Muitos cristãos são movidos por projetos, congressos de louvor e adoração, festividades ou mesmo por ir ao monte orar.
Buscam uma adoração extravagante e extravasam em alguns momentos quando podem. Pulam, sapateiam, gritam. Existe algum problema nisso? Na minha opinião não, desde que seja sincero. Existem também aqueles que vão a Deus apenas quando precisam de alguma coisa. A adrenalina sumiu, e estão precisando dar um gás na vida espiritual, ou aconteceu algum problema e precisam correr para alguém, todas as outras alternativas já se foram, então correm para Deus.
Chamo estes cristãos de cristãos adrenalina, eles chegam ao ápice e depois tudo some. Porém gostaria de falar sobre um tipo de cristãos que são pouco vistos hoje – os cristãos maratonistas.
Muitos acham que se derem um sprint (prova de velocidade) de 100m irão chegar no final. Não é verdade. A jornada cristã é uma maratona de uma vida inteira.
Não adianta em um dia você querer ficar orando a noite inteira e no resto da semana não passar nem 5 minutos em oração. Não adianta se mostrar cristão nos domingos e no resto da semana viver como um ateu.
Me lembro de Jeremias em Jr 25:3:
“Durante vinte e três anos a palavra do Senhor tem vindo a mim, desde o décimo terceiro ano de Josias, filho de Amom, rei de Judá, até o dia de hoje. E eu a tenho anunciado a vocês, dia após dia, mas vocês não me deram ouvidos.”
Durante 23 anos Jeremias levantava antes do sol nascer para anunciar a palavra do Senhor. Vinte e três anos, todos os dias, ininterruptamente, anunciando a palavra do Senhor a um povo que não dava ouvidos a ele. E pior, tentaram matá-lo.
Este é um cristão maratonista. E o próprio Jeremias nos diz como ele conseguia fazer isto. Em Lm 3:22-26 ele diz:
“Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã; grande é a tua fidelidade! Digo a mim mesmo: A minha porção é o Senhor; portanto, nele porei a minha esperança. O Senhor é bom para com aqueles cuja esperança está nele, para com aqueles que o buscam; é bom esperar tranqüilo pela salvação do Senhor.”
Ele era perseverante na obra de Deus porque o Senhor perseverava com ele primeiramente. As misericórdias de Deus se renovavam a cada manhã sobre a vida de Jeremias. Ele recebia o renovo da parte de Deus a cada manhã, e antes de anunciar a palavra de Deus ao povo, ele a recebia da parte de Deus. Sua esperanã não estava nos homens e sim na salvação do Senhor.
O que você busca? O favor dos homens? Levanta as mãos e fecha os olhos para ser visto? Acha que no monte o Senhor o ouvirá melhor? Deus não quer pessoas que “fiquem” com ele alguns momentos, mas quer um casamento duradouro, de entrega, perseverança, busca e dedicação total.
Oro a Deus para que sejamos como Jeremias, cristãos maratonistas e não de adrenalina apenas.