Nuvem e o fogo;
• Murmurações;
• Enfastio pelo maná;
• Os setenta anciãos;
• A lepra de Mirian.

Andréa Oz /Carlos Oz


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here