Exortamo-vos também irmãos, a que admoesteis os insubmissos, consoleis os desanimados, ampareis os fracos e sejais longânimos para com todos. I Ts 5:14
Esse versículo muito nos ensina. Paulo exorta os tessalonicenses a admoestar (direcionar/exortar), consolar, amparar (sustentar) a cada um segundo a sua necessidade espiritual.
As pessoas possuem necessidades espirituais que precisam ser tratadas.
Para isto, o primeiro passo que temos que dar é de enxergar as pessoas. Muitos querem apenas ser servidos. Seu mundo é o próprio umbigo, e suas orações são voltadas apenas para si mesmo, assim como suas preocupações.
Entretanto, ser cristão é ser imitador de Jesus. E Jesus enxergava as pessoas, além de suas aparências físicas. Ele enxergava o coração. A dor, o vazio, a angústia.
Existem pessoas que não se submetem às autoridades (insubmissas). Tais pessoas precisam ser corrigidas. O problema é que normalmente outros se juntam a eles para falar mal também e ser insubmisso também. Ou então, são deixados de lado e até mesmo desejam que saiam da igreja.
Ao corrigirmos o insubmisso, estamos nos preocupando com sua vida espiritual. Pois está ferido, está se sentindo desamparado e por isto não se submete.
Existem pessoas que não são fracas porém estão desanimadas. Talvez passaram por alguma situação difícil e precisam de consolo. Existem pastores que podem estar desanimados. Líderes que podem estar passando por isto. E pessoas com uma longa jornada cristã que precisam do seu consolo e não da sua exortação. É tudo que ele não precisa.
O problema é que muitas vezes consolamos os insubmissos, admoestamos os fracos e amparamos os desanimados.
E por último existem pessoas que estão fracas. O fraco não consegue nem andar sozinho. Ele talvez nem vá à igreja mais. Precisa ser sustentado. Muitos deixam de ir à igreja por serem fracos e ninguém nem sente falta, não vai atrás para amparar.
Se você deseja ser um cristão sadio, que seja cada dia mais parecida com Jesus, comece a enxergar as pessoas e suas necessidades espirituais. Admoeste o insubmisso com amor. Console o desanimado. Sustente o fraco. E seja longânimo com todos!!!