Estudo bíblico sobre a frase pedis e não recebeis porque pedis mal. Precisamos entender por que pedimos algum benefício ao Senhor Deus e notamos que logo de imediato não recebemos o bem que pedimos.
Ao acontecer isso, muitas vezes nos decepcionamos e ficamos tristes, a ponto de pensar que o Senhor Deus não ouviu nossa oração. Ou, ainda, que ouviu, mas não quis atender ao nosso pedido.
O versículo bíblico do livro Tiago diz:
“Pedis e não recebereis porque pedis mal, para o gastardes em vossos prazeres”
Tiago 4.3
O apóstolo Paulo nos ensina que devemos pedir a Deus apenas aquilo que servirá para nosso proveito. Aquilo que engrandecerá nosso trabalho. Ele nos ensina isso porque muitas vezes pedimos a Deus aquilo que é contra a vontade dele. Ou seja: em muitas circunstâncias o cristão não recebe porque não sabe pedir.
A Bíblia diz que Deus sabe tudo o que brota em nosso coração. Ainda, que temos o desejo de adquirir um objeto e não sabermos se nos ajudará ou não. Deus sabe. Por isso mesmo Ele recusa a atender o pedido de imediato de uma pessoa. Do mesmo modo como um pai adia o presente que o filho dele tanto deseja.
Suponhamos que um cuidadoso pai tenha um filho adolescente que gosta de velocidade. Esse filho querido pede ao pai uma moto. O pai diz que vai dar, mas só quando ele estiver consciente do que faz.
O filho garante que já está consciente. Porém, o pai sabe que ele não está. Desse modo, ainda que o rapaz fique triste, o pai adiará o presente.
Devemos crer que esse pai fique triste também. Porque tem dinheiro para comprar a moto para o filho. Exato o modelo sofisticado que o filho deseja tanto receber. Contudo, ele diz a si próprio: “Não devo dar a moto ao meu filho. Pelo menos, agora.”
Porém, bem lá dentro do seu consciente ele escuta uma voz que lhe diz: “Você não deve dar a moto que seu filho tanto pede. Adie essa decisão o mais que puder.” É o que ele faz, a contragosto do filho, que lhe pede insistentemente.
O pai adia essa decisão. O filho lhe pede. O pai responde sempre o que o filho já sabe:
“Você ainda não tem maturidade. Quando tiver, eu lhe darei a moto que tanto quer.”
O jovem deve reclamar o tempo todo: “Ah, pai, eu tenho maturidade, sim. O senhor sabe disso”. Contudo, o pai continua adiando o presente.
Por meio de estudos bíblicos, aprendemos na Bíblia que Deus age da mesma maneira como um pai cuidadoso. A diferença é que não ouvimos a voz de Deus.
No entanto, sentimos bem lá dentro de nosso ser a palavra de Deus que nos diz: “O que você pede, não vou te dar, agora”.
Deus certamente lhe dará o que você pede, mais tarde. Você nem perceberá quando receber o que pede, devido à alegria e emoção do momento.
Isso explica o motivo de muitas pessoas esquecerem de agradecer a Deus pela graça recebida.
–José Guimarães
http://www.joseguimaraes.com/