Na semana passada, começamos a estudar sobre a decepção e os seus efeitos. Vimos que a decepção é um o sentimento de insatisfação que surge quando as expectativas sobre algo ou alguém não se concretizam. Vimos também que existem dois caminhos que uma pessoa pode seguir quando se decepciona: Ela pode seguir pelo caminho da frustação, desilusão e tristezas ou pode seguir pelo caminho da renovação, restauração e transformação. Hoje nós vamos ver o que leva uma pessoa a decepção.
“E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2” em outra versão diz: “Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a Ele.”
Repare que o texto acima, diz que para experimentar a boa, perfeita e agradável vontade de Deus, é preciso renovar a mente o cérebro. Vamos conhecer um pouco o funcionamento do cérebro.
O cérebro de subdivide em quatro partes que são: Lobo Parietal – Que tem a função de processar as sensações. Lobo Occipital – Que tem a função de processar os estímulos visuais. Lobo Frontal – Que tem a função de planejar as nossas ações e movimentos. E o Lobo Temporal – Que tem a função de processar os estímulos auditivos.
Cada lobo é um super, hiper computador capaz de grava todas as informações, imagens, vozes registradas em todo decorrer da nossa vida; e estas informações jamais serão esquecidas por ele. O exemplo disto é ver o nascimento de um bebê que chora quando sai da barriga da mãe, mas, logo se aquieta quando ouve a sua voz.
Dentro do lobo temporal existe uma estrutura chamada Sistema Limbico. Este sistema tem a função de processar todas as emoções e os seus comportamentos. Por exemplo: A morte de um ente querido e um fato triste, este sistema absorve a causa e logo produz uma reação no corpo, que neste caso é o choro. Pode passar dias, meses e anos, sempre que a pessoa lembrar-se daquele fato o sistema límbico vai produzir uma reação no corpo.
Outra função do lobo temporal é de compreender o que as pessoas dizem o que nos faculta a possibilidade de organizar as palavras em frases sintáticas corretas.
Agora pensa comigo: o que acontece quando os pais falam para os filhos, que eles não valem nada, não vão ser nada na vida, que são burros, que as rejeitam e maltratam, quando tratam as crianças sem amor, quando abusam sexualmente de uma criança, quando fazem distinção entre filhos e etc… Como eu disse estas informações, imagens e vozes nunca mais sairão da mente da pessoa. Mais o que faze então!!! Como lemos no texto acima temos que renovar a mente, ou seja, precisamos substituir as palavras, imagens que estão no nosso banco de dados (cérebro) pelas verdades contidas na palavra de Deus, com isto o nosso corpo não vai mais reagir conforme as palavras que ouvimos na infância. Continua…
Escrito por: Eloysio Barreto