Biblicamente falando, “espiritualizar” significa considerar todas as coisas à luz da direção e instrução do Espírito Santo.
Ou em outras palavras, conforme dizer do apóstolo Paulo, trata-se de seguir o pendor do Espírito Santo, ou seja, ser movido pelo Espírito em tudo o que se é e se faz na vida, sobretudo naquelas coisas relativas à nossa transformação pessoal à imagem de Cristo.
Isto consiste muito na mortificação do pecado para sermos cada vez mais revestidos das virtudes de nosso Senhor, geralmente definidas como fruto do Espírito Santo, segundo este é descrito em Gálatas 5.
O resultado desta espiritualização é portanto vida e paz (Rom 8.6-13).
Agora, qual é o risco que corremos quando deixamos de espiritualizar todas as coisas?
A resposta se encontra no próprio texto de Romanos citado anteriormente: o resultado é a morte espiritual das graças, dons e capacitações do Espírito Santo, nos que são cristãos, e a morte espiritual eterna nos que não têm o Espírito Santo, ou seja, o estado de condenação e de separação eterna de Deus.
Vamos então, para o nosso próprio bem, e para a alegria de Deus, espiritualizar sempre, conforme nos é ordenado na Bíblia.