Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.”
Vamos fazer uma análise e algumas aplicações deste versículo de Provérbios 22:6. E ele nos direciona a três pontos importantes:
Ensina/Eduque a criança:
É, e sempre foi, responsabilidade dos pais educar aos filhos. Deus já ordenava isto desde o principio de Israel “Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te” (Dt 6:6-7). É função primordial dos pais a educação e o ensino dos filhos, é tarefa dada diretamente por Deus.
Deus ordena que ensinemos nossos filhos. Nenhuma criança tem educação, temor, honra, conhecimento ou discernimento instintivamente, é função dos pais educá-las. Entendo que não há melhor momento para o aprendizado sobre as coisas de Deus do que no aconchego de um lar Cristão.
No caminho que ela deve andar:
No coração de cada criança há a raiz do pecado. Não devemos deixar que elas sigam seus próprios caminhos naturais e pecaminosos. O Senhor nos adverte para que intervenhamos e ensinemos os caminhos dEle a elas. O caminho que cada criança deve andar é o caminho do Senhor. Ensine-a a andar nos caminhos relatados na Palavra de Deus! “Ensinar uma criança no caminho em que deve andar” é muito mais que leva-la à igreja ou obrigá-la a ir a escola dominical.
Ensina-la passa primeiro por você ser um exemplo. A criança deve olhar para cada um dos seus pais e ver Cristo refletido. Em cada ação sua para com sua esposa (ou da esposa para com o esposo), em cada falar ou agir, no tratar com terceiros, na disciplina de seus filhos, em tudo, que sejamos reflexos de Cristo.
Ensine a sã doutrina a seus filhos, este é o caminho que ela deve andar, dentro dos parâmetros que Deus determinou, e revelou, em sua palavra. Não ache que ela é “muito nova” ainda para ensina-la, não há idade para aprender do Senhor, a eduque desde a mais tenra idade com as verdades do Pai. Insira a Palavra de Deus no coração e na alma de dos seus filhos.
Ensine-os a ter intimidade com o pai. Leve seus filhos a ter uma vida de oração. Incentive-o a orar ao levantar, ao se alimentar, ao dormir, a todo tempo. Ter comunhão com o Pai é um dos melhores ensinamentos que pais podem deixar de herança aos filhos.
E, ainda quando for velho, não se desviará dele:
Tudo que você ensinar ao seu filho nos primeiros anos de vida, possivelmente determinará os caminhos que ele ira trilhar em vida. Seus ensinamentos o guiarão nas escolhas da vida. Ensine-os nos caminhos do Senhor e eles serão homens e mulheres honrados, tementes a Deus, bons cidadãos, bons pais, bons esposos, bons profissionais…
Porém, aqui cabe uma ressalva quanto ao texto, e a interpretação de alguns sobre ele, o texto não fala de salvação da alma do seu filho. Nossos filhos terão que se acertar com o Deus do evangelho por eles próprios. Você não tem poder para salvar seus filhos, porém o chamado de Deus para os pais não é este, e sim para pastoreá-los com a palavra de Deus. Quanto a salvação de seu filho, confie em Deus e entregue, diariamente, cada um deles em oração ao Deus da Salvação (1 Pedro 5.6).
Eduque seu filho nos caminhos do SENHOR e confie NELE, no mais, Ele tudo fará.