Como Pregarão se Não Forem Enviados?

0

Como pregarão se não forem enviados? E o que devem pregar?

Deus prometeu desde os dias do Velho Testamento que daria pastores à igreja segundo o seu coração para apascentá-la com conhecimento e inteligência em Jer 3.15.

Prometeu que separaria a alguns dentre os crentes para ministrarem aos demais como sacerdotes e levitas em Isaías 66.21.
Então, ainda que o trabalho de anunciar a Cristo seja de todos os crentes, somente alguns são chamados por Deus para serem ministros da Palavra.
Assim como a tribo de Levi foi separada por Deus, entre as demais tribos de Israel para o encargo de ministrarem a Palavra a todo o povo do Senhor, do mesmo modo sucede com a Igreja onde levitas são também chamados para o ofício sagrado da pregação para anunciarem as virtudes de Cristo ao povo.
Esta chamada e envio por Deus são necessários porque demanda preparação para o cumprimento da tarefa da pregação, não somente pelo esforço pessoal do chamado para aprender o evangelho, como também para ser aperfeiçoado por Deus em todas as coisas necessárias para o desempenho do seu serviço.

As recomendações de Paulo especialmente nas epístolas pastorais de I e II Timóteo e Tito, apontam para os deveres que devem ser atendidos pelos que são chamados para o ministério da Palavra.

Não somente devem conhecer a Palavra como também devem se manter a si mesmos puros e santificados, porque a vida deve estar em conformidade com a santidade da palavra que devem pregar.

É daí que decorre o conselho de Paulo a Timóteo em II Tim 2:

2Tm 2:4 Nenhum soldado em serviço se envolve em negócios desta vida, porque o seu objetivo é satisfazer àquele que o arregimentou.
2Tm 2:5 Igualmente, o atleta não é coroado se não lutar segundo as normas.
2Tm 2:6 O lavrador que trabalha deve ser o primeiro a participar dos frutos.

2Tm 2:21 Assim, pois, se alguém a si mesmo se purificar destes erros, será utensílio para honra, santificado e útil ao seu possuidor, estando preparado para toda boa obra.

Por isso, para o desempenho deste dever de estar preparado para a pregação, Paulo deu a Timóteo a seguinte exortação:

2Tm 3:14 Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o aprendeste
2Tm 3:15 e que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus.
2Tm 3:16 Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça,
2Tm 3:17 a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.

Pr Silvio Dutra


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here