Existe uma história que fala de três homens cegos estudando um elefante. Quando solicitados a descreverem o elefante, um dos cegos, com os braços ao redor de uma das pernas do animal diz: “um elefante é como um tronco de uma arvore”. Outro, segurando a tromba, diz: “o elefante é como uma cobra”. E outro tateando a lateral larga do elefante, diz: “não, vocês estão errados. Um elefante é tão grande quanto à parede de um celeiro”. “O problema todo é saber quem estava certo”.
Na realidade, todos estavam certos em suas perspectivas pessoais e todos estavam errados sob as demais perspectivas. Muitos de nossos conflitos são semelhantes.
Discursamos sempre dentro de uma perspectiva própria munida de experiências e crenças pessoais e limitada. Quando estamos diante de um problema que envolve mais pessoas, muitas vezes a nossa ideia de solução não atente e ficamos chateadas , magoadas e “aceitamos” desfecho com má vontade e quase sempre com ressentimentos no relacionamento.
A Mulher Sábia sabe que isso não condiz com a Palavra de Deus.
Ela se firma em Provérbios 26:12 “Tens visto o homem que é sábio a seus próprios olhos? Pode-se esperar mais do tolo do que dele.” E abre o coração para ouvir, aceitar e contribuir para a solução do problema. Ela já aprendeu que ser Sábia nem sempre é estar com a razão. E entre as dua coisas ( ser sábia ou estar com a razão) ela sabe que deve escolher sempre a sabedoria.
Vamos realmente ser sábias da próxima vez?