E andou Enoque com Deus ;e não se viu mais, porquanto Deus para si o tomou (Gn 5:24 ).
Um dos personagens bíblicos com biografia tão curta, mas da mesma forma tão esclarecedora é Enoque. Pouco tem se falado de Enoque nas Escrituras, porém daquilo que tem se dito sobre ele, podemos ter informações necessárias e suficientes para entender como foi sua vida diante de Deus.
Diz as Escrituras que Enoque viveu 365 anos, que andou com Deus e que o Senhor o tomou para si (Gn 5;22-24).
O livro de Judas também declara que Enoque profetizou a vinda do Senhor com milhares dos seus santos para condenar os ímpios e suas obras (Judas 14-15).
O livro de Hebreus diz que pela fé , Enoque foi transladado para não ver a morte, mas que antes de sua transladação ele alcançou testemunho de ter agradado a Deus (Hb 11:5).
O que vemos na vida Enoque é que ele não somente andava com Deus , mas O agradava em todos os seus caminhos.
Hoje, muitas pessoas tem declarado que andam com Deus , mas as perguntas que ficam são:
Como podermos ser agradáveis a Deus?
Será que muitos de nós que andamos com Deus, temos agradado ao Senhor com nossa vida ?
E quantos de nós, temos vivido uma vida santa, que agrade a Deus, abdicando do nosso próprio desejo e tudo aquilo que nos agrade?
Perguntas difíceis de serem respondidas, não é mesmo ?
Porém as Sagradas Escrituras nos mostram como podemos andar e agradar a Deus através de muitas passagens. A Bíblia mostra alguns princípios de como agradar ao Senhor.
Abaixo alguns desses princípios:
1) Viver pela Fé: A palavra de Deus declara primeiramente que “Sem fé é impossível agradar a Deus, porque é necessário que aquele que se aproxima Dele é galardoador daqueles que O buscam” (Hb 11:6). Portanto fé é o primeiro princípio de quem quer agradar a Deus de todo o seu coração.
2) Temer a Ele: O Salmos 147 diz que o Senhor se agrada daqueles que o temem e daqueles que esperam na sua misericórdia. (Sl 147:11). O temor ao Senhor é o princípio da sabedoria (Pv 1:7). Temer a Deus não significa um sentimento de medo diante Dele, mas de reverência e confiança. É respeitar e dar atenção a Sua presença e a seus preceitos. É agradecer a Ele por seus benefícios e por sua misericórdia, esperando Nele em todo tempo.(Sl 33: 20-22) . Deus não faz acepção de pessoas, mas se agrada daquele quem em qualquer nação, o teme e faz o que é justo (At 10:34).
A intimidade é para aqueles que o temem o qual Ele fará conhecer a sua alinça (Sl 25:14)
3) Entregar sua vida a Ele – Todo aquele que quer agradar a Deus deve acima de tudo querer andar conforme Sua vontade. Quando entregamos a nossa vida ao Senhor e andamos conforme sua Vontade recebemos dele a recompensa devida. A palavra de Deus declara: “Entrega teu caminho ao Senhor , confia Nele e o mais Ele fará .(Sl 37:6). Entregar não é somente aceita-lo como salvador de sua vida, mas como Senhor também Muitos são os que declaram como único e suficiente salvador, mas não entregam a sua vida e seu caminho para que Ele venha a endireitar as nossas veredas. O salmista declara que quando os seus passos se afizeram as veredas de Deus , os seus pés não resvalaram (Sl 17:7). Outro salmista declara a Deus dizendo:
“Guia-me pela vereda dos teus mandamentos, pois nela me comprazo(Sl 119:35).
4) Observar segundo a Sua palavra – Aquele que quer agradar a Deus deve entender que a observância da Sua palavra é fator primordial para todo crente
O salmo 1 diz que bem aventurado é aquele que não anda no conselho dos ímpios e não se detem no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores, antes o seu prazer está na Lei do Senhor e nela medita de dia e noite Sl 1;1-2) .. E m outro salmo no 119 diz que bem aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na lei do Senhor, que guardam as sua prescrições e o buscam de todo o coração (Sl 119:1-2)
Esse mesmo salmista pergunta : De que maneira poderá guardar puro o seu caminho?
E ele mesmo responde: Observando-o segunda a palavra. (Sl 119:9). ).
