Como se Alcança a Misericórdia de Deus

1

Em Êxodo 33.19 e em Rom 9.15 está escrito que Deus concederá a nós a sua graça para alcançarmos a sua misericórdia para a salvação da nossa alma, conforme a sua própria determinação e soberania.

Portanto, nunca foi, e jamais será dito, de alguém que foi ou que será salvo por Cristo, por causa de algum bem que tenha feito, ou por um simples desejo de não ser eternamente condenado pela justiça divina.

A salvação é dada por Deus por pura graça e misericórdia a pecadores que se encontram perdidos. Mas qual é o critério da concessão desta graça e misericórdia? Que evidências nos foram dadas na Bíblia para sabermos que a temos obtido?

Dentre as tantas apresentadas, a maior é a testificação do Espírito Santo com o nosso espírito de que estamos seguramente salvos em Jesus Cristo. Outra de grande importância, é a tristeza que temos quando pecamos, e a fé que em Jesus depositamos para que sejamos perdoados e purificados.

Podemos saber que estamos a caminho da obtenção da graça e da misericórdia divinas quando começamos a perceber que não podemos ser salvos pela nossa própria justiça, e que dependemos inteiramente do sacrifício de Jesus na cruz para sermos justificados.
Quando percebemos que não há qualquer mérito em nós e nas nossas melhores obras, e que de fato, tudo em nós está manchado pelo pecado.

Mas ainda assim, desejamos ser purificados e aperfeiçoados pelo Espírito Santo, para sermos confirmados na Palavra do Evangelho e em toda boa obra do Espírito operada em nós e por meio da nossa instrumentalidade. Sabemos que estamos a caminho da graça e da misericórdia quando nos arrependemos e amamos os mandamentos de Cristo, conforme se encontram registrados na Bíblia.

Quando somos movidos a orar no Espírito, suplicando não apenas por nós, mas intercedendo por todos os homens, e especialmente pelos santos. Quando amamos os irmãos com o próprio amor de Jesus Cristo, que nos move a isto.

Enfim, podemos ver que em tudo isto se exclui qualquer merecimento nosso, pois de Deus temos tudo recebido.
Com humildade, oferecendo-lhe a confissão e o louvor dos nossos lábios, certamente o encontraremos habitando em nosso interior, pelo Santo Espírito.


1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here