Liderança influente x Governo autoritário

0

I Samuel 12
16 “Agora, preparem-se para ver este grande feito que o Senhor vai realizar diante de vocês! 17 Não estamos na época da colheita de trigo? Pedirei ao Senhor que envie trovões e chuva para que vocês reconheçam que fizeram o que o Senhor reprova totalmente, quando pediram um rei”.
18 Então Samuel clamou ao Senhor, e naquele mesmo dia o Senhor enviou trovões e chuva. E assim todo o povo temeu grandemente o Senhor e Samuel.

No livro de I Samuel capítulo oito, lemos sobre o momento onde o povo de Israel reivindica a Samuel um Rei pada si. Então Samuel ora ao Senhor, que lhe diz que o povo o estava rejeitando como rei, mas pede a Samuel que conceda ao povo o que eles estavam querendo.

No Capítulo doze, no trecho que destacamos acima, Samuel mostra ao povo que não era a vontade de Deus que houvesse um rei governando Israel. Para que o povo soubesse disso, ele pede um sinal e isto acontece no mesmo dia, fazendo com que todo o povo temesse ao Senhor.

Acompanhe o que a bíblia diz sobre a criação do homem em Gênesis 1.26-28:
“Então disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. DOMINE ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os grandes animais de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão”.
27 Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
28 Deus os abençoou e lhes disse: “Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! DOMINEM sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra”.

Este texto de Gênesis nos fala sobre a criação do homem e suas atribuições dadas pelo seu criador. Deus fez o homem de maneira admirável, o fez como ele mesmo, o criou a sua própria imagem e semelhança, e o disse com que propósito o estava criando. O homem foi feito a imagem e semelhança de Deus para governar, mas este governo estabelecido por Deus seria sempre em relação a coisas e nunca em relação a pessoas. Deus diz para o homem dominar sobre toda a sua criação, mas ele nunca disse que o homem deveria exercer domínio sobre outro homem.

Eu creio que, assim como aconteceu em I Samuel, nunca foi a vontade de Deus que houvesse alguém que tomasse o seu lugar no governo de homens. O povo de Israel pediu por alguém que o pudesse governar e Deus reprovou o pedido, mas concedeu aquilo que era a vontade do povo. Mas e os grandes homens que estavam a frente de multidões que passaram pela bíblia até chegar este momento de I Samuel?! Antes de reivindicar um Rei, existiram para o povo homens que defendiam e resolviam questões ligadas ao bem estar deles e líderes que os direcionavam a vitória.

Existe uma grande diferença entre exercer liderança e exercer domínio ou governança. O líder é aquele que influencia um grupo, é aquele que faz primeiro e por ser admirado pelos seus feitos, aglomera seguidores que querem ser como ele é. O governante é aquele que fazendo ou não, manda para que outros obedeçam.

Existem muitos líderes que não estão conseguindo exercer bem sua liderança porque estão querendo exercer um mandado sobre outros, quando deveria estar fazendo e influenciando outros. Jesus é nosso maior exemplo. Ele serviu primeiro, exercendo influência e seu número de seguidores não para de crescer.

Ramiro Chagas / ramirochagas.blogspot.com


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here