Aprendendo a maneira certa de viver

1

“Toda a Escritura é inspirada por Deus, e proveitosa para ministrar a verdade, para repreender o mal, para corrigir os erros e para ensinar a maneira certa de viver; a fim de que todo homem de Deus tenha a capacidade e pleno preparo para realizar todas as boas ações.” (2 Timóteo 3:16-17)

A palavra “inspirada” possui na nossa língua alguns significados que refletem a verdade descrita neste texto, vejamos: Infundir sentimento, emoção, estado de espírito; Impressionar muito, despertando (em alguém) vontade de criar ou realizar algo; Receber estímulo, sofrer influência, ou seguir o exemplo de (algo ou alguém) para realizar algo.

Dentro de todos esses significados eu gostaria de destacar dois, que retratam a importância do ensino da Palavra na vida do crente e o quanto isso não pode fugir da nossa realidade. O primeiro é que a inspiração trata-se de um despertamento na vida de alguém, gerando nessa pessoa uma vontade de criar ou realizar algo; a segunda é que ela pode vir a partir do exemplo de alguém que te leva a realizar algo.

No texto vemos que toda a Escritura é inspirada por Deus, ou seja, a Palavra surge a partir de um despertamento gerado pelo Senhor no homem (Espírito Santo), bem como, por meio de um exemplo que é dado pelo próprio Deus (Jesus). Dessa forma, sabemos que a Palavra é a fonte mais segura de orientação para as nossas vidas, por esse motivo é que Paulo fala que ela é proveitosa para nos “ensinar a maneira certa de viver” (v.16).

Então, qual é a maneira certa de viver? O próprio versículo 16 já traz essa resposta, sendo assim, entendemos que essa maneira seria: Conhecer e viver a verdade, ou seja, uma vida verdadeira, sincera, honesta em tudo (ministrar a verdade); saber que você é em relação a Deus, o que você tem e que posição você ocupa (repreender o mal); mostrar como você deve agir (corrigir os erros). Seguindo isso nós viveremos da maneira correta, conforme aquilo que a Palavra nos orienta.

Assim, podemos concluir que é possível viver de maneira correta e que vivendo dessa forma é que somos capacitados e completamente preparados para realizar todas as boas obras, porque dessa forma eu saberei exatamente como agir em toda a situação que se apresentar a mim. Lembre-se o que falamos no início de que toda a Escritura é inspirada por Deus e Ele, com certeza, conhece uma saída para todas as situações, por isso que se vivermos de acordo com a Sua Inspiração, temos a certeza de que

Deus uma vez falou por meio do profeta Oséias: “O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento.” (Oséias 4:6a). A ausência de conhecimento produz a destruição, mas a presença do conhecimento produz vida, crescimento, desenvolvimento. Por esse motivo, conhecer a Palavra é fundamental para usufruir de uma vida cristã saudável, e somente pessoas saudáveis conseguem produzir frutos na obra do Senhor.

Sejam abençoados pela prática da Palavra.

Rodrigo Goulart
www.rodrigogoulart.com
twitter.com/digoenath


1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here