Jesus veio dar vista aos cegos.
Àqueles que se encontram em trevas espirituais, por causa do pecado original de Adão, que sujeitou toda a raça humana à morte espiritual, que é a separação de Deus.
Foi principalmente para destruir o poder desta morte espiritual, e consequentemente da morte eterna que se segue à mesma, e que é a separação definitiva e irremediável de Deus, que Jesus veio a este mundo.
Para demonstrar este Seu poder sobre a cegueira espiritual que é resultante da morte espiritual, Jesus curou aquele cego de nascença citado em João 9.1-7, porque este mal das trevas espirituais, todo homem traz consigo desde o seu nascimento, não por causa de algum pecado específico daqueles que o geraram, mas em razão da morte espiritual que entrou no mundo por causa do pecado de Adão.
A cegueira física daquele homem seria curada quando fosse removido o lodo que Jesus colocou nos seus olhos, que foi feito com a saliva da Sua própria boca e com o pó da terra.
De igual modo, a cegueira espiritual é curada quando o pecador é lavado dos seus pecados, e quando é removida a maldição que foi proferida contra Adão e Sua descendência pela boca do próprio Deus.
Somente Deus pode remover a maldição que Ele pronunciou contra toda a humanidade, por causa do pecado original.
Isto acontece, quando o homem é lavado pelo lavar renovador e regenerador do Espírito Santo.
Jesus poderia ter curado aquele cego diretamente sem usar qualquer recurso para ser aplicado aos seus olhos.
Mas, certamente queria nos deixar algum ensinamento espiritual através daquilo que fizera para curá-lo.
Ninguém pode ver o mundo natural se não tiver uma visão física saudável e sem a luz natural.
Ninguém pode ver o mundo espiritual invisível sem uma visão de fé saudável e sem a luz espiritual de Cristo.
Este é o grande ensinamento desta passagem porque aquele homem não foi somente curado da cegueira física, como também da espiritual, porque ele se converteu a Jesus conforme podemos concluir da sua adoração ao Senhor e do testemunho vigoroso que deu acerca dEle na presença dos líderes religiosos de Israel.
Enquanto os escribas e fariseus estavam debatendo violentamente com Jesus para tentarem desqualificá-lo como tendo sido enviado de fato por Deus a este mundo, o que era cego de nascença se submeteu ao Senhor e Lhe obedeceu sem nada contestar naquilo que Lhe foi ordenado, e por Sua obediência a Ele obteve não somente a cura da sua cegueira como também a salvação da sua alma.
Pr Silvio Dutra