Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus. (1 Coríntios 10.31)
Cada atitude nossa, cada obra nossa, cada depoimento dado, cada historia contada deverá ser feito para a Gloria de Deus.
Gostaria que a palavra Gloria neste artigo fosse entendida não como luminosidade, brilho, resplendor, nem mesmo como fogo, nuvem, mas como elogio, boa fama, boa noticia.
Tem uma questão que aceleram os milagres que agilizam a chegada da resposta de Deus, para qualquer projeto, quando aquele projeto servirá para a Gloria de Deus. Isto é, quando dará boa noticia, quando muita gente se alegrará e será beneficiado pelo projeto, quando for para a Gloria de Deus.
Tudo o que Deus criou tem sua gloria, tem o seu louvor. A própria natureza glorifica a Deus. (Salmos 19.1-3) Os céus declaram a glória de Deus; o firmamento proclama a obra das suas mãos. Um dia fala disso a outro dia; uma noite o revela a outra noite. Sem discurso nem palavras, não se ouve a sua voz. (Salmos 111.3) Os seus feitos manifestam majestade e esplendor, e a sua justiça dura para sempre.
Já observei em muitas congregações o desespero daqueles que estão dirigindo o culto e ate mesmo por aquele que estão pregando a Palavra que o povo dê Gloria a Deus, como sinal que a palavra esta boa, como que fosse uma aprovação para pregador. Sempre este tipo de pedido de dar gloria a Deus, será mecânico neste caso. Pois quando a pessoa que fala num culto, que conta algo grande, digno de louvor, brotará espontaneamente a gloria nos lábios do povo.
Por tal motivo estamos propondo que essa palavra, testemunho ou historia que esta sendo contada tem que ter a Gloria de Deus e ser para a Gloria de Deus, tem que haver um motivo de verdade, sem exagero, sem aumentar os números, para que a Gloria de Deus seja maior.
Se não for para a Gloria de Deus, será para a gloria humana, para ser visto pelos homens, tem imediatamente a sua própria recompensa. Aquele reconhecimento, aplauso, elogio, ouvido ou visto na congregação pelos homens, é a gloria humana, momentânea, logo que você sair você será esquecido e a gloria também. Mas a gloria de Deus é muito mais ampla, permanente. (Mt 6.1-4) Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos céus. Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita; Para que a tua esmola seja dada em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, ele mesmo te recompensará publicamente.
Existe uma letra de uma canção gospel que tem uma frase que não esta correta: “Eu não preciso ser reconhecido por ninguém” Claro que precisamos ser reconhecido por todos. O maior reconhecimento encontrado na Bíblia feita a um homem foi o de Jesus a João Batista: (Mateus 11.11) Em verdade vos digo que, entre os que de mulher têm nascido, não apareceu alguém maior do que João o Batista; mas aquele que é o menor no reino dos céus é maior do que ele.
Falando de Testemunhos, que contem cifras, números, quantidades, valores devemos ser exato com os números, sem aumentar nada, sem diminuir nada. A grande maioria diz: ‘Foram mais de 200 almas que aceitaram a Cristo’ porem, um ministério organizado, fará a contagem exata de quem se entregou a Cristo, e não ficará contando como mais de duzentos, se o numero foi 198.
Como se come e se bebe de tal maneira que seja para a Gloria de Deus? Comer para a gloria de Deus é comer sem exagero, para não ficar depois com dores de estomago, com repugnâncias, sem precisar depois tomar antiespasmódico. Será para a Gloria de Deus, quando em caso de pouco alimento, mas repartido certo entre todos, ninguém fique com fome, ninguém fique murmurando.
Historia com gloria não é ficar contando o passado como fazem alguns com os seus testemunhos, lembrando nome de cigarros que fumavam, bebidas alcoólica que tomavam, de drogas que usavam. Não a gloria nenhuma em contar o nome dos pecados de orgias sexuais que participavam. Não a gloria nenhuma contar inúmeros nomes de demônios que conheceu no satanismo. Não a gloria nenhuma contar dos crimes que cometiam.
Historia com Gloria não é ficar vendendo testemunhos nos mais diferentes tipos de mídia, tais como: Revistas, Filmes, Bandas e ainda colocando aquelas duas letrinhas “EX” que não tem gloria nenhuma valida para Deus. Ex- Macumbeiro, Ex-Ninfeta, Ex-Gay, Ex-Lésbica, Ex-Padre, Ex-Freira, Ex-Garota de Programa, Ex-Pagodeiro. Ex cantor nenhum, Ex artista nenhum. Pois nenhuns dos convertidos no Novo Testamento levavam este epitáfio. Por exemplo: Ex-Ladrão – Zaqueu. Ex-Prostituta – Maria Madalena. Ex-Assassino – Paulo. Ex-Pescador – Pedro.
Historia com gloria é aquela que Deus faz nova na sua vida, é a nova criação com as coisas velhas passadas, sem lembranças, sem desenterrar-las.
Davi no salmo 16.3 disse que não faria menção dos nomes dos deuses de outrora. “As dores se multiplicarão àqueles que fazem oferendas a outro deus; eu não oferecerei as suas libações de sangue, nem tomarei os seus nomes nos meus lábios.” Não é possível que cristãos evangélicos fiquem depois de convertido chamando nos momentos que precisa expressar uma admiração de: Nossa Senhora! Cruz credo! Caramba! Oxalá! Tudo isso acarreta maldição no mundo espiritual.
Não podemos imitar nada do passado fazendo, um cristão evangélico não pode nunca sinal da cruz. Ao sentir a presença de Deus não nem aqueles movimentos de uma pessoa que freqüentou o candomblé. Nem mesmo em brincadeira posso dizer: “Te benzo e te curo com o peito do burro”
Só me dedicaria ouvir um testemunho gravado ou ler um testemunho escrito se este tem gloria, se o autor vem manifestar seu agradecimento a Deus pela vida mudada, pela salvação recebida.