Porque em Cristo Jesus nem circuncisão nem incircuncisão têm efeito algum, mas sim a fé que atua pelo amor.
Gálatas 5:6
E, Jesus, saindo, viu uma grande multidão, e possuído de íntima compaixão para com ela, curou os seus enfermos.
Mateus 14:14
Devido ao aumento da maldade, o amor de muitos esfriará,
Mateus 24:12
Hoje em dia vemos muitas pessoas dentro da igreja buscando os dons espirituais e isso é muito bom, de fato, a bíblia nos motiva a buscarmos os melhores dons (1Co 12:31) os dons são ferramentas que o Espírito Santo dá a igreja capacitando-a para obra, para a batalha de espalhar as boas novas do evangelho na palavra mas também no poder de Deus.
E dentro destes dons muitas vezes vemos muitas pessoas buscando os dons de milagres, sinais, cura e libertação que são dons que se eficaz realmente tem um efeito muito forte perante aquele que recebe e àqueles que testemunham, realmente são manifestações que apontam para um Deus vivo, não apenas a uma mera religião ou filosofia mas sim a um Deus que esta vivo e operante.
Mas é ai que começa o problema, “se eficaz”, e isso de fato não é uma coisa muito fácil de acontecer, e por causa disso nascem varias discussões: será que é para os nossos dias? será que é da vontade de Deus? será que faltou fé? será que faltou consagração? e tirando a primeira questão que é rebatida facilmente por pedro em atos onde diz que a promessa era para vós, vossos filhos e a quantos o senhor chamar (At. 2:39) ou até mesmo por Cristo em Mc 16 todas as outras podem até mesmo ser consideradas válidas, porém oque eu queria ressaltar nesta breve meditação é outra questão: será que não faltou amor? será que não faltou compaixão? e quando estou falando de milagres incluo com certeza o maior de todos A SALVAÇÃO. por que muitas vezes é tão raro este milagre entre outros em nosso meio? Será apenas falta de fé, consagração ou de vontade de Deus?
No texto de Gálatas Paulo diz que a fé atua PELO amor, é através do amor, assim como a fé sem obras é morta (Tg 2:20) a fé sem o amor é inoperante, é ineficaz. como podemos verificar no texto de Mt 14 e em tantos outros textos no evangelho, este era o segredo de Cristo para operar tantos milagres, a COMPAIXÃO, na verdade se não fosse a compaixão ele com certeza não abriria mão de sua glória para morrer em nosso lugar. E o que é compaixão? segundo nosso dicionário: “compaixão é uma dor profunda pelo sofrimento alheio e um forte desejo de ajudar”
Então podemos concluir que se você não sentir de fato em seu coração uma forte dor pelo sofrimento alheio seja ele devido a uma enfermidade ou a um aprisionamento espiritual ou principalmente fato desta pessoa estar longe dos caminhos de Deus, você simplesmente não tem o requisito básico para ser um instrumento nas mãos de Deus para operar os Seus milagres, e se você tem essa dor no coração pelo sofrimento alheio mas não tem vontade ou não faz absolutamente nada para ajudar, você não tem compaixão, você tem apenas dó e isso não serve para nada não tem eficácia nenhuma não é um sentimento válido e genuinamente cristão.
Ou seja se o milagre a cura a salvação está em falta em nossas vidas, em nossas comunidades em nossos ministérios, é apenas a profecia de Jesus em Mt 24 se cumprindo é o amor se esfriando em nossos corações pelos perdidos aflitos e necessitados, muito diferente do que nós víamos em Jesus, então se desejamos de fato pelas, motivações corretas, sermos luz em meio as trevas e manifestar a glória do Senhor com curas, sinais, maravilhas e principalmente a salvação de nossa família, comunidade, país e até mesmo as nações como era na igreja primitiva, devemos clamar pelo sentimento mais primitivo de todos quando o assunto é a fé cristã a COMPAIXÃO.
Derrama sobre nós Senhor o mesmo sentimento que havia em Cristo Jesus, derrama sobre nós o maior dom de todos, derrama sobre nós Senhor a Tua essência, Derrama sobre nós Senhor o Teu AMOR!
Pr. Matheus Simões