Sabemos o quanto as genealogias são importantes para as nossas vidas. Elas relatam os nossos antepassados, seus nomes e relações de parentescos. Na Bíblia, principalmente no livro de 1 Crônicas dos capítulos 1 a 9 constatamos uma grande lista de genealogias.
Mas o que deveria chamar a nossa atenção no meio de tantos nomes e relações familiares? Repare bem como do autor interrompe a lista de maneira sutil e destaca em 1 Crônicas, Capítulo 4:9-10 um nome em meio a tantos outros nomes: Jabez.
O que Jabez teria de feito de diferente ou o que caracterizaria este ilustre homem de forma diferenciada se comparado a tantos outros nomes que lhe proporcionou um lugar de destaque na narrativa bíblica?
Jabez fez uma oração de clamor a Deus!
Esta é uma das formas mais poderosas e diretas de nos comunicarmos com Deus!
Jabez descobriu que as necessidades pessoais, ordinárias, pertinentes à vida diária devem ser levadas diante do Senhor. Quantas vezes investimos em algo ou fizemos escolhas que nem sequem consultamos a Deus em oração qual seria a sua vontade perfeita e agradável? E quantas vezes damos com os burros n’água por isso, por ignorar a opinião de Deus, por não envolvê-lo no processo, pois Ele sempre tem o melhor para as nossas vidas, e é galardoador daqueles que confiam em Teu Santo e Fiel Nome!
Jabez “Clamou ao Deus de Israel” e “Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido”.
Frequentemente na Bíblia os nomes devem ser encarados com respeito, pois, quando são dados às pessoas com seriedade (como neste caso, onde reflete as circunstâncias do nascimento) ou conscientemente tornam-se referência sobre a pessoa em questão. “Jabez” significa “dor, tristeza, gerado com dor” e parece que ele vivia com o receio de que seu nome tivesse um sentido profético e o futuro pudesse lançar sua sombra sobre ele.
Assim, orou sobre a questão e o Senhor atendeu o seu pedido. Tratava-se de um problema herdado, mas Deus concedeu uma solução. Jabez também estava consciente de duas necessidades materiais: por alguma razão, precisava de mais espaço e a oração resolveu isso também.
Todas as nossas necessidades – inclusive as materiais – são do interesse do Senhor. Além disso, Jabez desejava que Deus estivesse com ele, livrando-o do mal: “Seja a tua mão comigo – a presença pessoal do Senhor em seu poder – e isso também “Deus lhe concedeu”.
Não temos porque não pedimos (Tiago 4.2).
Outro ponto que gostaria de ressaltar é o motivo do pedido. Esteja certo que Deus nos sonda e se agrada muito se o seu pedido estiver colocando os interesses Dele em primeiro lugar. Por exemplo, tem muita gente por aí pedido a Deus uma casa, um carro, um emprego, e outros bens materiais e de conforto. Tudo bem, desde que, você coloque estas bênçãos à disposição do Senhor após recebê-las! Compreendeu? Afinal, porque Dele e por Ele, para Ele são todas as coisas!
Deus te abençoe!
Adorador Marconi
Fonte: Ministério Adoração Eterna