Jesus acalma a tempestade

0

Não tenho muito contato com o mar, aliás, meu contato com o mar costuma ser nas minhas férias, no mês de janeiro.

Deixando isso de lado, ao ler o texto que trata de Jesus acalmando a tempestade, pude pensar não só na tempestade de forma literal, mas nas diversas tempestades pelas quais passamos em nossa vida. Falo sobre aquelas provas ou situações nas quais parece que nosso barco vai afundar, sabe como? Imagino que sim. Quem nunca passou por uma tempestade?

As aflições do nosso mundo estão aí. Temos os nossos problemas pessoais, aquelas coisas inesperadas que nos acontecem e, além disso, ainda temos um mundo cada vez mais afundado no pecado – violência, corrupção, o prazer acima de tudo… Tudo isso nos afeta. A carga costuma ser pesada mesmo.

Podemos dizer que as ondas da vida já nos dão trabalho, imagine uma tempestade. A última que aconteceu por aqui causou grandes estragos. Famílias desabrigadas, ruas sujas ou destruídas, terrível.

Mas o que podemos fazer quando vem uma tempestade? A bíblia tem a resposta.

O texto de Lucas 8.22-25 narra como os discípulos de Jesus enfrentaram uma tempestade. Foi uma literal e, para piorar, eles estavam no mar.

Os discípulos estavam num barco quando, de repente, o tempo mudou. O mar, que estivera calmo, agora estava grandemente agitado. A coisa foi tão feia que “o barco estava sendo inundado”.

Você já viveu alguma situação assim? Sua vida estava indo bem, até que surgiu “uma tempestade”, que começou a incomodá-lo, você começou a entrar em desespero, não via saída… Se aconteceu, o que você fez?

Os discípulos chamaram o especialista em mar revolto: Jesus. O versículo 24 diz que eles clamaram: “Mestre, Mestre, vamos morrer!”.

Talvez alguém queira frisar o medo dos discípulos, mas quem nunca sentiu medo diante de uma situação dessas? Eu já senti, tenho que ser franco.

Minha intenção não é falar sobre o medo, mas sobre aquele que pode acalmar qualquer tempestade, literal ou não, que aconteça em qualquer lugar. Jesus é o único que pode fazer isso. O texto, ainda no versículo 24, diz que “Ele se levantou e repreendeu o vento e a violência das águas; tudo se acalmou e ficou tranquilo”.

O que para os homens é causa de desespero, medo, para Jesus não é. O que para os homens é um beco sem saída, para Jesus não é. Jesus coloca tudo no lugar, acalma e tudo fica “tranquilo”.

Eu não preciso saber que tipo de tempestade você tem passado, isso não tem importância. Se é um probleminha ou um problemão, não faz a menor diferença, pois Jesus é aquele  que resolve a situação, coloca tudo no seu devido lugar e ainda deixa as pessoas admiradas, porque Ele sempre será o Jesus que acalma qualquer tempestade.

Wanderson Miranda de Almeida

Escritor e autor dos livros “Gotas de entendimento” e “Gotas de entendimento 2”.

www.wandersonmiranda.com


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here