Observar é mais que ver , é dar a devida atenção a Sua palavra e pratica-la (Tg 1:22)
O Senhor Jesus declara que somos santificados na verdade, que é a Sua palavra , pois a sua palavra é a verdade.(Jo 17:17). Deus não se agrada daquele que se afasta dele e que não se detém na verdade(Jr 14:10). Jesus mesmo é o caminho, a verdade e a vida (Jo 14:6).
E qualquer coisa que lhe pedirmos, dele a receberemos, porque guardamos os seus mandamentos, e fazemos o que é agradável à sua vista.(1 Jo 3:22).
5) Andar em retidão e justiça – A observância da palavra faz com que o crente tenha uma vida de justiça e retidão. Diz a palavra que fazer justiça e julgar com retidão agrada mais a Deus do que fazer sacrifício(Pv 21:3). Deus não se agrada daqueles que se dizendo Dele cometem toda sorte de pecados. Ele não se agrada daqueles que fazem festa e sacrifício diante Dele, mas sua vida não segue o juízo e a justiça de Deus (Am 5;21-24)
Deus se agrada daqueles que andam com sinceridade , que praticam a justiça e falam a verdade segundo o seu coração, (Sl 15:2).
Deus não se agrada daqueles que difamam, fazem mal e fazem mal e lançam injúria contra o seu próximo (Sl 15:3-4). Diz as Escrituras que bem aventurado é aquele a quem o Senhor não imputa maldade, em cujo espírito não há engano (Sl 32:2).
Deus se agrada daqueles que são justos e retos de coração. (Gn 6:9;Sl 7:10).
6)Oferecer-se a Deus – O livro de Romanos no capítulo 12 diz devemos apresentar,ou seja, oferecer nosso corpo como sacrifício vivo,santo e AGRADÁVEL a Deus que é nosso culto racional(Rm 12:1). O Senhor não se agrada de um culto egocêntrico, mas espiritual dado a Ele com todo o nosso ser. Devemos nos despojar da velha natureza e nos revestir da natureza santa de Deus. Na antiga aliança o sacrifício de animais era o significado de obediência a Deus. Mas quando Cristo se sacrificou pela humanidade, o sacrificio da velha aliança se tornara obsoleto. Hoje o sacrifício que ele exige e se agrada de nós é aquele que demonstra a regeneração de uma nova criatura. É aquele sacrifício sem hipocrisia,sem maldade, sem inveja, sem egocentrismo, ou seja, sem o EU no centro. Paulo completa esta palavra dizendo que não devemos nos conformar com este século, mas sermos transformados pela renovação da nossa mente, porque somente assim experimentaremos qual é boa, perfeita e AGRADÁVEL vontade de Deus (Rm 12:2).
A palavra de Deus diz que sacrifício agradáveis a Deus são o espírito quebrantado e contrito pela qual Ele não desprezará (Sl 51:17) Diz a palavra de Deus que o Senhor habita na Eternidade num alto e santo lugar, mas também com aquele que é contrito e abatido de espírito(Is 57:15). Deus se agrada daquele que mesmo pecando se arrependem de seus atos e que procuram agradar a Deus
7) Que oremos por todos e preguemos o evangelho – A palavra de Deus diz que devemos orar por todos os homens com orações, intercessões e ações de graça, para que todos se salvem e venham ao conhecimento da verdade, pois isso é agradável a Deus(1 Tm 2:1;2;3-4). Mesmo que venhamos a sofrer por falar do Senhor isso é agradável diante Dele (1 Pe 2:19-20). Através disso somos aperfeiçoados nessa obra em Cristo fazendo conforme a Sua vontade (Hb 13:21).
Ele honra aqueles que o honram, mas da mesma forma Ele despreza e não se agrada daqueles que se afastam Dele ou que O louvam apenas de boca. (1 Sm 2:30; Jr 14:10;Mt 15:8-9). Diz a palavra de Deus que ele não se agrada de festas e cânticos daqueles que se dizendo Dele fazem todo tipo de mal e vivem impiamente nesse mundo.(Am 5:21-24).
Mas Deus deseja em tudo ser louvado com cânticos e engrandecido com ações de graças, pois isso é mais agradável do que qualquer sacrifício da Lei.(Sl 69:30). O Senhor se agrada daqueles que o louvam (Sl 147:1). O Senhor se agrada daqueles que vivem uma vida santa e que procuram agradar-se Dele de todo o coração e será retribuído da mesma forma.
Pois assim diz a palavra do Senhor:
“Agrada-te do Senhor e ele concederá os desejos do teu coração” (Sl 37:14)